Portal:Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Minas Gerais


Bandeira de Minas Gerais.svg
Este portal reúne informações sobre diversos temas relacionados com o estado brasileiro de Minas Gerais.


 ver · editar Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais
Brasão de Minas Gerais
Mapa do estado e localização no Brasil

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes, localizada na Região Sudeste do país. Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro. Seu território é subdividido em 853 municípios, a maior quantidade dentre os estados brasileiros.

O território de Minas Gerais era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil. Contudo, ocorreu uma grande migração para o estado a partir do momento em que foi anunciada a existência de ouro. A extração do metal trouxe riqueza e desenvolvimento para a então província, proporcionando seu desenvolvimento econômico e cultural. Mas o ouro logo se tornou escasso, provocando a emigração de grande parte da população, até que um novo ciclo (o do café) novamente traria a Minas projeção nacional e cujo fim levou ao processo de industrialização relativamente tardio.

A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro. O povo mineiro possui uma cultura peculiar, marcada por manifestações religiosas tradicionais e culinária típica do interior, além de importância nacional nas produções artísticas contemporâneas e também no cenário esportivo.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Bandeira de Governador Valadares

Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Localiza-se no vale do rio Doce, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 320 km. Ocupa uma área de 2 342,319 km², sendo que 24,4 km² estão em perímetro urbano.

O desbravamento da região da atual cidade teve início no século XVI, em expedições como a de Sebastião Fernandes Tourinho que seguiam pelo curso do rio Doce à procura de metais preciosos em suas margens. No entanto, o povoamento foi iniciado somente entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce. Com a locação da EFVM, por volta de 1907, houve a consolidação do povoado, cuja localização próxima de produtores de café e extração de madeira favoreceu o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional. Dessa forma, o município foi emancipado de Peçanha na década de 30.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver · editar História

O território de Minas Gerais era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil. Contudo, ocorreu uma grande migração para o estado a partir do momento em que foi anunciada a existência de ouro, que trouxe riqueza e desenvolvimento para a então província, proporcionando seu desenvolvimento econômico e cultural a partir do século XVII. Entradas e bandeiras eram realizadas por todo o território com objetivo de obter riquezas e capturar escravos.

Pintura retratando a lavra do ouro em primeiro plano e Vila Rica ao fundo. (Rugendas, 1820-1825).

A maior parte dos primeiros núcleos urbanos se encontrava nas proximidades da região mineradora. No entanto, após a escassez do ouro, entre os séculos XVIII e XIX, houve a emigração de grande parte da população. Um novo ciclo (o do café) novamente traria, a Minas, projeção nacional. O lucro gerado pela cultura cafeeira, todavia, era em parte destinado aos portos de exportação nos estados vizinhos e seu fim implicaria um processo de industrialização relativamente tardio. Também havia uma desarticulação entre as regiões do estado, que tinham mais relações econômicas com os estados vizinhos, levando à criação de uma nova capital, Belo Horizonte, em 1897.

No final da década de 1940, uma série de transformações visaram a sanar os problemas que barravam o desenvolvimento mineiro, principalmente durante o período do mandato de Juscelino Kubitschek como governador e presidente da república. Foram construídas várias usinas hidroelétricas e milhares de quilômetros de rodovias.

Crystal 128 forward.png
Leia mais...


 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia?
  • Que Minas Gerais possui uma das colônias mais expressivas de imigrantes alemães, principalmente nas regiões sul e leste do estado?
  • A primeira cidade e também a primeira capital do estado foi Mariana?
  • O teatro mais antigo em atividade no Brasil é o de Ouro Preto que está em funcionamento desde 1769?
  • O lema gravado na bandeira do estado "Libertas Quae Sera Tamen" significa Liberdade Ainda que Tardia.
 ver · editar Como colaborar!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o estado de Minas Gerais na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver · editar Projetos
 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Veja também


Bandeira de Minas Gerais
Minas Gerais
História • Política • Geografia • Fauna • Flora • Demografia • Economia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens
Recarregue o conteúdo desta página