Portal:Mitologia nórdica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Thor's hammer, Skåne.svg Portal da Mitologia nórdica
 ver·editar Mitologia nórdica  
Esquema do mundo segundo a Mitologia nórdica

A mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viquingue , Paganismo nórdico ou mitologia escandinava refere-se a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxónica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia.

A mitologia nórdica é uma colecção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (actual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viquingue, e o actual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.

No folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo. A mitologia remanesce também como uma inspiração na literatura, assim como no teatro, na música e no cinema.


Saber mais...

 ver·editar Artigo em destaque
Kampf der untergehenden Götter by F. W. Heine.jpg

Na mitologia nórdica, Ragnarök (nórdico antigo "destino final dos deuses") é uma série de eventos futuros, incluindo uma grande batalha anunciada para por fim resultar na morte de um número de figuras importantes (incluindo os deuses Odin, Thor, Týr, Freyr, Heimdallr e Loki), a ocorrência de vários desastres naturais e a submersão subsequente do mundo em água. Depois, o mundo ressurgirá de novo e fértil, os sobreviventes e os deuses renascidos se reunirão e o mundo será repovoado por dois sobreviventes humanos. Ragnarök é um evento importante na cânone nórdica e tem sido o tema de discurso académico e teórico.

O Ragnarök é o tema de muitos discursos e controvérsias para determinar a verdadeira origem da história escrita mais tarde, após a cristianização do mundo nórdico. Muitos especialistas argumentam que os textos fazem referências ao fim do mundo profético são inspirados em histórias bíblicas do Juízo Final, especialmente o Apocalipse e o fim do mundo do Milenarismo e do Eclesiastes. Há também algumas comparações com outras histórias das mitologias indo-europeias, o que poderia indicar uma origem comum de mitos ou de influências pagãs externas. Para muitos estudiosos, essas influências emprestadas de outras culturas e reescritas por clérigos cristãos são erroneamente atribuídas à mitologia viking, e têm distorcido o conhecimento que temos da fé escandinava. O texto também pode tirar suas fontes na observação das catástrofes naturais na Islândia.


Ler mais...


 ver·editar Como participar

Os links vermelhos abaixo, indicam alguns dos artigos sobre Mitologia Nórdica que estão por criar. Se tem conhecimento sobre o assunto, sinta-se à vontade para os criar, seguindo as normas de edição da wikipédia:

O conteúdo dos artigos da wikipédia deve estar comprovado com fontes fiáveis. Esta é uma lista de sítios na internet onde podemos encontrar informações sobre mitologia nórdica:



 ver·editar Imagem em destaque
Pedra com incrição rúnica, em Gotland.
(autor: Berig)
 ver·editar Categorias
 ver·editar Sabia que...
  • ... Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo) é um ciclo de quatro óperas épicas do compositor alemão Richard Wagner, que são adaptações de personagens mitológicos das sagas nórdicas e do Nibelungenlied?
  • ... o escritor Robert E. Howard utilizou extensivamente a mitologia nórdica nos seus muitos trabalhos, sendo a sua criação mais conhecida Conan?


 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Mitologia nórdica no Wikinotícias     Mitologia nórdica no Wikiquote     Mitologia nórdica no Wikilivros     Mitologia nórdica no Wikisource     Mitologia nórdica no Wikcionário     Mitologia nórdica na Wikiversidade     Mitologia nórdica no Wikivoyage     Mitologia nórdica no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mitologia_n%C3%B3rdicaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Mitologia_n%C3%B3rdicaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados
Douris cup Jason Vatican 16545.jpg Portal da Mitologia  · Roaring Pegasus.jpg Portal da Mitologia greco-romana