Portal:Moda/Estilistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Portal:Moda Portal Moda Portal:Moda

Estilistas

Estilista é aquele que dita moda e cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem. E ser estilista, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, conhecido como público alvo.

Além de criatividade, esse profissional precisa ter uma visão global do mundo, com conhecimentos de sociologia, modelagem, desenho e história do vestuário. É inegável que a moda brasileira ainda assimila tendências européias, mas nossos estilistas procuram cada vez mais encontrar uma linguagem própria, adequada ao mercado brasileiro.

Artigos em destaque

Giorgio Armani Coco Chanel
Giorgio Armani
Giorgio Armani é um dos mais conceituados estilistas italianos. Fundou a sua companhia, a Giorgio Armani S.p.A., em 1974, e é hoje em dia o designer de moda independente mais bem sucedido do mundo. De 1961 a 1970, estabeleceu uma união com Nino Cerruti construindo a sua carreira como designer (estilista). Encorajado pelo seu amigo, Sergio Galeotti, lançou em 1974, sua primeira coleção masculina. Gradativamente começou a adaptar as suas criações para a linha feminina, lançando a sua primeira coleção, em 1975.
Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel (1883–1971), foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A. Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheceu o grande amor da sua vida: um milionário inglês Arthur Capel, que ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja iria tornar-se num sucesso. Além de confecções, desenvolveu perfumes com sua marca.
Pierre Cardin Valentino
Pierre Cardin, nascido Pietro Cardin, é um designer de moda italiano, naturalizado francês. Nasceu perto de Veneza, na casa de férias de sua família. Em 1924, a família voltou para a França instalando-se na cidade de St. Étienne. Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, ele chega afinal a Paris. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior (1947). Não foi aceito na casa de moda Balenciaga. Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta-costura três anos depois. Valentino Clemente Ludovico Garavani, conhecido apenas como Valentino, é um estilista italiano. Sua casa de moda está entre os impérios de moda mais famosos do mundo. Desde criança já se interessava por desenhar figurinos para o cinema, sua grande paixão. Estudou na França, trabalhou com Guy Laroche e Jean Deses. Em 1959, abriu seu primeiro estúdio em Roma, no renomado endereço da Via Condotti. Três anos mais tarde, sua primeira coleção estreou no desfile Gotha em Florença. Desde então seu logotipo em "V" ganhou o mundo, tornando-se uma das marcas mais famosas e conhecidas do planeta. No ano de 1967, lançou a coleção denominada Valentino’s White, onde o famoso "V" apareceu pela primeira vez.

Imagens em destaque

Você sabia?

...que Donna Karan começou sua carreira como designer assistente de Anne Klein em 1960.

...que Paco Rabanne iniciou sua carreira na moda, criando jóias para Givenchy, Christian Dior e Cristóbal Balenciaga.

...que Hugo Boss abriu a sua pequena empresa em 1923 com o objetivo de fabricar roupas para trabalhadores.

...que em 2001, Julien MacDonald foi nomeado Designer de Moda Britânico do Ano.

...que Tommy Hilfiger criava roupas especialmente para seu patrão, Matheus Andrei. Ele adorava bandeiras "azul, vermelho e branco".

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a estilista dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre os estilistas.

Wikimedia