Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

Ana, Princesa Real (nome completo: Anne Elizabeth Alice Louise; Londres, 15 de agosto de 1950) é um membro da família real britânica e a única filha da rainha Elizabeth II do Reino Unido (Isabel II). Recebeu o título de princesa real em 1987 e atualmente é a décima primeira na linha de sucessão ao trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e dos outros reinos da Comunidade de Nações. Ao nascer, ela era a terceira na linha, mas mudou para o segundo lugar quando sua mãe se tornou rainha e até o nascimento de seu irmão, o príncipe André, duque de Iorque, em 1960. A princesa real é conhecida por seus trabalhos de caridade.


editar

Elena María Isabel Dominica de Espanha, Duquesa de Lugo (nome: Elena María Isabel Dominica de Borbón y Grecia; Madrid, 20 de dezembro de 1963) é a primogênita do rei Juan Carlos de Espanha e de Sofia da Grécia. Elena é a terceira na linha de sucessão ao trono espanhol, atrás de suas sobrinhas as infantas Leonor e Sofia. Em 1995, Elena casou-se com Jaime de Marichalar com quem teve dois filhos: Felipe e Victoria. O casal divorciou-se no final de 2007.


editar

A Infanta Dona Cristina Federica de Espanha, Duquesa de Palma de Mallorca (nome: Cristina Federica de Borbón y Grecia; Madrid, 13 de junho de 1965) é a segunda filha dos Reis de Espanha, Dom Juan Carlos I e Dona Sofia. Atualmente, ocupa o sexto lugar na linha de sucessão ao trono atrás de suas sobrinhas infantas Leonor e Sofia, de sua irmã mais velha, a Infanta Elena, Duquesa de Lugo e de seus sobrinhos Dom Felipe Juan Froilán e Dona Victoria Federica. Em 2012 seu marido Iñaki Urdangarin foi acusado de corrupção e, no ano seguinte, Cristina foi formalmente acusada do mesmo crime.


editar

Alexandra de Luxemburgo (Alexandra Joséphine Teresa Charlotte Marie Wilhelmine; nascida na cidade de Luxemburgo em 16 de fevereiro de 1991) é a única filha de Henrique, Grão-duque de Luxemburgo, e de Maria Teresa, Grã-duquesa de Luxemburgo. É Princesa de Luxemburgo e Princesa de Nassau e Parma. A princesa estudou durante a sua educação primária na escola de Angelsberg. Os estudos secundários se realizaram no liceu Vauban de Luxemburgo, onde terminou com um Bacharelado em Letras em 2009.


editar

Harry, Duque de Sussex (Henry Charles Albert David; Londres, 15 de setembro de 1984), é o filho mais novo de Carlos III do Reino Unido, e sua primeira esposa Diana Spencer. Seus avós paternos são a rainha Isabel II do Reino Unido e o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Ele é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico atrás de seu pai, seu irmão e seus dois sobrinhos.


editar

Lady Luísa Windsor (Louise Alice Elizabeth Mary Mountbatten-Windsor; 8 de novembro de 2003) é um membro da família real britânica. Ela é filha do príncipe Eduardo, Conde de Wessex, o filho mais jovem da Rainha Isabel II do Reino Unido, e de Sofia, Condessa de Wessex. Lady Luísa Windsor é a décima na linha de sucessão ao trono britânico, logo atrás de seu irmão menor, Jaime Windsor, Visconde Severn. Legalmente, seu título é Sua Alteza Real a Princesa Luísa de Wessex, mas é referida normalmente apenas como Lady.


editar

Catarina Amália Beatriz Carmem Vitória, Princesa de Orange (Catharina-Amalia Beatrix Carmen Victoria; Haia, 7 de dezembro de 2003) é a primeira filha do rei Guilherme Alexandre I e da rainha Máxima dos Países Baixos. Ao nascer, recebeu os títulos de Princesa dos Países Baixos e Princesa de Orange-Nassau. Quando o seu pai ascendeu ao trono, recebeu o título de Princesa de Orange, sendo que é a primeira na linha de sucessão ao trono e que provavelmente sucederá ao seu pai como Rainha dos Países Baixos. A Princesa vive com os pais e irmãs, Alexia e Ariana, em Wassenaar.


editar

Carlos Filipe Edmundo Bertil (Carl Philip Edmund Bertil; Estocolmo, 13 de maio de 1979) é o segundo filho, o único menino, do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e sua esposa a rainha Sílvia Sommerlath. Nascido como príncipe herdeiro, ele sete meses depois foi passado por sua irmã mais velha Vitória na linha de sucessão quando a Suécia adotou o príncipio da primogenitura absoluta. Carlos Filipe é casado desde 2015 com Sofia Hellqvist.


editar

Leopoldina de Bragança e Bourbon (Rio de Janeiro, 13 de julho de 1847Viena, 7 de fevereiro de 1871) era filha do imperador dom Pedro II e da imperatriz consorte dona Teresa Cristina. Princesa do Brasil desde seu nascimento, dona Leopoldina renunciou aos seus títulos ao casar-se com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, assumindo então os títulos de princesa de Saxe-Coburgo-Gota e duquesa de Saxe. A princesa também foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a princesa Isabel, devido às dificuldades desta em gerar herdeiros.


editar

Dona Januária Maria de Bragança (Rio de Janeiro, 11 de março de 1822Nice, 13 de maio de 1901), era filha do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Dona Leopoldina, irmã de Dom Pedro II, imperador do Brasil e de Dona Maria II, rainha de Portugal. Seu nome foi escolhido por seu pai como forma de homenagear a província do Rio de Janeiro. Em 1844 casou-se com Luís Carlos Maria de Bourbon e Duas Sicílias, Conde d'Áquila, com quem teve quatro filhos: Luís, Isabel, Filipe e Manoel.


editar

Dona Francisca de Bragança (Rio de Janeiro, 2 de agosto de 1824Paris, 27 de março de 1898) foi a quarta filha do imperador do Brasil D. Pedro I e da imperatriz D. Maria Leopoldina. Além de ter sido irmã do último imperador do Brasil D. Pedro II. Seu nome foi escolhido por seu pai como forma de homenagear o rio São Francisco, em Minas Gerais. Em 1837, Francisco Fernando de Orléans, príncipe de Joinville, aportou no Brasil a caminho da Ilha de Santa Helena. Durante sua escala, foi recebido pelo imperador D. Pedro II e conheceu sua irmã, princesa D. Francisca. Francisco Fernando, um almirante, era o terceiro filho do rei Luís Filipe I de França. Retornou ao Brasil em 1843, casando-se com a princesa no dia 1º de maio daquele mesmo ano.


editar

Dona Maria Amélia de Bragança (Paris, 1 de dezembro de 1831Funchal, 4 de fevereiro de 1853), cognominada "A Princesa Flor", foi uma princesa do Brasil. Única filha do segundo casamento de seu pai, Maria Amélia nasceu na França após a abdicação de dom Pedro I ao trono brasileiro. O governo brasileiro recusou-se por muitos anos a reconhecer a princesa como membro da Casa Imperial do Brasil, devido ao seu nascimento em território estrangeiro. À época, o Brasil era governado por uma Regência, em virtude da minoridade de seu meio-irmão, dom Pedro II. Seu reconhecimento como Princesa do Brasil só ocorreria em 1841, com a maioridade do irmão.


editar

Princesa Sikhanyiso de Essuatíni (Mebabane, 1 de setembro de 1987) é a filha mais velha do Rei Mswati III. Ela é a primeira dos seus trinta filhos, e sua mãe é Sibonelo Mngometulu, a primeira das dez rainhas do Rei Mswati.

A Princesa Sikhanyiso foi educada na grã-Bretanha, na colégio particular St Edmund's College. Em 2012, ela graduou-se na Universidade de Sydney, com um diploma de mestre em comunicação digital. Enquanto estudava no exterior, ela desenvolveu uma reputação de ignorar, ou de se rebelar, contra as tradições do seu país natal. Sikhanyiso veste calça jeans e minissaias, algo que as mulheres na Essuatíni são proibidas de fazer. Em 2001, Mswati III instituiu um ritual tradicional de castidade em Essuatíni, como meio de combater a epidemia de AIDS. A princesa tornou-se foco de controvérsia enquanto ainda estava no estrangeiro, pois não estava seguindo as restrições do ritual. Sikhanyiso também já criticou a poligamia no reino e também a disparidade da vida luxuosa da realeza comparada a pobreza da população.


editar

Akiko de Mikasa (em japonês: 彬子女王; Tóquio, 20 de dezembro de 1981) é um membro da Casa Imperial do Japão e a filha mais velha do príncipe Tomohito de Mikasa e da princesa Nobuko de Mikasa. Tem uma irmã mais nova, a princesa Yōko de Mikasa.

Durante sua formação acadêmica, ela passou um ano na Inglaterra, estudando História e Arqueologia na Universidade de Oxford. Obteve seu bacharelado em História pela Universidade de Gakushuin em março de 2004. Ainda em 2004, ela retornou à Inglaterra, como doutoranda no Instituto Oriental da Universidade de Oxford. Em dezembro de 2006, a princesa auxiliou a Universidade de Tóquio na abertura de uma exibição especial sobre um movimento artístico conhecido como Japonismo.

Em 6 de junho de 2012, seu pai faleceu após longa batalha contra o câncer que culminou em falência de múltiplos órgãos. Akiko foi a principal pranteadora, durante o funeral xintoísta ocorrido no cemitério imperial de Toshimagaoka, em Tóquio.


editar

Princesa Tsuguko de Takamado (em japonês: 承子女王,Tsuguko-jyoō, Tóquio, 8 de março de 1986), é um membro da Casa Imperial do Japão. Ela é filha mais velha do falecido príncipe Norihito e de sua esposa, a princesa Hisako Takamado.

Princesa Tsuguko terminou seu ensino secundário na escola de Gakushuin e, de 2004 até 2008, estudou Sociologia e Psicologia na Universidade de Edimburgo, na Escócia, embora não tenha se graduado. Em 2006, ela representou a família imperial nas bodas de prata do grão-duque Henrique de Luxemburgo e da grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo. Em março de 2013, a Princesa Tsuguko se graduou pela Escola de Estudos Liberais Internacionais da Universidade de Waseda.


editar

Tupoutoʻa ʻUlukalala, Príncipe Herdeiro de Tonga (Nuku'alofa, 17 de setembro de 1985) é o filho mais velho e herdeiro aparente do rei Tupou VI. Ele se tornou o Príncipe Herdeiro de Tonga em março de 2012, quando seu pai ascendeu ao trono.

Ele é casado com sua prima de segundo grau Sinaitakala Fakafanua, com quem tem quatro filhos: Príncipe Taufaʻahau Manumataongo, Princesa Halaevalu Mataʻaho, Princesa Nanasipauʻu Eliana e Príncipe Salote Mafile’o Pilolevu.


editar

Princesa Lalla Khadija de Marrocos (Rabat, 28 de fevereiro de 2007) é a segunda filha do rei Maomé VI de Marrocos e de sua ex-mulher, a princesa Lalla Salma. Seu nascimento comemorado com 21 tiros de canhão e foi concedido perdão real a milhares de prisioneiros.

Aos quatro anos, a Princesa começou a ser educação na Escola Principesca do Palácio Real de Rabat, sendo suas primeiras aulas dedicadas ao estudo do Corão, árabe e francês.

O Príncipe Herdeiro do Marrocos, Mulei Haçane, é seu irmão mais velho. Apesar de ser filha do rei, ela não está na linha de sucessão ao trono marroquino, uma vez que mulheres não podem ser monarcas no Marrocos.


editar

Tsandzile Dlamini é uma princesa de Eswatini. Dlamini é filha do rei Sobhuza II e Inkhosikati Gogo Mngometulu e a irmã mais nova do rei Mswati III. Ela é casado com Musa Mdluli desde 1989 e tem dois filhos. Em 2016, o rei recebeu um presente de 140 cabeças de gado como dote para ela.

Ela é formada em psicologia por Boston e tem mestrado em administração de arquivos pela Índia.

Dlamini trabalhou como arquivista. Ela foi nomeada membro da Câmara da Assembleia de Eswatini em 2003, uma das dez nomeações constitucionalmente permitidas do rei, juntamente com outros dois irmãos. Em 2008, foi nomeada Ministra de Recursos Naturais e Energia. Em 2010, ela foi nomeada como um dos vários ministros que foram autorizados a comprar 'terras da coroa' abaixo do valor de mercado em um "acordo de terras questionável". Em 4 de novembro de 2013, foi nomeada Ministra do Interior.


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/19


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/20


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/21


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/22


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/23


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/24


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/25


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/26


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/27


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/28


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/29


editar Portal:Monarquia/Membro da realeza selecionado/30