Portal:Montana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Montana

Portal de Montana

Big Sky Country

Editar
 Flag of Montana.svg  O Portal de Montana
Localização de Montana

Montana é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas. Sua capital localiza-se na cidade chamada Helena. Montana é o quarto maior estado norte-americano em área, e o terceiro maior dos 48 estados contíguos. Apenas Alasca, Texas e a Califórnia são maiores. Apesar disto, Montana é um dos estados menos povoados do país, com uma população de , de acordo com o censo americano de 2020 e uma densidade demográfica de , respectivamente a sétima e a terceira menor do país.

Geograficamente, o leste do estado é dominado pelas Grandes Planícies, enquanto que o oeste do estado é dominado pelas Montanhas Rochosas. O nome do estado provém da palavra em espanhol montaña, que significa montanha em português, por causa da presença das Montanhas Rochosas na região. Ironicamente, as vastas planícies abertas de Montana lhe renderam o cognome de The Big Sky Country (Os campos dos grandes céus).

As principais fontes de renda de Montana são a extração de petróleo e de carvão, a agropecuária e o turismo. O estado possui grandes reservas de petróleo, e as maiores reservas de carvão do país. O fértil solo e a vastidão das Grandes Planícies propiciam a colheita de trigo e da criação de grandes rebanhos bovinos. Suas belezas naturais, que incluem centenas de reservas naturais, rios, lagos e montanhas (que fizeram com que diversos resorts de esqui fossem inaugurados no estado), atraem milhões de turistas por ano.

Os primeiros exploradores de ascendência europeia a explorarem a região de Montana foram exploradores norte-americanos, que exploraram a região no início do século XIX. A região seria somente assentada pelos norte-americanos a partir da década de 1860, com a descoberta de grandes reservas de ouro no atual estado de Montana, em 1862, que atraiu milhares de pessoas à região. Montana destaca-se por ser o palco das últimas batalhas entre tribos nativas norte-americanas - que lutaram pelo controle de suas terras - e assentadores norte-americanos. O rápido crescimento populacional provocado pela descoberta do ouro promoveu a criação do Território de Montana em 26 de maio de 1864, e sua rápida elevação à categoria de estado, em 8 de novembro de 1889, tornando-se o 41º estado norte-americano.

Sumários temáticos

Editar
 Flag of Montana.svg  Artigos destacados
Jackson em 2009

Philip Douglas Jackson (Deer Lodge, 17 de setembro de 1945) é um executivo americano de basquete profissional, ex-treinador e ex-jogador, presidiu o New York Knicks de 2014 a 2017, time da National Basketball Association (NBA).Jackson foi treinador do Chicago Bulls de 1989 até 1998, período em que o Chicago ganhou seis campeonatos da NBA. Treinou também o Los Angeles Lakers, de 1999 até 2004 e de 2005 até 2011, ganhando cinco títulos da NBA. No total, Jackson ganhou 11 títulos da NBA como técnico, superando o recorde anterior de nove estabelecido por Red Auerbach. Jackson também ganhou dois campeonatos como jogador pelos New York Knicks em 1970 e 1973, e detém o recorde de títulos da NBA somados entre jogador e treinador, 13 títulos no total.

Jackson é conhecido por usar a tática de triângulo ofensivo Tex Winter e por sua abordagem holística, influenciado pela filosofia oriental em seus métodos de treino, o que lhe valeu o apelido de "Mestre Zen". Jackson também aplica práticas espirituais de nativos americanos, conforme documentado em seu livro "Sacred Hoops". É autor de vários livros onde descreve suas equipes e suas estratégias no basquete. Em 2007 Jackson foi introduzido no Basketball Hall of Fame. Em 1996 como parte das celebrações do 50º aniversário da NBA, Jackson foi nomeado um dos 10 maiores treinadores na história da liga. Aposentou-se como treinador em 2011 e em março de 2014 foi anunciado como executivo do New York Knicks.


Editar
 Messagebox info.png  História de Montana
Página 'Até 1889' não encontrada

Política

Editar
 Messagebox info.png  Política de Montana
Jeannette Rankin, Bain News Service, facing front - crop.jpg

Jeannette Pickering Rankin (Missoula, 11 de junho de 1880 – Carmel-by-the-Sea, 18 de maio de 1973) foi uma ativista pelos direitos das mulheres e política norte-americana. Filiada ao Partido Republicano, foi a primeira mulher a ocupar um cargo público eletivo a nível federal nos Estados Unidos ao ser eleita para a Câmara dos Representantes em 1916, representando o estado de Montana.

Após ter concluído o ensino superior, Rankin morou em diversas cidades, de São Francisco a Nova Iorque, trabalhando como assistente social e organizadora. Em 1917, logo após assumir o mandato como representante, foi uma das poucas congressistas que se opuseram à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Não concorreu à reeleição em 1918, trabalhando nas próximas décadas como lobista. Em 1940, foi novamente eleita representante. Em 1941, foi a única congressista a se opor à declaração de guerra contra o Japão após o ataque a Pearl Harbor.

Sufragista durante a Era Progressista, Rankin organizou e fez lobby a favor de leis que emancipavam as mulheres em vários estados, incluindo Montana, Nova Iorque e Dacota do Norte. No Congresso, propôs o direito ao voto irrestrito a todas as mulheres do país, o que ocorreu poucos anos depois. Ao fazê-lo, Rankin se tornou a única mulher no país a votar a favor de que todas as demais pudessem votar. Ela não concorreu à reeleição em 1942, mas se manteve ativa em movimentos pacifistas, organizando manifestações contra a Guerra do Vietnã.

Geografia

Editar
 Messagebox info.png  Geografia de Montana

Montana limita-se ao norte com as províncias canadenses de Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan, a leste com Dacota do Norte e Dacota do Sul, ao sul com Wyoming e Idaho, e a oeste com Idaho. A fronteira entre Montana e o Canadá tem 877 km de extensão, e Montana limita-se com mais províncias do país vizinho do que qualquer outro estado americano. Montana é o quarto maior estado em área do país, atrás apenas do Alasca, Texas e Califórnia.

Montana é o único estado norte-americano que possui rios cujas águas são drenadas em direção a três corpos oceânicos localizados em direções opostas: o rio Missouri e seus afluentes desembocam no golfo do México, no oceano Atlântico; o rio Columbia e seus afluentes desembocam no oceano Pacífico; e os rios Belly, St. Mary e Waterson desembocam na baía de Hudson, oceano Ártico. Os principais rios do estado são o Missouri e um afluente, o rio Yellowstone. Missouri possui sua nascente no sudoeste de Montana. O maior lago natural de Montana é o lago Flathead, com seus 490 km². Incluindo-se corpos de água artificialmente criados, o maior lago do estado é o lago Fort Peck, com seus 992 km². Florestas cobrem cerca de 25% de Montana.

Montana pode ser dividido em duas distintas regiões geográficas:

  • As Montanhas Rochosas ocupam a região ocidental de Montana, ocupando cerca de 40% do estado. Caracteriza-se pela grande presença de elevadas cadeias de montanhas - são no total 50 - pelo seu terreno acidentado e pela presença de vales que estendem-se entre 45 a 65 km entre estas cadeias montanhosas no sul, e entre 1,5 a 7 no norte. A região abriga o ponto mais alto de Montana - o Pico Granite, com seus 3904 metros de altitude.
  • As Grandes Planícies ocupam a região centro-leste de Montana, ocupando os 60% restantes do estado. Caracteriza-se pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, marcado pela contínua presença de morros pouco elevados, e pela sua baixa altitude, em relação às Montanhas Rochosas, bem como pelo seu solo fértil. Estas planícies são, em Montana, cortadas muitas vezes por cadeias de serras.


Editar
 Messagebox info.png  Clima de Montana

O clima de Montana é temperado. A temperatura média varia bastante de região a região, e de acordo com a estação do ano, devido a fatores como área, altitude e correntes de ar. No geral, o estado possui invernos muito frios e verões quentes.

No inverno, as temperaturas mais altas são registradas ao longo do sul do estado e das Montanhas Rochosas - que apesar de sua altitude, a presença de ventos amenos procedentes do oceano Pacífico ameniza as baixas temperaturas na região no inverno. A média no inverno nas Montanhas Rochosas é de -7 ºC, de -9 °C no sul, de -12 °C no norte e no leste, e de -15 °C no nordeste. Mínimas situam-se entre -40 °C e -1 °C (média de -15 °C nas Montanhas Rochosas) e máximas entre -35 °C e 8 °C (média de -1 °C nas Montanhas Rochosas). A temperatura mais baixa já registrada em Montana foi -57 °C, em Rogers Pass, em 20 de janeiro de 1954 - a temperatura mais baixa em qualquer estado norte-americano até a elevação do Alasca à categoria de estado, em 1959.

No verão, as temperaturas mais altas são registadas no leste do estado. A temperatura média nas Montanhas Rochosas é de 16 °C (média das mínimas de 7 °C, e das máximas de 24 °C), enquanto que no leste, a temperatura média é de 22 °C (média das mínimas de 9 °C, das máximas de 31 °C). A temperatura mais alta já registrada em Montana foi de 47 °C, registrada em Glendive em 20 de julho de 1893, e em Medicine Lake em 5 de julho de 1937.

As Montanhas Rochosas agem como um obstáculo natural. A maior parte da umidade presente nas correntes úmidas de ar provenientes do oceano Pacífico precipitem na região, fazendo com que a região das Montanhas Rochosas em Montana tenha uma taxa de precipitação média anual de chuva de 90 centímetros anuais, enquanto que as Grandes Planícies recebem menos de 35 centímetros anuais. As taxas de precipitação de neve variam entre 38 centímetros nas Grandes Planícies a mais de 750 centímetros nas Montanhas Rochosas.

Cultura

Editar
 Flag of Montana.svg  Biografia selecionada

William Tecumseh Sherman (Lancaster, 8 de fevereiro de 1820 - Nova Iorque, 14 de fevereiro de 1891) foi um soldado, empresário, educador e escritor norte-americano. Como general no Exército da União durante a Guerra de Secessão obteve a reputação de estrategista militar brilhante. Na condução das campanhas na frente ocidental buscou a destruição de recursos civis que suportavam o esforço de guerra dos Estados Confederados da América numa escala atípica para época. Por tal motivo é frequentemente identificado como um dos proponentes precoces da Guerra Total, rótulo que é contestado por alguns historiadores. Nas palavras do historiador militar britânico B. H. Liddell Hart, Sherman foi "o primeiro general moderno".

Sherman serviu sob o general Ulysses S. Grant em 1862 e 1863 durante as campanhas que levaram a queda do reduto confederado de Vicksburg no Rio Mississippi, culminando com o roteamento dos exércitos confederados no Tennessee. Sucedeu Grant em 1864 como comandante da União no fronte ocidental e liderou as tropas que lograram realizar a captura de Atlanta, um sucesso militar que contribuiu para a reeleição do presidente Abraham Lincoln. A sua campanha subsequente contra Geórgia, conhecida como a Marcha ao Mar, minou ainda mais a capacidade confederada de continuar o confronto. No desfecho da sua última campanha da guerra, contra as Carolinas, aceitou em abril de 1865 a rendição dos exércitos confederados na Geórgia, nas Carolinas e na Flórida.

Quando Grant assumiu a presidência dos EUA em 1869, Sherman tornou-se General Comandante do Exército. Como tal, foi responsável pela participação americana nas guerras indígenas nos quinze anos seguintes. Ele recusou-se firmemente a ser puxado para a política. Em 1875 publicou suas memórias, um dos mais conhecidos relatos em primeira mão da Guerra de Secessão.

Editar
 Flag of Montana.svg  Educação em Montana

O governo de Montana criou um sistema de escolas públicas em 1893, composto inicialmente apenas por escolas elementárias (1a a 8a série). Em 1897, o governo do estado passou a financiar também escolas secundárias (high schools, 9a a 13).

Atualmente, todas as instituições educacionais em Montana precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação de Montana. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. Os membros do conselho - incluindo o superintendente, que presidia o conselho - são escolhidos pelo governador para termos de ofício de até quatro anos de duração. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. Cada distrito escolar possui seus próprios superintendentes. Montana não permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os dezesseis anos de idade.

Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 157,6 mil estudantes, empregando aproximadamente 10,4 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 8,7 mil estudantes, empregando aproximadamente 700 professores. O sistema de escolas públicas do estado consumiu cerca de 956 milhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 6,8 mil dólares por estudante.

A primeira instituição de ensino superior em Montana foi fundada em 1893, em Missoula. Atualmente, Montana possui 23 instituições de educação superior - dos quais 17 são públicas e cinco são privadas. O Sistema de Universidades de Montana e a Universidade de Montana possuem três campi cada. Montana possui atualmente cerca de 110 bibliotecas públicas, administradas por 79 sistemas de bibliotecas públicas diferentes, que movimentam anualmente uma média de 5,3 livros por habitante.

Editar
 Flag of Montana.svg  Transportes e comunicações

Atualmente, três companhias ferroviárias fornecem serviço de transporte ferroviário de carga em Montana, e a Amtrak fornece serviço de transporte ferroviário entre dez cidades do estado. Billings é o principal centro rodoviário, ferroviário e aeroportuário do estado, possuindo o aeroporto mais movimentado de Montana. Em 2002, Montana tinha 5277 quilômetros de ferrovias. Em 2003, o estado tinha 111 769 quilômetros de vias públicas, dos quais dois mil quilômetros eram rodovias interestaduais, parte do sistema rodoviário federal dos Estados Unidos, que conectam Montana com estados adjacentes e com o Canadá.

O primeiro jornal publicado em Montana foi o Montana Post, publicado pela primeira vez em Virgínia City, em 1864. Atualmente são publicados no estado cerca de 85 jornais, dos quais 11 são diários. A primeira estação de rádio de Montana foi fundada em 1922, em Great Falls. A primeira estação de televisão foi fundada em 1953, em Butte. Atualmente, Montana possui cerca de 75 estações de rádio e aproximadamente 85 estações de televisão.

Editar
 Flag of Montana.svg  Demografia de Montana
Crescimento populacional
Censo Pop.
187020 595
188039 15990,1%
1890142 924265,0%
1900243 32970,3%
1910376 05354,5%
1920548 88946,0%
1930537 606−2,1%
1940559 4564,1%
1950591 0245,6%
1960674 76714,2%
1970694 4092,9%
1980786 69013,3%
1990799 0651,6%
2000902 19512,9%
2010989 4159,7%
20201 084 2259,6%
Fonte: US Census

De acordo com o censo nacional de 2000, a população de Montana em 2000 era de 902 195 habitantes, um crescimento de 12,9% em relação à população do estado em 1990, de 799 065 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 935 670 habitantes, um crescimento de 17% em relação à população em 1990, de 3,7%, em relação à população em 2000, e de 0,9% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural de Montana entre 2000 e 2005 foi de 13 674 habitantes - 58 001 nascimentos menos 44 327 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 2 141 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 18 933 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Montana cresceu em 33 475 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 8 750 habitantes. Cerca de 16,5 mil pessoas (1,8% da população do estado) nasceram fora dos Estados Unidos.

Editar
 Flag of Montana.svg  Desportos em Montana
Jackson em 2009

Philip Douglas Jackson (Deer Lodge, 17 de setembro de 1945) é um executivo americano de basquete profissional, ex-treinador e ex-jogador, presidiu o New York Knicks de 2014 a 2017, time da National Basketball Association (NBA).Jackson foi treinador do Chicago Bulls de 1989 até 1998, período em que o Chicago ganhou seis campeonatos da NBA. Treinou também o Los Angeles Lakers, de 1999 até 2004 e de 2005 até 2011, ganhando cinco títulos da NBA. No total, Jackson ganhou 11 títulos da NBA como técnico, superando o recorde anterior de nove estabelecido por Red Auerbach. Jackson também ganhou dois campeonatos como jogador pelos New York Knicks em 1970 e 1973, e detém o recorde de títulos da NBA somados entre jogador e treinador, 13 títulos no total.

Jackson é conhecido por usar a tática de triângulo ofensivo Tex Winter e por sua abordagem holística, influenciado pela filosofia oriental em seus métodos de treino, o que lhe valeu o apelido de "Mestre Zen". Jackson também aplica práticas espirituais de nativos americanos, conforme documentado em seu livro "Sacred Hoops". É autor de vários livros onde descreve suas equipes e suas estratégias no basquete. Em 2007 Jackson foi introduzido no Basketball Hall of Fame. Em 1996 como parte das celebrações do 50º aniversário da NBA, Jackson foi nomeado um dos 10 maiores treinadores na história da liga. Aposentou-se como treinador em 2011 e em março de 2014 foi anunciado como executivo do New York Knicks.

Editar
 Flag of Montana.svg  Categorias
Editar
 Flag of Montana.svg  Tópicos
  • Árvore: Pinus ponderosa desde 1949
  • Balada: Montana Melody (Melodia de Montana) desde 1983
  • Borboleta: Nymphalis antiopa desde 2001
  • Cognomes:
    • Treasure State
    • Big Sky Country (não oficial)
    • The Last Best Place (não oficial)
  • Flor: Lewisia rediviva desde 1895
  • Fóssil: Maiasaura peeblesorum desde 1985
  • Grama: Bluebunch Wheatgrass
  • Lema: Oro y Plata (do espanhol: Ouro e Prata)
  • Mamífero: Ursus arctos desde 1862
  • Música: Montana desde 1945
  • Pássaro: Sturnella neglecta desde 1931
  • Peixe: Truta
  • Pedras preciosas: Ágata e safira
Editar
 Flag of Montana.svg  Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.


Editar
 Flag of Montana.svg  Wikimedia


Purgar cache do servidor