Portal:Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coat of arms of Montenegro.svg Bem-vindo ao
Portal de Montenegro
Widok na Perast z zachodu 01.JPGGothic painting Kotor cathedral.JPGLovcen-008-p1010045.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira de Montenegro
Brasão de armas de Montenegro
Mapa de Localização

Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena língua de terra da Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica.

Por muitos séculos, Montenegro foi um principado governado por uma sucessão de dinastias, ganhando o seu estatuto internacional como uma nação independente no Congresso de Berlim, mais tarde tornando-se um reino. Entre 1945 e 1991 e desde então até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucos décimos acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU dia 28 de Junho.



 ver · editar Artigos selecionados
Montenegro Serbia Locator.png

As relações entre Montenegro e Sérvia são as relações diplomáticas estabelecidas entre Montenegro e Sérvia. De 1918 até 2006 os dois estados estavam unidos sob o Reino da Iugoslávia, a República Socialista Federativa da Iugoslávia, a República Federal da Iugoslávia e Sérvia e Montenegro. Devido aos recentes acontecimentos políticos na região, o grau de ligação étnica entre sérvios e montenegrinos é frequentemente contestado por historiadores. Ao longo da história os montenegrinos frequentemente se declararam sérvios ou um subgrupo dos sérvios.

Flag map of Montenegro.svg Leia mais ...


 ver · editar Biografia selecionada
JovanVladimirSlika.jpg

João Vladimir ou Jovan Vladimir (no alfabeto cirílico sérvio: Јован Владимир; em grego: Ἰωάννης ὁ Βλαδίμηρος; romaniz.: Iōannīs o Vladimīros; em búlgaro: Йоан Владимир/Иван Владимир; romaniz.: Yoan Vladimir/Ivan Vladimir; em albanês: Gjon Vladimiri/Joan Vladimiri; c. 99022 de maio de 1016) foi o governante de Dóclea, o mais poderoso principado sérvio de seu tempo, desde por volta do ano 1000 a 1016. Governou durante a longa guerra travada entre o Império Bizantino e o Primeiro Império Búlgaro, e foi lembrado como um soberano pio, justo e pacífico. É reconhecido como um mártir e santo cristão, e seu dia onomástico é comemorado a 22 de maio.

João Vladimir tinha uma relação estreita com o Império Bizantino, porém isso não deteve o czar búlgaro expansionista Samuel (r. 997–1014), que conquistou o principado por volta de 1010 e aprisionou-o. Uma crônica medieval afirma que a filha de Samuel, Cossara, teria se apaixonado por Vladimir e implorado a seu pai por sua mão; o czar então permitiu o casamento e devolveu a Dóclea a Vladimir, que a governou na condição de vassalo. Vladimir não participou dos confrontos militares travados por seu sogro, que culminaram com a derrota de Samuel pelos bizantinos em 1014, e sua posterior morte. Em 1016 Vladimir foi vítima de um golpe por parte de João Vladislau (r. 1014-1018), último governante do Primeiro Império Búlgaro; foi decapitado em frente a uma igreja na cidade de Prespa, capital do império, onde foi enterrado. Foi prontamente reconhecido como mártir e santo, e sua viúva, Cossara, o sepultou novamente na Igreja Prečista Krajinska, próximo à sua corte, no sudeste da Dóclea.

Flag map of Montenegro.svg Leia mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que durante quatro séculos de ocupação otomana dos Balcãs, Montenegro foi a única região livre?

... que Montenegro é o primeiro país no mundo a incluir a proteção do meio ambiente em sua Constituição em 1992?

... que os montenegrinos fizeram um terço de todos os oficiais militares do exército de Tito durante a Segunda Guerra Mundial?

... que Montenegro teve o primeiro rádio transmissor de telégrafo na península dos Balcãs, instalado em 1904?

... que Crkvice, em Montenegro, tem registrado as mais pesadas precipitações médias na Europa, ap. 4 litros?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Mapa

Montenegro territory expanded (1830-1944).png


Expansão territorial de Montenegro de 1830 a 1944.

 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Montenegro na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Montenegro no Commons Montenegro no Commons
Imagens e mídia
Montenegro no Wikcionário Montenegro no Wikcionário
Definições
Montenegro no Wikilivros Montenegro no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Montenegro no Wikinotícias Montenegro no Wikinotícias
Notícias
Montenegro no Wikiquote Montenegro no Wikiquote
Citações
Montenegro no Wikisource Montenegro no Wikisource
Biblioteca
Montenegro na Wikiversidade Montenegro na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar