Portal:Myanmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
State seal of Myanmar.svg
Bem-vindo ao
Portal de Myanmar

Myanmar long form.png
Shwedagon-Pano-39314.jpg
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandera do Myanmar
Mapa de Localização

Myanmar, Mianmar, Mianmá, Miamar ou Birmânia (oficialmente União de Myanmar) é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia. Em 2006, a capital do país foi transferida de Rangum para Naypyidaw.

A Birmânia tornou-se independente do Reino Unido em 4 de janeiro de 1948, com o nome oficial de União da Birmânia, designação que voltou a adotar após um período como "República Socialista da União da Birmânia" (4 de janeiro de 1974 a 23 de setembro de 1988). Em 18 de junho de 1989, o regime militar birmanês anunciou que o nome oficial do país passaria a ser União de Myanmar. A nova designação foi reconhecida pelas Nações Unidas e pela União Europeia, mas não pelos governos dos EUA e Reino Unido.

A diversa população birmanesa teve papel fundamental para definir a política, história e demografia do país nos tempos modernos. Seu sistema político é hoje mantido sob controle estrito do Conselho de Estado para a Paz e o Desenvolvimento - o governo militar chefiado, desde 1992, pelo General Than Shwe. As forças armadas birmanesas controlam o governo desde que o General Ne Win desfechou um golpe de Estado em 1962 para derrubar o governo civil de U Nu. Integrante do Império Britânico até 1948, a Birmânia continua a enfrentar tensões étnicas. A cultura do país baseia-se no budismo theravada, temperado por elementos locais.


Artigos selecionados

Flag of the Alaungpaya Dynasty of Myanmar.svg

A Dinastia Konbaung (birmanês: ကုန်းဘောင်ခေတ်) foi a última dinastia que governou a Birmânia (Mianmar) de 1752 até 1885. A dinastia criou o segundo maior império da história da Birmânia, e deu continuidade às reformas administrativas iniciadas pela dinastia Taungû, estabelecendo as bases do Estado moderno da Birmânia. As reformas se revelaram insuficientes para conter o avanço dos britânicos, que derrotaram os birmaneses em todas as três guerras anglo-birmanesas ao longo de um período de seis décadas (1824-1885) e deu fim à milenar monarquia birmanesa em 1885.

A dinastia foi fundada por um chefe de aldeia chamado Alaungpaya em 1752 para desafiar o Reino Restaurado de Hanthawaddy, que havia acabado de derrubar a dinastia Taungû. Em 1759, as forças de Alaungpaya haviam reunificado toda a Birmânia (e Manipur), e expulsado os franceses e os britânicos que haviam fornecido armas para Hanthawaddy. Em 1760, a Birmânia deu início a uma série de guerras contra o Sião, que iria durar até meados do século XIX. Em 1770, os herdeiros de Alaungpaya haviam temporariamente derrotado o Sião (1767), subjugado grande parte do Laos (1765) e derrotado as quatro invasões efetuadas pela China Qing (1765-1769). Com a preocupação dos birmaneses por mais duas décadas em deter outra invasão iminente por parte dos chineses, os siameses recuperaram seus territórios em 1770, e seguiram com a captura de Lanna em 1776. A Birmânia e o Sião entraram em guerra novamente em 1785-1787, 1792-1793, 1804, 1808-1811 e 1852-1854, mas tudo resultou em um impasse. Após décadas de guerra, os dois países trocaram Tenasserim (para a Birmânia) e Lanna (para o Sião).


Saiba mais…

Birmânia ou Myanmar?

Em 1989, um ano após a ascensão do regime militar, os novos governantes decidiram mudar a denominação tradicional da Birmânia para o local e etnicamente neutro Myanmar. Talvez essa decisão foi tomada para reduzir os protestos, por vezes violentos, das minorias Shan e Karen, acreditando que um nome que se refere apenas a etnia predominante, negligencia as demais. O nome de Mianmar, portanto, tornou-se oficial em várias línguas, mas certamente não é usado em conversações na Birmânia.

Você sabia...

... que George Orwell foi por seis anos um membro da Polícia Imperial na Birmânia (1922-1928)? E essa experiência inspirou inclusive o livro Burmese Days, publicado em 1934?

... que durante a Segunda Guerra Mundial, tropas chinesas (aliadas aos americanos e britânicos) lutaram contra as tropas japoneses e tailandesas no norte da Birmânia?


Mapa

Conflict zones in Myanmar.png


Mapa de áreas de conflito em Myanmar. Os Estados e regiões afetados pelos combates durante e após 1995 são destacados em amarelo.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Aung San Suu Kyi gives speech.jpg

Aung San Suu Kyi (em birmanês: AungSanSuuKyi1.png, IPA[àuɴ sʰáɴ sṵ tɕì]; MLCTS: aung hcan: cu. krany; Rangum, 19 de junho de 1945) é uma política de oposição birmanesa, ex-secretária geral da Liga Nacional pela Democracia. Durante a eleição geral de 1990, seu partido conquistou 59% dos votos em todo o país, e obteve 81% (392 de 485) dos assentos no parlamento. Ela já havia, no entanto, sido detida e colocada sob prisão domiciliar, permanencendo nesta condição por quase 15 dos 21 anos que se passaram desde 1990 até sua libertação, em novembro de 2010.

Aung San Suu Kyi recebeu o Prêmio Rafto e o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, em 1990, e o Prêmio Nobel da Paz em 1991. No ano seguinte recebeu o Prêmio Jawaharlal Nehru para a Compreensão Internacional, concedido pelo governo da Índia, e o Prêmio Internacional Simón Bolívar, do governo da Venezuela. Aung San Suu Kyi é filha de Aung San, considerado o pai da Birmânia (ou Mianmar) atual.


Categorias

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Myanmar no Wikinotícias     Myanmar no Wikiquote     Myanmar no Wikilivros     Myanmar no Wikisource     Myanmar no Wikcionário     Myanmar na Wikiversidade     Myanmar no Wikivoyage     Myanmar no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MyanmarWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MyanmarWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MyanmarCommons-logo.svg

Recarregar