Portal:Níger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Níger

Flag of Niger
Coat of Arms of Niger
LocationNiger.svg

Níger ( /ˈnər/ or /nˈʒɛər/; Pronúncia francesa: [niʒɛʁ]), oficialmente chamado de República do Niger, é um país sem costa marítima situado na África Ocidental, nomeado em referência ao Rio Níger. Faz fronteira com a Nigéria e Benin ao sul, Burkina Faso e Mali a oeste, Argélia e Líbia ao norte e Chade ao leste. O Niger abrange uma área de quase 1.270.000 km², mais de 80 por cento dos quais sendo coberto pelo deserto do Saara. A população do país é de pouco acima de 15 milhões, principalmente agrupada no extremo sul e oeste da nação. A capital é Niamey.

O Níger é um país em desenvolvimento. Grande parte das porções não-desérticas do país estão ameaçadas por secas periódicas e desertificação. A economia está concentrada em torno da agricultura de subsistência e um pouco de agricultura de exportação, agrupada no sul mais fértil, e a exportação de matérias-primas — especialmente o minério de urânio. O Níger permanece em situação desfavorável devido a sua posição sem litoral, sistemas de educação, de infra-estrutura e de saúde deficientes, desertos, pobreza e degradação ambiental.

A sociedade nigerina reflete uma grande diversidade extraídos das longas vivências independentes das diversas regiões e grupos étnicos e o seu relativamente curto período vivendo em um único Estado. Historicamente, o atual Niger tem estado às margens dos diversos grandes Estados. Desde a independência, os nigerinos viveram sob cinco constituições e três períodos de regime militar, mas têm mantido um governo multipartidário eleito desde 1999. A grande maioria da população pratica o islamismo.


Artigo em destaque

1997 270A-24 Niger River.jpg

O Rio Níger é o terceiro rio mais longo da África, e o principal da África Ocidental, com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2,2 milhões de km². Nasce nas montanhas na fronteira entre a Guiné e a Serra Leoa, dirige-se para norte e depois para nordeste, passando por Bamako, capital do Mali, e depois por Timbuktu, no meio do deserto do Sahara, faz uma apertada curva para sueste, passando por Niamey, capital do Níger, serve de fronteira entre este país e o Benim e desagua no Golfo da Guiné, num enorme delta no sul da Nigéria. O seu principal afluente é o Rio Benue.

Esta estranha forma em arco parece ser devida a este rio ter sido originado pela junção de dois rios: o que segue para nordeste desaguaria num lago interior, antes do Saara se ter tornado um deserto (há cerca de 6000 anos) e o que segue para sueste teria origem nas montanhas próximas da actual curva. Por esta razão, o Níger tem uma grande importância histórica, uma vez que propiciava o abastecimento das caravanas que atravessavam o continente e deu origem a cidades importantes, como as atuais capitais e ainda Tombouctou, património da humanidade, que já foi um grande centro urbano.


Você sabia…

  • ... que Mina de Ouro Monte Samira é a primeira mina de ouro comercial no Níger?


Categorias

Imagem selecionada

Montagnes Bleus1.jpg
As Montanhas Azuis na parte nordeste do Maciço de Aïr no Níger.

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Mapa

Niger peoples-de.svg


Mapa das áreas de assentamento dos grupos étnicos do Níger.

Associados Wikimedia

Níger no Wikinotícias     Níger no Wikiquote     Níger no Wikilivros     Níger no Wikisource     Níger no Wikcionário     Níger na Wikiversidade     Níger no Wikivoyage     Níger no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/N%C3%ADgerWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:N%C3%ADgerCommons-logo.svg

Recarregar