Portal:Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Nicaragua.svg Bem-vindo ao
Portal da Nicarágua
Kathedrale Leon 2.JPGRubén Darío.jpgFrancisco Hernandez de Cordoba.JPGVirgen del Trono.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Nicaragua Coat of arms of Nicaragua
Location on the world map

A Nicarágua (em espanhol: República de Nicaragua, é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador) Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua.

O nome do país é derivado de Nicarao, o nome da tribo de língua náuatle que habitava as margens do Lago Nicarágua antes da conquista espanhola das Américas, e da palavra espanhola Agua, que significa "água", devido à presença dos grandes lagos: Lago Nicarágua (Cocibolca) e Lago Manágua (Xolotlán), bem como lagoas e rios da região.


Artigos selecionados

Sandinoflagusmc.jpg

A ocupação da Nicarágua pelos Estados Unidos de 1912 a 1933 foi parte de um conflito maior conhecido como Guerras das Bananas. A ocupação militar começou formalmente em 1912, apesar de várias outras operações ocorrerem antes da invasão em grande escala. As intervenções militares na Nicarágua foram destinadas a impedir a construção do Canal da Nicarágua por qualquer nação, com exceção dos Estados Unidos. A Nicarágua assumiu um estatuto de quase-protetorado sob o Tratado Bryan-Chamorro de 1916. A ocupação terminou com Augusto César Sandino, um revolucionário nicaraguense, liderando exércitos de guerrilha contra as tropas norte-americanas. Além disso, com o início da Grande Depressão, tornou-se dispendioso para o governo estadunidense manter sua ocupação; dessa forma, as tropas foram retiradas em 1933.


Você sabia…

  • ... que o Lago Nicarágua é o maior lago de água doce da América Central (19º maior no mundo) e é o lar dos únicos tubarões de água doce do mundo?
  • ... que em 1972, quase 90% do capital Manágua foi destruída por um terremoto?
  • ... que a primeira mulher a ser eleita pelo voto popular como o presidente de uma nação latino-americana foi Violeta Chamorro que ocupou o cargo entre 1990-1997, na Nicarágua.


Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Cathedral of Granada Nicaragua.jpg
A catedral de Granada vista da torre do sino da igreja de La Merced, Nicarágua.


Biografia selecionada

Augusto César Sandino

Augusto César Sandino (Niquinohomo, 18 de maio de 1895Manágua, 21 de fevereiro de 1934) foi um revolucionário nicaraguense líder da rebelião contra a presença militar dos Estados Unidos na Nicarágua entre 1927 e 1933. Rotulado como bandido pelo governo dos Estados Unidos, suas ações torná-lo-iam um herói em grande parte da América Latina, onde é considerado um símbolo da resistência à dominação estadunidense. As tropas estadunidenses se retiraram do país após controlarem a eleição e tomada de posse do presidente Juan Bautista Sacasa. Sandino foi executado pelo general Anastasio Somoza García, que subiu ao poder através de um golpe de estado dois anos mais tarde, estabelecendo uma dinastia hereditária que comandou a Nicarágua durante mais de quarenta anos.


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Geografia

A Nicarágua é dividida em 15 departamentos e duas regiões auto-governadas (comunidades autônomas) com base no modelo espanhol:

(capitais do departamento entre parênteses)

  1. Boaco (Boaco)
  2. Carazo (Jinotepe)
  3. Chinandega (Chinandega)
  4. Chontales (Juigalpa)
  5. Estelí (Estelí)
  6. Granada (Granada)
  7. Jinotega (Jinotega)
  8. León (León)
  9. Madriz (Somoto)
  10. Manágua (Manágua)
  11. Masaya (Masaya)
  12. Matagalpa (Matagalpa)
  13. Nueva Segovia (Ocotal)
  14. Rivas (Rivas)
  15. Río San Juan (San Carlos)
  16. Región Autónoma del Atlántico Norte (Bilwi)
  17. Región Autónoma del Atlántico Sur (Bluefields)
NicaraguaDepartmentsNumbered.png


Portais relacionados

Associados Wikimedia

Nicarágua no Wikinotícias     Nicarágua no Wikiquote     Nicarágua no Wikilivros     Nicarágua no Wikisource     Nicarágua no Wikcionário     Nicarágua na Wikiversidade     Nicarágua no Wikivoyage     Nicarágua no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Nicar%C3%A1guaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Nicar%C3%A1guaCommons-logo.svg

Recarregar