Portal:Nintendo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nintendo

A Nintendo Co., Ltd. (任天堂株式会社 Nintendō Kabushiki Gaisha?) é uma desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos e consoles sediada em Quioto. Foi fundada em setembro de 1889 pelo artesão Fusajiro Yamauchi e originalmente era uma fabricante de cartas de baralho tradicionais japonesas. A Nintendo continuou nesse ramo por mais de meio século, no caminho passando por períodos de sucesso e dificuldade, começando a se aventurar em novos negócios a partir da década de 1960. A empresa finalmente entrou no mercado de jogos eletrônicos em 1977 com o lançamento do console Color TV-Game. Desde a década de 1980 tem permanecido como uma das mais proeminentes desenvolvedoras e publicadoras de consoles e jogos eletrônicos do mundo. Muitos de seus consoles tornaram-se sucessos de vendas, com destaque para o Nintendo Entertainment System, o Super Nintendo Entertainment System, a linha Game Boy, o Wii, a linha Nintendo DS e o Nintendo Switch. Além disso, a empresa é responsável pela criação de várias franquias aclamadas, como Donkey Kong, Super Mario, The Legend of Zelda e Metroid, além de colaborar com desenvolvedores externos em séries como Fire Emblem, Kirby e Pokémon.


Artigos seleccionados

Versão estadunidense do SNES

Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

Biografias seleccionadas

Shigeru Miyamoto na GDC 2007

Shigeru Miyamoto (宮本 茂, Miyamoto Shigeru?, Sonobe, 16 de novembro de 1952) é um designer e produtor de jogos eletrônicos japonês. Ele é mais conhecido pela criação de algumas das mais bem-sucedidas franquias de jogos eletrônicos, como Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero, Pikmin e a série Wii. Ele é uma das personalidades do mundo dos jogos mais idolatradas no Japão e no Ocidente.

Imagem seleccionada

Console GameCube e o seu controle.
Console GameCube e o seu controle<>


Sabia que

  • ... a Nintendo vendia cartas de baralho?
  • ... o jogo Super Smash Bros. não teria personagens da Nintendo inicialmente?
  • ... o Wii U era chamado de Project Café antes do seu nome oficial ser confirmado?
  • ... a primeira aparição de Mario foi no primeiro jogo do Donkey Kong e ele se chamava Jumpman?
  • ... o Mario foi inspirado no personagem Popeye?

WikiProjectos

Os temas referentes à Nintendo estão no âmbito do projeto Jogos eletrônicos, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo.


Categorias


Portais relacionados


Wikimedia

Nintendo no Wikinotícias     Nintendo no Wikiquote     Nintendo no Wikilivros     Nintendo no Wikisource     Nintendo no Wikcionário     Nintendo na Wikiversidade     Nintendo no Commons

   

Nintendo no Wikivoyage

   

Nintendo no Wikidata
Notícias Citações Manuais e textos Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia Guia de viagens Base de dados
Wikinews-logo.png Wikiquote-logo.svg

Wikibooks-logo.png

Wikisource-logo.svg

Wiktionary-logo-en.svg

Wikiversity-logo.svg

Commons-logo.svg

Wikivoyage-Logo-v3-icon.svg

Wikidata-logo.svg