Portal:Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Noruega Portal da Noruega
Flag of Norway.svg Coat of arms of Norway.svg
Norway in Europe (+Svalbard) (-mini map -rivers).svg

A Noruega (em bokmål: Loudspeaker.svg? Norge pronunciado: [noɾɡə]; em nynorsk: Loudspeaker.svg? Noreg), oficialmente Reino da Noruega (em bokmål: Kongeriket Norge, em nynorsk: Kongeriket Noreg), é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet, no Atlântico sul, e a Ilha de Pedro I, no oceano glacial Antártico, são territórios dependentes (norueguês: Biland) da Norueg, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o oceano Atlântico Norte e para o mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.

A Noruega mantém o modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o país mais desenvolvido do mundo em todos os relatórios de desenvolvimento humano desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010) Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.




 ver·editar Artigo destacado
Haraldsonnenes saga-Slaget ved Minne-W. Wetlesen.jpg

As Guerras Civis Norueguesas (em norueguês: Borgerkrigstiden) é um termo utilizado para designar o período da história da Noruega entre 1130 e 1240. Durante esta época, se desancadearam várias guerras civis entre reis rivais e pretendentes ao trono. Os motivos das guerras representam um dos temas mais debatidos na história medieval de Noruega. O objetivo das facções foi sempre colocar a seu candidato no trono, após a morte do rei Sigurd o Cruzado em 1130. Nas primeiras décadas das guerras civis, as alianças mudaram frequentemente, e centraram-se ao redor de um rei ou pretendente, mas finalmente, para o fim do século XII, emergiram dois partidos, conhecidos como os bagler e os birkebeiner. Após a reconciliação entre estes dois partidos em 1217, desenvolveu-se um sistema governamental mais ordenado, que foi, gradualmente, capaz de pôr fim aos frequentes levantamentos armados. A fracassada rebelião do duque Skule Bårdsson em 1240 foi o evento final da era das guerras civis.


 ver·editar Você sabia?
  • ... que, em 2006, a Noruega foi considerada pela ONU o país com o maior IDH?
  • ... que durante a Guerra Fria, apesar de ser membro da NATO, a Noruega manteve boas relações com URSS?
  • ... que, em 1992, a Noruega juntou-se à Islândia para defender a vida animal, nomeadamente na proibição da caça à baleia?
  • ... que a Noruega é a única nação que permite o comércio de baleias, rompendo com a regulamentação de 1986 da Comissão Baleeira Internacional? fonte: noticiario/meio_ambiente
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem destacada
Konferansesenter1.jpg

Centro de Convenções Oslofjord, localizado em Stokke, Vestfold.
 ver·editar Biografia selecionada
Nlc amundsen.jpg

Roald Engelbregt Gravning Amundsen (16 de julho de 1872, Borge18 de junho de 1928, Ártico, perto da Ilha do Urso) foi um explorador norueguês das regiões polares, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul a 14 de dezembro de 1911 utilizando trenós puxados por cães.

Amundsen nasceu em uma família de proprietários de navio e capitães. Inspirado na leitura das aventuras do explorador inglês John Franklin, que provou a existência da passagem Noroeste, ele se decidiu por uma vida de exploração ao desconhecido. Com 16 anos Amundsen estudava as regiões polares, tendo como referência a travessia da Groenlândia por Fridtjof Nansen. Embora tivesse frequentado o curso de Medicina, Amundsen decidiu seguir uma vida ligada ao mar e à exploração. Em 1897, com 25 anos, fez parte da tripulação do Belgica, como primeiro oficial, na Expedição Antártica Belga, de Adrien de Gerlache. Anos mais tarde, em 1903, parte para uma expedição que iria atravessar a passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, na região norte do Canadá, a bordo do Gjøa.



 ver·editar Categorias
 ver·editar Associados Wikimedia
Noruega no Wikinotícias     Noruega no Wikiquote     Noruega no Wikilivros     Noruega no Wikisource     Noruega no Wikcionário     Noruega na Wikiversidade     Noruega no Wikivoyage     Noruega no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/NoruegaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:NoruegaCommons-logo.svg

Recarregar