Portal:Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Noruega Portal da Noruega
Flag of Norway.svg Coat of arms of Norway.svg
Norway in Europe (+Svalbard) (-mini map -rivers).svg

A Noruega (em bokmål: Loudspeaker.svg? Norge pronunciado: [noɾɡə]; em nynorsk: Loudspeaker.svg? Noreg), oficialmente Reino da Noruega (em bokmål: Kongeriket Norge, em nynorsk: Kongeriket Noreg), é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet, no Atlântico sul, e a Ilha de Pedro I, no oceano glacial Antártico, são territórios dependentes (norueguês: Biland) da Norueg, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o oceano Atlântico Norte e para o mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.

A Noruega mantém o modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o país mais desenvolvido do mundo em todos os relatórios de desenvolvimento humano desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010) Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.




 ver·editar Artigo destacado
O Fram deixa Bergen em 2 de julho de 1893, em direção ao oceano Ártico

Expedição Fram (1893–1896) foi uma tentativa do explorador norueguês Fridtjof Nansen de atingir o Polo Norte utilizando a corrente natural que atravessa o oceano Ártico, de leste para oeste. Apesar da opinião desfavorável da maioria dos especialistas em regiões polares, Nansen embarcou no Fram e navegou até às ilhas da Nova Sibéria onde se deixou aprisionar na banquisa, esperando que a deriva o levasse até ao Polo. Impaciente com a lentidão do avanço do Fram, e dando-se conta de que dessa maneira não chegaria a seu objetivo, Nansen decidiu, depois de 18 meses de deriva, deixar o navio e, juntamente com Hjalmar Johansen, partir a pé, levando cães e trenós. A dupla não conseguiu chegar ao Polo, mas os dois alcançaram o ponto mais a norte do planeta já atingido por um ser humano até então, à latitude de 86°13,6'N, antes de um longo regresso sobre o gelo para chegar à Terra de Francisco José. Durante este tempo, o Fram continuou a sua deriva para oeste e foi libertado do gelo no oceano Atlântico, perto de Spitzbergen.

A ideia para a expedição surgiu após se terem encontrado algumas partes do navio norte-americano Jeannette, depois de este se ter afundado ao largo da costa norte da Sibéria, em 1881, na costa sudoeste da Gronelândia. Os destroços tinham sido levados através do oceano polar, talvez através do próprio polo. Com base nesta ideia, e nos destroços recuperados, o meteorologista Henrik Mohn desenvolveu uma teoria de deriva polar que levou Nansen a acreditar que um navio especialmente concebido podia ser congelado no gelo, e seguir o mesmo percurso que os restos do Jeannette, aproximando-se, assim, do Polo Norte.


 ver·editar Você sabia?
  • ... que, em 2006, a Noruega foi considerada pela ONU o país com o maior IDH?
  • ... que durante a Guerra Fria, apesar de ser membro da NATO, a Noruega manteve boas relações com URSS?
  • ... que, em 1992, a Noruega juntou-se à Islândia para defender a vida animal, nomeadamente na proibição da caça à baleia?
  • ... que a Noruega é a única nação que permite o comércio de baleias, rompendo com a regulamentação de 1986 da Comissão Baleeira Internacional? fonte: noticiario/meio_ambiente
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem destacada
UlvikfjordMountainsPanorama.jpg

Panorama das montanhas ao longo do Ulvikfjord, um braço lateral do fiorde de Hardanger no oeste da Noruega.
 ver·editar Biografia selecionada
Ibsen-Dresden01.jpg

Henrik Johan Ibsen (ˈhɛnɾɪk ˈɪpsən|no) (Skien, 20 de Março de 1828Cristiânia, 23 de Maio de 1906) foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se Brand, Peer Gynt, Um Inimigo do Povo, Imperador e Galileu, Casa de Bonecas, Hedda Gabler, Espectros, O Pato Selvagem e Rosmersholm

Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas na época em que foram lançadas, mediante o fato de o teatro europeu estar sujeito ao modelo determinado pela vida familiar e pela propriedade. Os trabalhos de Ibsen analisavam a realidade contida por trás das convenções e costumes, o que trouxe muita inquietação para seus contemporâneos. Ele lançou um olhar crítico e a livre investigação sobre as condições de vida e as questões da moralidade da época. A poética peça Peer Gynt, no entanto, tem fortes elementos do Surrealismo.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Associados Wikimedia
Noruega no Wikinotícias     Noruega no Wikiquote     Noruega no Wikilivros     Noruega no Wikisource     Noruega no Wikcionário     Noruega na Wikiversidade     Noruega no Wikivoyage     Noruega no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/NoruegaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:NoruegaCommons-logo.svg

Recarregar