Portal:Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Noruega Portal da Noruega
Flag of Norway.svg Coat of arms of Norway.svg
Norway in Europe (+Svalbard) (-mini map -rivers).svg

A Noruega (em bokmål: Loudspeaker.svg? Norge pronunciado: [noɾɡə]; em nynorsk: Loudspeaker.svg? Noreg), oficialmente Reino da Noruega (em bokmål: Kongeriket Norge, em nynorsk: Kongeriket Noreg), é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet, no Atlântico sul, e a Ilha de Pedro I, no oceano glacial Antártico, são territórios dependentes (norueguês: Biland) da Norueg, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o oceano Atlântico Norte e para o mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.

A Noruega mantém o modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o país mais desenvolvido do mundo em todos os relatórios de desenvolvimento humano desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010) Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.




 ver·editar Artigo destacado
A Batalha de Svolder, por Otto Sinding.

A Batalha de Svolder (Svold, Swold) foi travada em setembro de 999 ou 1000 em algum lugar no oeste do Báltico entre o Rei Olavo Tryggvason da Noruega e uma aliança de seus inimigos. O contexto da batalha é a unificação da Noruega em um único Estado, antigos esforços dinamarqueses de obter controle do país e a disseminação do Cristianismo na Escandinávia.

Rei Olavo estava navegando para casa após uma expedição à Wendland (Pomerânia), quando sofreu uma emboscada por uma aliança de Sueno Barba-Bifurcada, Rei da Dinamarca, Olavo, o Tesoureiro, Rei da Suécia, e Érico Hakonarson, Jarl de Lade. Olavo possuía somente onze embarcações de guerra na batalha contra uma frota de pelo menos setenta. Seus navios foram abatidos um por um, sendo o último a Longa Serpente, a qual Jarl Érico capturou enquanto Olavo se jogava no mar. Após a batalha, a Noruega foi dominada pelos Jarls de Lade como um feudo da Dinamarca e da Suécia.


 ver·editar Você sabia?
  • ... que, em 2006, a Noruega foi considerada pela ONU o país com o maior IDH?
  • ... que durante a Guerra Fria, apesar de ser membro da NATO, a Noruega manteve boas relações com URSS?
  • ... que, em 1992, a Noruega juntou-se à Islândia para defender a vida animal, nomeadamente na proibição da caça à baleia?
  • ... que a Noruega é a única nação que permite o comércio de baleias, rompendo com a regulamentação de 1986 da Comissão Baleeira Internacional? fonte: noticiario/meio_ambiente
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem destacada
Sohlberg-Etter snestorm. Lillegaten Røros.jpg

Røros, uma cidade no condado de Sør-Trøndelag, Noruega.
 ver·editar Biografia selecionada
Representação do século XIII de Haroldo Hardrada, de 'A Vida do Rei Eduardo, o Confessor' pelo cronista inglês Mateus de Paris.

Haroldo, filho de Sigurdo (Haroldo Sigurdsson; em norueguês antigo: Haraldr Sigurðarson; 1015Yorkshire, 26 de setembro de 1066) foi o rei da Noruega como Haroldo III de 1046 até a data de sua morte. Além disso, sem sucesso, reivindicou o trono dinamarquês até 1064 e o trono inglês em 1066. Antes de se tornar rei, havia passado cerca de 15 anos no exílio como um mercenário e comandante militar no Principado de Kiev e no Império Bizantino.

Quando tinha 15 anos, em 1030, lutou na batalha de Stiklestad juntamente com seu meio-irmão Olavo (mais tarde Santo Olavo). Olavo procurou recuperar o trono norueguês, que havia perdido para o rei dinamarquês Canuto, o Grande dois anos antes. Na batalha, ambos os irmãos foram derrotados por forças leais a Canuto, e Haroldo foi enviado ao exílio no Principado de Kiev. Depois passou algum tempo no exército do Grão-Príncipe Jaroslau, o Sábio, eventualmente, obteve a patente de capitão, até que se mudou para Constantinopla com seus companheiros em torno de 1034. Na capital bizantina, logo passou a se tornar o comandante da guarda varegue, e comandou suas ações no Mar Mediterrâneo, na Ásia Menor, Sicília, possivelmente na Terra Santa, na Bulgária, e na própria Constantinopla, onde se envolveu nas disputas imperiais dinásticas. Haroldo acumulou considerável riqueza durante seu tempo no Império Bizantino, a qual enviou a Jaroslau no Principado de Kiev para custódia. Finalmente deixou os bizantinos em 1042, e chegou em Kiev, a fim de preparar a sua campanha para recuperar o trono da Noruega.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Associados Wikimedia
Noruega no Wikinotícias     Noruega no Wikiquote     Noruega no Wikilivros     Noruega no Wikisource     Noruega no Wikcionário     Noruega na Wikiversidade     Noruega no Wikivoyage     Noruega no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/NoruegaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NoruegaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:NoruegaCommons-logo.svg

Recarregar