Portal:Nova Iorque/Artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nova Iorque (em inglês: New York ou New York City; no Brasil a forma Nova York também é de uso comum, é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da área metropolitana de Nova York, que está entre as áreas urbanas mais populosas do mundo. Considerada uma cidade global alfa ++, Nova Iorque exerce uma poderosa influência sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento. A cidade sedia a Organização das Nações Unidas e também é um importante centro de negócios internacionais. A cidade é muitas vezes referida como New York City, para diferenciá-la do estado de Nova York, do qual faz parte.

Localizada em um grande porto natural na costa atlântica do nordeste dos Estados Unidos, a cidade é composta por cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Com uma população estimada em 2009 em mais de 8,3 milhões de pessoas e com uma área territorial de 790 km², Nova Iorque é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos. A população da região metropolitana de Nova York é também a maior do país, estimada em mais de 19 milhões de pessoas em 17 400 km². Além disso, a Área Estatística Combinada contendo a Grande Nova York possui mais de 22 milhões de habitantes em 2009, segundo estimativas do Censo, sendo também a maior nos Estados Unidos.(leia mais...)


Buffalo (AFI[ˈbʌfəloʊ]) é uma cidade dos Estados Unidos, a segunda mais populosa do estado de Nova York. Localiza-se na parte oeste do estado, nas margens ocidentais do lago Erie e do rio Niágara, situado na margem oposta a Fort Erie, no Canadá. É a capital da área metropolitana de Buffalo-Niagara Falls, e sede do condado de condado de Erie. A cidade em si tem uma população de 292.648, de acordo com o censo de 2000, e a Área Estatística Combinada de Buffalo-Niagara-Cattaraugus tem 1.254.066 residentes. Sua área é de 136 km² (dos quais 30,8 km² estão cobertos por água), e sua densidade populacional é de 2 782,4 hab/km² (segundo o censo americano de 2000).(leia mais...)


Queens é um dos cinco distritos que formam a cidade de Nova Iorque, quase tão grande em área territorial quanto Manhattan, Bronx e Staten Island juntas. Queens é também um dos 62 condados (Condado de Queens) do Estado de Nova Iorque. Queens tem uma população de pouco mais de 2,2 milhões de habitantes. Foi criado em Novembro de 1683, tendo uma área bem maior que a atual, já que compreendia também Nassau e Suffolk.

Este território, parte da Novos Países Baixos, foi governado pelos colonizadores holandeses que o dividiram em pequenos condados – Newtown, Flushing, Jamaica, Far Rockaway e Hempstead.

Os ingleses chegaram em 1640 e já em 1664 toda a região passou a ser chamada de Queens County, em homenagem à portuguesa Catarina de Bragança, rainha consorte e esposa do Rei Carlos II de Inglaterra. Durante a Revolução Americana de 1776, as tropas britânicas ocuparam Queens por sete anos. Quando os ingleses capturaram Long Island em 1776, muitos patriotas foram obrigados a deixar a ilha para não serem presos. Só depois da guerra os residentes de Queens retornaram às suas atividades. Queens e os outros quatro condados consolidaram-se em 1898 para tornarem-se a cidade de Nova Iorque, e as opções de transporte para o desenvolvimento de Manhattan. Por volta de 1920, a cidade tornou-se o centro nacional da indústria do cinema mudo, ficando também conhecida pela realização de duas feiras mundiais em Flushing Meadows, a de 1939 e de 1964.(leia mais...)


O New York Yankees é um time de beisebol da Major League sediado no Bronx, na cidade de Nova York. Mais conhecidos apenas como "Yankees", estão na Divisão Leste da Liga Americana e tem a distinção de ser uma das franquias mais documentadas do esporte profissional norte-americano ao longo de seus mais de 100 anos de história.

O Yankees ganhou 27 Séries Mundiais em 40 participações; o St. Louis Cardinals está segundo lugar com 10 vitórias de World Series, e o Los Angeles Dodgers estão em segundo lugar em participações com 18 World Series. Entre os esportes profissionais norte-americanos, seu sucesso é apenas comparado às 24 Copas Stanley ganhos pelo Montreal Canadiens da National Hockey League. É o único time que é representado em cada posição no Salão da Fama do Beisebol.(leia mais...)


Rochester é uma cidade localizada no estado de Nova Iorque, no Condado de Monroe, nos Estados Unidos. A sua área é de 96,1 km2 (dos quais 3,3 km2 estão cobertos por água), sua população é de 219 773 habitantes, e sua densidade populacional é de 2 368,3 hab/km2 (segundo o censo americano de 2000). A cidade foi fundada em 1811, e incorporada em 1834. É um centro de indústria química, em especial de produtos para fotografia.(leia mais...)