Portal:Nova Zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Nova Zelândia


Portal Nova Zelândia
Portal Nova Zelândia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Nova Zelândia.


 ver · editar PORTAL DA NOVA ZELÂNDIA
Flag of New Zealand
Flag of New Zealand
Coat of Arms of New Zealand
Coat of Arms of New Zealand
Location on the world map

A Nova Zelândia é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais (comumente chamadas de Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham. Os Domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue (que se auto-governam mas em associação livre); Tokelau; e a Dependência de Ross (reivindicação territorial da Nova Zelândia na Antártida).

O país é notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2000 km a sudeste da Austrália através do mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos no norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, a Nova Zelândia desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.

A Nova Zelândia é um país desenvolvido que se posiciona muito bem em comparações internacionais sobre o desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade econômica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa e proteção das liberdades civis e dos direitos políticos. Suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo.

 ver · editar Artigos selecionados


Kakapo (Strigops habroptilus) também conhecido como caçapo, ou papaigo-mocho é uma espécie de papagaio noturno, endémico da Nova Zelândia, notável por ser a única espécie da ordem Psittaciformes incapaz de voar. O seu nome comum significa papagaio da noite em maori. O kakapo é uma ave em perigo crítico de extinção, com uma população total de apenas 124 exemplares, todos eles monitorados por equipas científicas, todos fora da Natureza. Na pré-história, os ancestrais do Kakapo migraram para as ilhas da Nova Zelândia e, na ausência de mamíferos predadores, perdeu a capacidade de voar. Com a colonização polinésia e europeia e a introdução de predadores, como gatos, ratos e arminhos, quase todos os Kakapos foram aniquilados.


 ver · editar Imagem selecionada

A Sky Tower é uma torre localizada em Auckland, Nova Zelândia.
 ver · editar Sabia que...

... que a Nova Zelândia foi a primeira nação moderna a dar as suas mulheres o direito de votar?

... que Sir Edmund Hillary, um neozelandês, foi um apicultor em Auckland antes de se tornar o primeiro homem a chegar ao cume do Monte Everest no Nepal; o pico mais alto na terra?

... que a Baía de Curio em The Catlins é um sitio de um bosque petrificado, enterrado por um vulcão há cerca de 160 milhões de anos atrás?

... que na Batalha da Grã-Bretanha um piloto de Spitfire, o neozelandês Alan Deere, foi abatido ou acidentado nove vezes?

... que a Universidade de Auckland é a maior universidade da Nova Zelândia?

... que Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu é o nome de lugar mais longo do mundo?


 ver · editar Biografia selecionada

Helen Elizabeth Clark (26 de fevereiro de 1950) é uma política neozelandesa e chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a terceira mais alta posição da ONU. Clark foi a 37º primeira-ministra da Nova Zelândia, o que conduziu ao quinto governo trabalhista da Nova Zelândia por três mandatos consecutivos entre 1999-2008.

Antes de assumir a liderança do Partido Trabalhista, Clark havia mantido pastas em Saúde, Habitação, Conservação, Trabalho, e de vice-primeira-ministra. Em 1999, Clark tornou-se a primeira mulher democraticamente eleita primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela também foi Ministra das Artes, Cultura e Patrimônio, de 1999 até 2008. Igualmente teve responsabilidade ministerial pelo Serviço de Inteligência em Segurança da Nova Zelândia e pelos Serviços Ministeriais. Seus interesses particulares incluíam a política social e assuntos internacionais.

Antes de renunciar do Parlamento em abril de 2009, Clark foi porta-voz trabalhista de Assuntos Exteriores e deputada para o eleitorado Mount Albert, que havia mantido desde 1981. A revista Forbes classificou-a como a 20ª mulher mais poderosa do mundo em 2006.


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Portais relacionados

purge cache