Portal:Oklahoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do Oklahoma
Bandeira do Oklahoma

Portal de Oklahoma

Native America

Editar
   O Portal de Oklahoma
Localização de Oklahoma
Localização de Oklahoma

O Oklahoma ou Oclaoma (/ˌoʊkləˈhoʊmə/, ) é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Limita-se ao norte com o Colorado e o Kansas, a leste com o Missuri e o Arkansas, ao sul com o Texas, e a oeste com o Texas e o Novo México. Com um pouco mais de 181 mil quilômetros quadrados, é o 20º maior estado americano em área do país.

O produto interno bruto do Oklahoma foi de 86 bilhões de dólares, em 1999, e sua renda per capita foi de . As principais fontes de renda do Oklahoma são a mineração, a agropecuária e a manufatura. O Estado é o terceiro maior produtor de gás natural dos Estados Unidos, e o quarto maior produtor de trigo e carne e leite bovino do país.

O Oklahoma foi o 46º Estado dos Estados Unidos a entrar na União, em 16 de novembro de 1907. Possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia.


Sumários temáticos

Editar
   Artigos destacados

Edward Galen Givens Jr. (Quanah, 5 de janeiro de 1930Pearland, 6 de junho de 1967) foi um oficial militar, piloto, piloto de teste e astronauta norte-americano. Givens serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e foi escolhido como astronauta no Grupo 5 da NASA em 1966, porém morreu em um acidente automobilístico no ano seguinte antes de ser designado para uma missão.


Editar
   História de Oklahoma

O Atentado de Oklahoma City foi um ato de terrorismo doméstico perpetrado contra o Edifício Federal Alfred P. Murrah, no centro de Oklahoma City, Oklahoma, Estados Unidos, em 19 de abril de 1995. Orquestrado por Timothy McVeigh e Terry Nichols, dois supremacistas brancos militantes de extrema-direita, o ato ocorreu às 9h02, matou pelo menos 168 pessoas, feriu mais de 680 e destruiu um terço do prédio. A explosão também destruiu ou danificou 324 outros edifícios dentro de um raio de 16 quadras, quebrou vidros em 258 prédios próximos e destruiu ou incendiou 86 veículos, causando danos estimados em 652 milhões de dólares. Os esforços de resgate foram realizados por agências locais, estaduais, federais e internacionais, com doações substanciais recebidas de todo o país. A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) ativou onze unidades de sua "Força-Tarefa de Busca e Resgate Urbano", consistindo de 665 equipes que auxiliam em operações de resgate e recuperação. Até os ataques de 11 de setembro de 2001, o atentado de Oklahoma tinha sido o mais mortal ato terrorista na história dos Estados Unidos, mas continua sendo o incidente mais mortífero de terrorismo doméstico do país.

Dentro de 90 minutos após a explosão, McVeigh foi parado pelo policial rodoviário de Oklahoma, Charlie Hanger, por dirigir sem placas, sendo preso por porte ilegal de armas. Evidências forenses ligaram rapidamente McVeigh e Nichols ao ataque; Nichols foi preso, e em poucos dias ambos foram acusados. Michael e Lori Fortier foram posteriormente identificados como cúmplices. McVeigh, um veterano da Guerra do Golfo e um simpatizante do movimento de milícias dos EUA, detonou um caminhão alugado da marca Ryder, cheio de explosivos estacionados em frente ao prédio. Seu coconspirador, Nichols, ajudou na preparação da bomba. Motivado pela sua antipatia pelo governo federal dos EUA e insatisfeito com a forma como lidou com o incidente de Ruby Ridge, em 1992 e o Cerco de Waco em 1993, McVeigh planejou seu ataque para coincidir com o segundo aniversário do incêndio mortal que terminou com o cerco ao composto do Ramo Davidiano,em Waco, Texas.

A investigação oficial, conhecida como "OKBOMB", mostrou que os agentes do FBI realizaram 28 mil entrevistas, acumularam 3,5 mil toneladas de evidências e coletaram quase um bilhão de informações. McVeigh foi julgado e condenado à morte em 1997, e executado por injeção letal em 11 de junho de 2001. Nichols foi condenado à prisão perpétua por um tribunal federal em 1998 e por um tribunal estadual em 2004. Michael e Lori Fortier testemunharam contra McVeigh e Nichols; Michael foi condenado a 12 anos de prisão por não ter advertido o governo dos Estados Unidos, e Lori recebeu imunidade de processo em troca de seu depoimento.

Como resultado do atentado, o Congresso dos EUA aprovou a Lei Antiterrorismo e Pena de Morte Efetiva de 1996, que reforçou os padrões de habeas corpus nos Estados Unidos, bem como a legislação destinada a aumentar a proteção em torno dos prédios federais de futuros ataques terroristas. Em 19 de abril de 2000, o Memorial Nacional de Oklahoma City foi construído no local do Edifício Federal Murrah, em homenagem às vítimas do atentado. Os serviços de lembrança são realizados todos os anos em 19 de abril, no momento da explosão.


Política

Editar
   Política de Oklahoma

Charles Bradford (nascido em 10 de julho de 1963) é um político e advogado dos Estados Unidos. Foi o 26.º governador do estado do Oklahoma entre 2003 a 2011. Membro do Partido Democrata foi eleito governador em 2002. Henry enfrentou o republicano Ernest Istook na eleição para governador de 2006, sendo reeleito com 66% dos votos.

Henry foi o terceiro governador e o segundo democrata na história de Oklahomaa ser governador por dois mandatos, juntamente com o democrata George Nigh e com o republicano Frank Keating. Em 2010, Henry era inelegível para concorrer à reeleição segundo a constituição Oklahoma que permite dois mandatos. Seu segundo mandato terminou em 10 de janeiro de 2011 como governadores Oklahoma e outros cargos estaduais eleitos são empossados ​​na segunda segunda-feira a cada quatro anos.


Geografia

Editar
   Geografia de Oklahoma
Mapa da bacia hidrográfica do rio canadense mostrando o rio Beaver

O Rio Beaver é o nome histórico de um rio intermitente em Oklahoma que drena a maior parte do Panhandle de Oklahoma. Também é conhecido como o rio norte canadense; ambos os nomes são de uso comum. O rio Beaver flui do Condado de Union, Novo México, entrando no Oklahoma Panhandle no Condado de Cimarron e depois saindo do estado através do Condado de Sherman no Texas Panhandle por cerca de , depois de volta ao manípulo de Oklahoma no condado do Texas, onde fica apreendido no lago Optima, perto de Guymon. A jusante da barragem, continua pelos condados de Beaver e Harper, em Oklahoma, antes de terminar no Condado de Woodward.


Editar
   Clima de Oklahoma
Agricultor com os dois filhos durante uma tempestade de areia, no condado de Cimarron, Oklahoma, em 1936.

Designa-se por Dust Bowl um fenómeno climático de tempestade de areia que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1930 e que durou quase dez anos.


Cultura

Editar
   Biografia selecionada

William Howard Taft (Cincinnati, 15 de setembro de 1857Washington, D.C., 8 de março de 1930) foi um advogado e político norte-americano que serviu como o 27.º Presidente dos Estados Unidos de 1909 a 1913 e também 10.º Juiz-Chefe dos Estados Unidos entre 1921 e 1930, a única pessoa na história a servir nos dois cargos. Taft foi eleito presidente na eleição de 1908 como o sucessor escolhido de Theodore Roosevelt, porém foi derrotado para reeleição em 1912 por Woodrow Wilson depois de Roosevelt ter saído do Partido Republicano e concorrido como um candidato independente. O presidente Warren G. Harding posteriormente nomeou Taft como Juiz-Chefe, posição que ocupou até renunciar apenas um mês antes de sua morte.

Taft nasceu dentro de uma família modesta, porém extremamente exigente sobre sucesso. Ele estudou em Yale até 1878, tornando-se em seguida um advogado e depois juiz com menos de trinta anos. Ele continuou com sua rápida ascensão, sendo nomeado Advogado-Geral e juiz do Tribunal de Apelações. O presidente William McKinley o nomeou em 1901 como governador-geral civil das Filipinas. Taft tornou-se em 1904 o Secretário da Guerra de Roosevelt, que pessoalmente o escolheu para ser seu sucessor na presidência. Ele recusou várias ofertas de nomeação para a Suprema Corte dos Estados Unidos, apesar de sua ambição pessoal de virar Juiz-Chefe, por acreditar que seu trabalho político era mais importante.

Taft enfrentou pouca oposição para garantir a indicação Republicana a presidente em 1908, facilmente derrotando William Jennings Bryan, o candidato do Partido Democrata, na eleição. Na Casa Branca ele focou-se mais na Ásia Oriental do que na Europa e também repetidamente interveio para estabelecer ou remover governos em países latino-americanos. Taft procurou reduzir impostos de comércio, então uma grande fonte de renda governamental, porém o projeto de lei resultante foi muito influenciado por interesses especiais. Seu governo estava cheio de conflitos entre a ala conservadora, da qual Taft frequentemente simpatizava, e a ala progressista, da qual Roosevelt se aproximava cada vez mais. Controvérsias dentro da administração separaram mais os dois homens. O ex-presidente desafiou seu sucessor para renomeação em 1912, porém este usou seu controle do maquinário partidário para ganhar a maioria dos delegados. Roosevelt deixou o partido e Taft ficou com poucas chances de reeleição.

Taft voltou para Yale como professor após deixar a presidência, continuando sua atividade política e trabalhando contra a Primeira Guerra Mundial através da Liga para Reforçar a Paz. Harding o nomeou em 1921 como Juiz-Chefe. Taft era conservador em questões de negócios, porém durante seu mandato ocorreram avanços nos direitos individuais. Ele renunciou do cargo em fevereiro de 1930 devido problemas de saúde e morreu um mês depois, sendo enterrado no Cemitério Nacional de Arlington. Taft geralmente é avaliado como um presidente mediano em avaliações históricas de ex-presidentes.


Editar
   Educação em Oklahoma

Cameron University é uma universidade estadual fundada em 1908 em Lawton, Oklahoma, que oferece mais de 50 cursos que duram dois anos, quatro anos e programas de graduação. Os cursos enfatizam as artes, ciências e tecnologia e estudos de pós-graduação.


Editar
   Transportes e comunicações

A Interstate 35 (abreviado I - 35) é uma auto-estrada interestadual de sentido norte-sul, na região central dos Estados Unidos, que inicia em Laredo, Texas, na fronteira Estados Unidos-México, e termina em Duluth, Minnesota, na MN 61.

A auto-estrada possui 2 518 quilômetros de extensão.


Editar
   Demografia de Oklahoma
Crescimento populacional
Censo Pop.
1890258 657
1900790 391205,6%
19101 657 155109,7%
19202 028 28322,4%
19302 396 04018,1%
19402 336 434−2,5%
19502 233 351−4,4%
19602 328 2844,3%
19702 559 2299,9%
19803 025 29018,2%
19903 145 5854,0%
20003 450 6549,7%
20103 751 3518,7%
20203 959 3535,5%
Fonte: US Census

O censo nacional de 2000 estimou a população de Oklahoma em 3 450 654 habitantes, um crescimento de 9,7% em relação à população do Estado em 1990, de 3 145 585 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 3 547 884 habitantes, um crescimento de 12,8% em relação à população do Estado em 1990, de 2,8% em relação à população do Estado em 2000, e de 0,7% em relação à população do Estado em 2004.

O crescimento populacional natural de Oklahoma entre 2000 e 2005 foi de 80 800 habitantes - 264 324 nascimentos menos 183 571 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 36 546 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 15 418 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Oklahoma cresceu em 97 232 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 24 338 habitantes.


Editar
   Desportos em Oklahoma
Chesapeake Energy Arena, casa do Oklahoma City Thunder.

O estado possui apenas uma equipe em uma das quatro grandes ligas dos Estados Unidos, o Oklahoma City Thunder da NBA que joga no estado desde 2008 no Chesapeake Energy Arena (antes o time jogava em Seattle como Seattle SuperSonics). Em 2005, após o furacão Katrina o New Orleans Hornets jogou temporariamente alguns jogos no estado. No beisebol o estado tem dois times em ligas menores, o Oklahoma City Dodgers e o Tulsa Drillers. No futebol o FC Tulsa e o Oklahoma City Energy jogam a USL.


Editar
   Imagens destacadas

Crédito: Chris Denbow
A Igreja Metodista de Boston Avenue no centro de Tulsa, considerada um dos melhores exemplos de arquitetura Art Deco eclesiástico nos Estados Unidos


Editar
   Categorias


Editar
   Tópicos

Estado da banda Hanson, formada pelos três irmãos: Isaac, Taylor e Zac.

  • Pássaro: Tyrannus forficatus
  • Pedra: Rose rock
  • Peixe: Morone chrysops
  • Réptil: Crotaphytus collaris
  • Slogan: Native America (América Nativa)
  • Football Team: Oklahoma Sooners


Editar
   Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais


Editar
   Wikimedia


Purgar cache do servidor