Portal:Palau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Palau

Palau (pronunciado em português[paˈlaw]; pronunciado em inglês[pəˈlaʊ] (escutar); por vezes em inglês também Belau ou Pelew; em palauano: Belau), oficialmente República de Palau (em inglês: Republic of Palau; em palauano: Beluu ęr a Belau) é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.

O país foi estabelecido originalmente cerca de 3 000 anos atrás por migrantes das Filipinas, tendo sofrido uma povoação de negritos até cerca de 900 anos atrás. As ilhas foram visitadas pelos europeus no século XVIII, e se tornaram parte do Império Espanhol na Ásia e Oceania, em 1885. Após a derrota da Espanha na Guerra Hispano-Americana, em 1898, as ilhas foram vendidas à Alemanha Imperial em 1899, nos termos do Tratado Germano-Espanhol, onde foram administradas como parte da Nova Guiné Alemã. A Marinha Imperial Japonesa conquistou Palau durante a Primeira Guerra Mundial, e as ilhas tornaram-se mais tarde uma parte do Mandato do Pacífico Sul pela Liga das Nações. Durante a Segunda Guerra Mundial, escaramuças, incluindo a Batalha de Peleliu, foram travadas entre as tropas norte-americanas e japonesas, como parte da Campanha nas Ilhas Marianas e Palau. Junto com outras ilhas do Pacífico, Palau foi posta sob alçada do governo dos Estados Unidos, através do Protetorado das Ilhas do Pacífico, em 1947. O país votou contra a formação de um único estado com os Estados Federados da Micronésia, em 1979, ganhando soberania plena em 1994 sob um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.

A cultura das ilhas mistura elementos japoneses, da Micronésia e da Melanésia. A maioria dos habitantes são micronésios, melanésios e austronésios, com grupos significativos de descendentes de colonos japoneses e filipinos. O palauano e o inglês são as línguas oficiais do país, com o japonês, sonsorolense e tobiano reconhecidos como línguas regionais.

Politicamente, Palau é uma república presidencial em livre associação com os Estados Unidos, que lhe providencia condições de defesa, financiamento e acesso aos serviços sociais. O poder legislativo é concentrado no bicameral Congresso Nacional do Palau. A economia do país é baseada principalmente no turismo, agricultura de subsistência e pesca, com uma parcela significativa do produto interno bruto (PIB) derivado de ajuda externa.


 ver · editar Artigo em destaque

A Batalha de Peleliu, codinome Operação Stalemate II, foi combate travado entre os exércitos dos Estados Unidos e do Império do Japão no teatro de operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrendo entre setembro e novembro de 1944 na pequena ilha de Peleliu, hoje chamada de Palau. As forças norte-americanas (originalmente consistente da 1ª Divisão de Fuzileiros, mas depois foi ajudada por tropas do Exército da 81ª Divisão de Infantaria), lutaram para capturar uma pista de pouso em uma pequena ilha de coral.

O Major General William Rupertus, comandante da 1ª Divisão de Fuzileiros, previu que a ilha cairia em seu controle em quatro dias. Contudo, devido as fortificações bem feitas dos japoneses e uma resistência feroz, a batalha durou mais de dois meses. Este combate permanece como uma das batalhas mais controversas da história americana por causa do valor estratégico questionável da ilha e do alto número de mortos. Considerando o número de homens envolvidos, Peleliu teve a maior média de fatalidades entre todas as batalhas travadas durante a Guerra no Pacífico. O Museu Nacional dos Fuzileiros chamou a batalha de "a maior de toda a história dos Marines".



 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada

Edifício do Capitólio em Ngerulmud.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Palau no Commons Palau no Commons
Imagens e mídia
Palau no Wikcionário Palau no Wikcionário
Definições
Palau no Wikilivros Palau no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Palau no Wikinotícias Palau no Wikinotícias
Notícias
Palau no Wikiquote Palau no Wikiquote
Citações
Palau no Wikisource Palau no Wikisource
Biblioteca
Palau na Wikiversidade Palau na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar