Portal:Paquistão/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of Pakistan
Flag of Pakistan
Emblem of Pakistan
Emblem of Pakistan
Location on the world map

O Paquistão (Urdu: پاکستان‎, pākistān), oficialmente República Islâmica do Paquistão (Urdu: اسلامی جمہوریۂ پاکستان‎, islāmī jamhūriya i pākistān), é um país do sul da Ásia; localizado na região onde convergem o sul da Ásia, a Ásia Central e o Oriente Médio, o país limita com o Irã e o Afeganistão a oeste, a China a nordeste e a Índia a leste, ademais de ser banhado pelo Mar Arábico ao sul, com um litoral de 1 046 km de extensão.

O Paquistão é o sexto país do mundo em população e possui uma das maiores populações muçulmanas do planeta. Sua localização estratégica em uma encruzilhada de ideologias políticas e religiosas manteve na vanguarda dos acontecimentos mundiais. Sua cultura e história foram enriquecidas pelos invasores incontáveis​​, comerciantes, e os colonos que foram uma parte do passado da região. Seu território pertenceu à Índia Britânica e tem uma longa história de assentamento e civilização, inclusive a civilização do Vale do Indo: a região já foi invadida por gregos, persas, árabes, afegãos, turcos e mongóis. Foi incorporado à Índia Britânica no século XIX.

Após a independência, o Paquistão viu a perda do Paquistão Oriental em 1971, repetidos os golpes militares, o fundamentalismo islâmico generalizado e o crescimento militar e econômico significativo, intercalados com instabilidade política, com a segunda economia que mais cresce entre os dez países mais populosos do mundo em 2005 e a vigésima sétima maior economia em termos de paridade de poder de compra. O Paquistão tem a sétima maior forças armadas do mundo e é uma potência nuclear, com um arsenal de armas atômicas.

O país foi oficialmente fundado como o Domínio do Paquistão em 1947, sob a chefia de Muhammad Ali Jinnah e a Liga Muçulmana, e foi renomeado República Islâmica do Paquistão em 1956. O Paquistão foi membro fundador da Organização da Conferência Islâmica, da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional, do D8 e da Organização para Cooperação Econômica. Também é membro das Nações Unidas, da Organização Mundial do Comércio, do G33 e do Grupo dos 77.

Sua capital é Islamabad e sua maior cidade, Karachi.