Portal:Patrimônio cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal em construção


Patrimônio cultural

Patrimônio Cultural é o conjunto de todos as manifestações populares, cultos, expressão cultural, tradições tanto materiais quanto imateriais, que reconhecidos de acordo com sua importância histórica e cultural particular de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e eterno. Assim, é determinada sua proteção/salva-guarda, para garantir a preservação/continuidade e divulgação. Com a intenção de assegurar, para as gerações futuras conhecer seu passado, suas tradições, sua história, os costumes, a cultura, a identidade de seu povo.

Patrimônio Histórico (português brasileiro) ou Património Histórico (português europeu) é um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que, reconhecidamente, possua valor inestimável para um país, uma sociedade, um povoado ou uma região. O reconhecimento como Patrimônio Histórico se confere por vários fatores - de único ou combinado - como natural, único, biodiversidade, ecossistema, estético, e também artístico, documental, científico, antropológico, religioso, histórico, espiritual e outros.

A preservação do patrimônio histórico teve início como atividade sistemática no século XIX, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os monumentos e edifícios históricos destruídos nas guerras.

Artigos seleccionados

O Alto Douro Vinhateiro ou Região Vinhateira do Alto Douro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural. Rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.

Há mais de 2 000 anos o vinho é produzido na região do Douro. Desde o séc. XVIII, o seu principal produto, o Vinho do Porto é mundialmente famoso devido à sua qualidade.

Biografias seleccionadas

Nas notícias

Purgar cache do servidor