Portal:Patrimônio cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal em construção


Patrimônio cultural

Patrimônio Cultural é o conjunto de todos as manifestações populares, cultos, expressão cultural, tradições tanto materiais quanto imateriais, que reconhecidos de acordo com sua importância histórica e cultural particular de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e eterno. Assim, é determinada sua proteção/salva-guarda, para garantir a preservação/continuidade e divulgação. Com a intenção de assegurar, para as gerações futuras conhecer seu passado, suas tradições, sua história, os costumes, a cultura, a identidade de seu povo.

Patrimônio Histórico (português brasileiro) ou Património Histórico (português europeu) é um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que, reconhecidamente, possua valor inestimável para um país, uma sociedade, um povoado ou uma região. O reconhecimento como Patrimônio Histórico se confere por vários fatores - de único ou combinado - como natural, único, biodiversidade, ecossistema, estético, e também artístico, documental, científico, antropológico, religioso, histórico, espiritual e outros.

A preservação do patrimônio histórico teve início como atividade sistemática no século XIX, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os monumentos e edifícios históricos destruídos nas guerras.

Purgar cache do servidor