Portal:Pau dos Ferros/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte
Localização de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte

Pau dos Ferros é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião homônima e mesorregião do Oeste Potiguar localizando-se a uma distância de 392 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de aproximadamente 260 km², e sua população no censo demográfico de 2010 era de 27 745 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo oitavo mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião, embora, pela polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de cinquenta mil pessoas por dia.

Principal cidade da região Alto Oeste, Pau dos Ferros foi emancipado de Portalegre na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Clube Centenário Pauferrense, fundado em outubro de 1956. Pau dos Ferros é sede também de diversos eventos anuais, como a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), importante exposição cultural e econômica, além de possuir diversos pontos turísticos, como o obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política.

Saiba mais...

Panorama parcial de Pau dos Ferros a partir do Hotel Jatobá.