Portal:Probabilidade e estatística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:PeE)
Ir para: navegação, pesquisa
Portal da Probabilidade e Estatística
Fisher iris versicolor sepalwidth.svg

A teoria da Probabilidade é o estudo matemático na quantificação da aleatoriedade e incerteza de eventos na natureza; a Estatística é a ciência da coleta, descrição e análise de dados. Há uma interligação entre essas duas áreas de ciências que lidam com o que é aleatório.

Esses dois campos de estudo estão relacionados com outros tópicos de matemática, como algoritmos, ciência da computação e lógica. Também são fundamentais para a teoria dos jogos, a biologia, a economia, a sociologia e a física, entre outros.

Sinta-se à vontade para participar. Em caso de dúvida ou se tiver algum comentário, por favor visite a página de discussão.

Mostrar novas seleções abaixo (purgar)
Artigo em Destaque
Sabia que...

Em estatística, média é definida como o valor que mostra para onde se concentram os dados de uma distribuição como o ponto de equilíbrio das frequências em um histograma. Média também é interpretada como um valor significativo de uma lista de números. Os valores de uma lista de números podem ser representados por meio da escolha aleatória de um número. Se todos os números forem iguais, o número escolhido aleatoriamente será a média. Então, a média pode ser calculada por meio da combinação dos números de maneira específica e da geração de um valor significativo. Entretanto, a palavra média é usualmente usada em métodos mais sofisticados como média aritmética, mediana, moda, entre outros.

Seguindo uma definição mais informal de "média", pode-se assumir que no campo da estatística, dados possuem posições. Por exemplo, cada valor dos lançamentos de um dado possui sua posição em uma planilha eletrônica. Em estatística, média é uma medida de posição que indica um valor uniforme dos dados. Por exemplo, o conjunto possui média aritmética . Embora seja o valor médio, ele não é o valor central definido pela mediana.

  • ...que, como um estudante de pós-graduação na UC Berkeley em 1939, George Dantzig resolveu duas questões até então não respondidas relacionadas com o lema de Neyman-Pearson, porque ele erroneamente pensou que eles eram um dever de casa?
  • ...que um resultado do problema de aniversário é que entre um grupo de 23 (ou mais) pessoas escolhidas aleatoriamente, há mais de 50% de probabilidade de que duas pessoas tenham nascido no mesmo dia do ano?
  • ...que o termo viés não é necessariamente pejorativo na estatística, uma vez que os estimadores tendenciosos podem ter propriedades desejáveis ​​(como um erro quadrático médio menor do que qualquer outro estimador não tendencioso) e que, em casos extremos, os únicos estimadores não tendenciosos não estão nem mesmo dentro do casco convexo do espaço de parâmetro?
  • ...que a distribuição de Cauchy é um exemplo de uma distribuição que não tem média, variância ou momentos superiores definidos?
Imagem em destaque
Biografia destacada
Monte-Carlo01.gif
Crédito: Jirah


Ilustração do Método Estatístico para o Cálculo de Pi por Monte-Carlo.

Sir Ronald Fisher

Sir Ronald Aylmer Fisher, FRS (Londres, 17 de fevereiro de 1890Adelaide, 29 de julho de 1962) foi um estatístico, biólogo evolutivo e geneticista inglês. Foi descrito por Anders Hald como "um gênio que criou praticamente sozinho as fundações para a moderna ciência estatística" e Richard Dawkins o descreveu como "o grande sucessor de Darwin"


Como ajudar?
Nuvola apps korganizer.svg
Artigos audíveis
Projetos relacionados

Artigos que possuem versão audível Sound-icon.svg:


Probabilidade e Estatística em outros projetos Wikimedia
Categorias