Saltar para o conteúdo

Portal:Pintura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



img
img
Portal da Pintur


Toda informação sobre pintura da Wikipédia lusófona.




nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb nothumb


img
img
Introdução


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos). Devido ao fato de grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa e A Última Ceia, do renascentista Leonardo Da Vinci, serem pinturas a óleo, a técnica é historicamente considerada uma das mais tradicionais das artes plásticas. Com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.


img
img
Artigo destacado

A fortaleza da cidade de Paysandú após o cerco em 1865.
A fortaleza da cidade de Paysandú após o cerco em 1865.

Madalena lendo é um dos três fragmentos sobreviventes de um grande painel de retábulo do século XV do pintor holandês Rogier van der Weyden. Terminado entre 1435 e 1438, encontra-se na National Gallery de Londres desde 1860. Mostra uma mulher de face pálida, com os ossos da maçã do rosto proeminentes e pálpebras ovais, típico dos retratos das mulheres nobres do período.

A mulher está identificada como Madalena no jarro de unguento colocado à frente, o qual é um dos seus atributos na arte cristã. Ela é apresentada como estando completamente concentrada na sua leitura, um modelo de vida contemplativa, arrependida e absolvida de pecados passados. Na tradição católica medieval, Maria Madalena é confundida com Maria de Betânia, que ungiu os pés de Jesus Cristo com óleo e com a "pecadora" desconhecida de Lucas 7:36–50. A iconografia de Madalena mostra-a habitualmente com um livro, num momento de reflexão, a chorar ou com o olhar afastado. Van der Weyden presta muita atenção aos detalhes, em particular às dobras e ao tecido do vestido da mulher, à pedra de cristal das contas do rosário segurados pela figura sobre si, e à exuberância do exterior. (leia mais...)


img
img
Biografia

Autorretrato de Andrea Pozzo
Autorretrato de Andrea Pozzo

Andrea Pozzo (Trento, 30 de novembro de 1642Viena, 31 de agosto de 1709) foi um irmão leigo jesuíta e prolífico artista italiano, atuando como decorador, arquiteto, cenógrafo, pintor, professor e teórico, e sendo uma das figuras principais da arte barroca católica. Também conhecido como Andreas Puteus, em sua versão latina, ou Padre Pozzo, embora jamais tivesse sido efetivamente ordenado.

Desde jovem foi inclinado à vida religiosa, ingressando como irmão na Companhia de Jesus em 1665, mas não chegou a fazer os votos maiores e dedicou-se completamente à arte. Neste campo, também cedo iniciou seu aprendizado, mas seus primeiros anos são escassamente documentados. Depois de ganhar alguma fama no norte da Itália, seu nome se consagrou em Roma, onde realizou obras que serviram de modelo para gerações. Mais tarde se transferiu para a Áustria, onde também deixou uma contribuição importante. É particularmente lembrado pelas suas grandes composições de perspectiva ilusionística que pintou em tetos de igrejas e palácios, destacando-se a Glorificação de Santo Inácio na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma e a Apoteose de Hércules no Palácio Liechtenstein, em Viena. No campo da teoria, sistematizou suas técnicas em seu tratado Perspectiva Pictorum et Architectorum (em dois volumes, 1693-1700). (leia mais...)


img
img
WikiProjetos


img
img
Como contribuir

Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Pintura na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



img
img
Wikimedia

Pintura no Commons Pintura no Commons
Imagens e mídia
Pintura no Wikcionário Pintura no Wikcionário
Definições
Pintura no Wikilivros Pintura no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Pintura no Wikinotícias Pintura no Wikinotícias
Notícias
Pintura no Wikiquote Pintura no Wikiquote
Citações
Pintura no Wikisource Pintura no Wikisource
Biblioteca
Pintura na Wikiversidade Pintura na Wikiversidade
Recursos de aprendizado



Recarregar