Portal:Punk rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal Punk rock


PunkNotDead-grafitti.jpg

Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

Suas raízes tem origens nos Estados Unidos, com bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Dictators e Ramones. Mais tarde o estilo se popularizaria na Europa e teria inúmeras bandas representando-o, como o The Clash, Sex Pistols, The Damned, U.K. Subs, Eddie and The Hot Rods, Wire e The Stranglers na Inglaterra; Stiff Little Fingers e The Undertones na Irlanda; The Dogs, Stinky Toys e Métal Urbain na França; Male e Mittagspause na Alemanha; The Kids na Bélgica; Lama, Briard e Eppu Normaali na Finlândia; Rude Kids, Ebba Grön e Göteborg Sound na Suécia; Speedtwins na Holanda; Radio Birdman e The Saints na Austrália; e Restos de Nada, AI-5 e Condutores de Cadáver no Brasil. Mais tarde, o movimento se espalharia pelo mundo todo e até os anos 1980 praticamente todos os países teriam uma cena de punk rock.


>]]


 ver·editar Artigo destacado


Hardcore punk, no contexto punk, refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da "segunda onda do punk", no final dos anos 70, e mais comumente a um estilo de punk rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.

Literalmente, o termo significa algo como "núcleo duro", mas nesse caso seria mais adequada a tradução de algo como "casca grossa". O termo já era usado para designar militantes agressivos, criminosos ou qualquer versão mais extrema ou exagerada de algo e foi adotada por punks como sinônimo de originalidade e radicalismo.

 ver·editar Colabore!


Colabore
Reciclar

Revisar

Fundir

Expandir

Criar

Sem imagem (adicionar imagens)
Bandas / Grupos / Músicos:

Agent Orange (banda) - Amebix - Inocentes - Restos de Nada

Outros:
2 tone - Grindcore - Emo - Screamo - Straight edge


 ver·editar Categorias
 ver·editar Banda destacada


Cólera.jpg

A banda Cólera é um dos primeiros grupos de punk rock brasileiros, formado em 1979 em São Paulo pelos irmãos Redson (Edson Lopes Pozzi, guitarra e vocais) e Pierre (Carlos Lopes Pozzi, bateria) e o amigo Val (Valdemir Pinheiro). Devido a sua importância no movimento nacional, é considerada por muitos uma das bandas mais importantes desse estilo no país.

 ver·editar Ideologias e submovimentos
 ver·editar Gêneros
 ver·editar Cenas regionais
 ver·editar Portais relacionados


Crystal Clear app kguitar.png
Guitarras de McCartney y Harrison.jpg
Crystal 128 kguitar black.png
Epiphone flying v guitar svg.svg
Música alternativa Rock Heavy Metal Guitarra


|}