Portal:Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Portal do Quebec



Quebec
Quebec


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o Quebec.


 ver · editar Quebec


Bandeira do Quebec
Bandeira do Quebec

O Quebec ou Quebeque é uma das dez províncias do Canadá, sendo a mais extensa e segunda mais populosa delas, com cerca de 24% da população do país. A maior cidade do Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país, mas a capital da província é a Cidade de Quebec. Embora o Quebec represente cerca de um quarto da população do Canadá, ele não faz parte oficialmente da constituição canadense. Durante o processo de repatriação da Constituição do Canadá em 1982, o governo provincial exigiu o reconhecimento do Quebec como sendo uma nação por razão de sua língua, sua cultura e suas instituições próprias. Porém, durante o evento da Nuit des Longs Couteaux, um novo acordo foi feito sem René Lévesque, primeiro-ministro quebequense à época, que se recusou de assinar a nova versão da constituição. Desde então, vários projetos de reforma constitucional foram tentados, como o Acordo do Lago Meech, em 1987, e o Acordo de Charlottetown, em 1992, ambos sem sucesso.

O Quebec é a única província canadense com uma maioria francófona (79%) e uma minoria anglófona (8,3%). É também a província com a maior porcentagem de bilinguismo, 42,6% da população e 61% dos jovens francófonos.A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país e o francês seu único idioma oficial. Por causa da colonização francesa, a população do Quebec é, em sua maioria, católica, ao contrário do resto do país, onde os protestantes são maioria. Outra influência francesa está em seu sistema de justiça. O Quebec é a única província que tem um sistema misto: código civil de origem francesa e código criminal de origem britânica. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura de suas cidades.

 ver · editar Artigo selecionado


Jacques Cartier
Jacques Cartier

Jacques Cartier (Saint-Malo, Ille-et-Vilaine, 31 de Dezembro de 1491 - Saint-Malo, Ille-et-Vilaine, 1 de Setembro de 1557) foi um explorador francês. Ficou conhecido pelas suas três viagens ao Canadá em busca de ouro.

É-lhe creditada a descoberta da Ilha do Príncipe Eduardo, da Ilha Anticosti, do Rio São Lourenço e também a região de Hochelaga (actual Montreal), habitada pelos Wendats e outras tribos.

Cartier capturou e fez exames nos filhos do chefe Wendat, Donnacona, e levou-os para uma viagem à França. Em sua segunda viagem (1535-1536) trouxe-os de volta, mas capturou o chefe Donnacona e levou-o consigo, tendo o indígena vindo a falecer, em pouco tempo, na França. Esta expedição resultou na descoberta do rio São Lourenço, a mais importante passagem para o interior do continente.

Em sua terceira viagem, Cartier fundou um estabelecimento francês nas terras dos Wendats. Entretanto, os indígenas não se mostraram tão amistosos quanto em suas viagens anteriores, e Cartier teve que abandonar o estabelecimento, embarcando de volta à França. (leia mais...)

 ver · editar Colabore!


Colabore!
Colabore!
Brasão de armas do Quebec
Brasão de armas do Quebec

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quebec na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.


 ver · editar Sabia que...


... a Arquidiocese de Quebec é a mais antiga diocese do Canadá tendo sido fundada em 1674 pelo então bispo François de Laval?

... o território de Quebec ocupa uma área equivalente a 3 vezes a França , 7 vezes a do Reino Unido e 40 vezes a Suíça?

... a Universidade Laval é a mais antiga instituição de ensino superior no Canadá e de língua francesa na América?

... o astronauta quebequense Marc Garneau se tornou o primeiro canadense a ir para o espaço?



 ver · editar Wikimedia


Quebec no Commons Quebec no Commons
Imagens e mídia
Quebec no Wikcionário Quebec no Wikcionário
Definições
Quebec no Wikilivros Quebec no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Quebec no Wikinotícias Quebec no Wikinotícias
Notícias
Quebec no Wikiquote Quebec no Wikiquote
Citações
Quebec no Wikisource Quebec no Wikisource
Biblioteca
Quebec na Wikiversidade Quebec na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


Purgar cache do servidor