Portal:República Democrática do Congo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rugendo in bukima.jpgLava Lake Nyiragongo 2.jpgCulture of DRC - food1.jpgKindu church.jpgMaindombe1.JPG
Flag of the Democratic Republic of the Congo.svg Portal República Democrática do Congo
Bem-vindo ao Portal da República Democrática do Congo da Wikipédia lusófona.


Introdução

Flag of the Democratic Republic of the Congo
Coat of Arms of the Democratic Republic of the Congo
Location on the world map

A República Democrática do Congo (anteriormente Zaire), por vezes designada RDC, RD Congo, Congo-Kinshasa, Congo-Quinxasa ou Congo-Quinxassa para diferenciá-la do vizinho República do Congo (que também é chamado de Congo-Brazzaville), é um país da África Central e o segundo maior país do continente. Faz fronteira a norte com a República Centro-Africana, a leste com Uganda, Ruanda, Burundi e a Tanzânia, a leste e a sul com a Zâmbia, a sul com Angola e a oeste com o Oceano Atlântico, com o enclave de Cabinda e com o Congo. A capital e maior cidade é Kinshasa. O país goza de acesso ao mar através de um estreito trecho de 40 quilômetros, seguindo o rio Congo no Golfo da Guiné. O nome "Congo" (que significa "caçador") foi cunhado devido ao grupo étnico Kongo, habitante da área inferior do rio Congo.


Artigos selecionados

Flag of Congo Free State.svg

O Estado Livre do Congo (em francês: État Indépendant du Congo) foi um reino privado, propriedade pessoal de Leopoldo II da Bélgica entre 1877 e 1908. Ocupava a maior parte da área da bacia do rio Congo, incluindo o território da atual República Democrática do Congo. Sua economia se baseava na intensa exploração do trabalho africano, nas condições mais degradantes, para extracção de borracha e marfim.

Em 1908, depois da brutalidade deste tipo de colonização ter por fim sido exposta na imprensa ocidental, esta propriedade privada passou a ser uma colónia da Bélgica - o Congo Belga.


Biografia destaque

Mobutu Sese Seko 1973.jpg

Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga (Lisala, Congo Belga, 14 de Outubro de 1930 - Rabat, Marrocos, 7 de Setembro de 1997). O seu nome significa em português: O Todo Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando fogo em Seu Rastro. Seu nome de batismo era Joseph Desiré Mobutu. Foi o presidente do Zaire entre 1965 e 1997. Com uma imagem marcada pelo uso de um chapéu de pele de leopardo e uma bengala, fica para a história contemporânea de África como um dos mais poderosos governantes do continente.

Envolveu-se na luta pela independência, que foi conseguida em 1960, exercendo então o cargo de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Afastou-se depois da política, mas não da actividade militar, esfera em que foi consolidando a sua influência até que ela se tornou um incontornável poder de facto no país. Decidiu-se por uma iniciativa militar, em 1965, que afastou o presidente e o primeiro-ministro, declarando-se Mobutu seu herdeiro espiritual. Dissolveu a Assembleia Nacional e assumiu a titularidade de todos os poderes (legislativo, executivo e judicial), em regime de partido único, de tal forma que o seu nome se veio a confundir com o próprio Estado.

Perante a comunidade internacional, alegou ser o único garante da unidade de um país multiétnico e, apesar da sua política ditatorial, foi apoiado pelos países ocidentais, que não queriam ver instalado um regime comunista em tão importante região de África. Em 1971, Mobutu mudou o nome do país e do importante rio internacional, ambos de Congo, para Zaire.

Em 1997 o regime de Mobutu chegou ao fim. Após 32 anos no poder, o "Grande Leopardo" (como era por vezes apelidado) viu-se obrigado a abandonar o país, deixando o poder a Laurent-Désiré Kabila, que durante muitos anos lhe vinha movendo uma luta de guerrilha. Morreu de câncer de próstata no exílio em Rabat, Marrocos, em Setembro de 1997.


Imagem selecionada

Cathedrale Bukavu.jpg
Catedral de Nossa Senhora da Paz, um marco da cidade de Bukavu, no leste da província de Sud-Kivu.


Você sabia...

  • O primeiro caso oficial de AIDS/SIDA no mundo foi registrado na República Democrática do Congo.
  • ... Kinshasa é a terceira cidade mais populosa da África, menos populosa apenas que o Cairo, no Egito, e Lagos, na Nigéria.
  • ... A República Democrática do Congo foi coloniazada pela Bélgica.
  • ... A atual constituição foi aprovada com mais de 84% dos votos.
  • ... A República Democrática do Congo é o terceiro país africano em extensão e o 12º no mundo.
  • ... Kinshasa, a capital do país, é separada de Brazzaville, capital do Congo apenas por um rio.

Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos


Tópicos


Wikimedia

Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    
Purgar cache do servidor