Portal:Macedónia do Norte/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo selecionado


Escópia, Skopje, Skopie ou Skópie (em macedónio[Скопје] [ˈskɔpjɛ] (escutar)) é a capital e a maior cidade da Macedónia do Norte. Era conhecida no período romano sob o nome de Escupi, dentro da antiga Iugoslávia sob o nome (sérvio) Skoplie, e durante o domínio do império Turco-Otomano, sob o nome de Uzkub ou Uzkup.

A cidade desenvolveu-se rapidamente após a Segunda Guerra Mundial — tendência porém interrompida em 1963, ano em que foi abalada por um grande terremoto.

Atualmente Escópia é uma cidade moderna, que preserva monumentos culturais do passado. Situa-se nas coordenadas 42° 0' N 21° 26' E, no curso superior do rio Vardar, na principal rota norte-sul dos Balcãs, entre Belgrado (Sérvia) e Atenas (Grécia). É um importante centro siderúrgico, assim como das indústrias química, madeireira, têxtil, de curtumes e publicitária. O desenvolvimento industrial da cidade foi acompanhado por um desenvolvimento intensivo dos sectores do comércio e de operação bancária, assim como foi dada ênfase aos campos da cultura e do desporto.

Leia mais ...



Macedónia (região)
Macedónia grega (azul) e Macedónia do Norte (vermelho).
   Macedónia (Grécia)    Macedónia do Norte

FYROM é um acrônimo da língua inglesa para Former Yugoslav Republic of Macedonia, que significa Antiga República Iugoslava da Macedônia no Brasil e Antiga República Jugoslava da Macedónia em Portugal. O nome e a sigla foram criados após o desmembramento da Iugoslávia/Jugoslávia como uma forma de se referir ao Estado independente da Macedônia (atual Macedônia do Norte).

Esta denominação foi fruto da pressão exercida pela Grécia nos organismos internacionais, argumentando que o termo Macedônia/Macedónia refere-se a uma região em seu território e que ao usá-lo para nomear a antiga república iugoslava poderia suscitar reclamações territoriais consideradas inaceitáveis.

Desta forma, a Grécia só concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional da Macedônia do Norte na época) na Organização das Nações Unidas sob o nome provisório de "Antiga República Jugoslava da Macedónia" (em inglês "the former Yugoslav Republic of Macedonia" - FYROM; em macedônio: Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ) e assim a República da Macedónia tornou-se membro em 1993.

As disputas sobre o uso do topônimo Macedônia/Macedónia continaram acesas entre greco-macedônios e eslavo-macedônios, mantendo-se a obrigatoriedade de usar a sigla FYROM como nome oficial da Antiga República Iugoslava da Macedônia até fevereiro de 2019, quando o nome oficial da antiga república iugoslava foi alterado para "República da Macedônia do Norte".

A maioria das organizações internacionais adoptou a mesma convenção de nome, inclusive a OTAN, o FMI e o COI. Porém, um número crescente de países já vinham abandonado a referência provisória da ONU, inclusive três dos cinco membros permanentes do conselho de segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia e China. Noventa países chegaram reconhecem o país como "República da Macedónia" ou simplesmente "Macedónia".

Leia mais ...



Lago de Ocrida ou de Ócrida (em albanês: Liqeni i Ohrit; em macedônio/macedónio: Охридско Езеро; romaniz.:Okhridsko Ezero), também menos comumente chamado Acrida, é um lago no sudoeste da fronteira Albânia-Macedónia do Norte, e que tem uma área de 358 km². É o lago mais profundo dos Bálcãs (288 m de profundidade), e também um dos mais antigos do mundo, com o lago Titicaca e o lago Baikal.

Alimentado pelo lago Prespa, situado a sudeste, graças a infiltrações, o lago de Ocrida drena para norte pelo rio Drin Negro, que desemboca no Mar Adriático. Tem um tempo de retenção de água de 70 anos. É conhecido pelas suas águas claras, às vezes transparentes até uma profundidade de 22 m, e por sua rica e variada fauna, que inclui espécies endêmicas.

Seu nome provém da cidade de Ocrida na orla do lago. Esta cidade é a capital turística da Macedônia do Norte, e o lago, rodeado de várias praias e mosteiros bizantinos, é uma das maiores atrações do país. Num deles, o mosteiro feminino de São Jorge, no vilarejo de Rajcica, nas vizinhanças de Debar, monjas ortodoxas confeccionaram, com pérolas do Lago Ohrid, a “Tiara Macedônia”, oferecida, em 16 de maio de 2016, ao Papa Francisco pelo Presidente do Parlamento da Macedônia do Norte, Trajko Veljanovski. Por outro lado, o lago também está inscrito como Patrimônio da Humanidade por seu caráter natural excepcional, desde 1979. Em 1980, a classificação foi estendida aos seus sítios históricos e culturais.

Leia mais ...