Portal:Rio de Janeiro (estado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo portal da cidade do Rio de Janeiro, veja Portal:Rio de Janeiro (cidade).

Portal do Rio de Janeiro


Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o estado brasileiro do Rio de Janeiro.
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro
Museu de Arte Contemporânea, Niterói
Maracanã, Rio de Janeiro
Museu Imperial, Petrópolis
Ponte Rio-Niterói
Pôr-do-sol no Maciço da Tijuca, Rio de Janeiro
Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro
Cristo Redentor, Rio de Janeiro


 ver · editar Rio de Janeiro
Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Brasão do Estado do Rio de Janeiro
Mapa do estado e localização no Brasil

O Estado do Rio de Janeiro, localizado na Região Sudeste do Brasil, é o menor em extensão territorial (43.696 km²), mas possui a maior população (15,4 milhões hab.) e o maior PIB do país (R$ 222,5 bilhões).

O primeiro registro da história do Rio de Janeiro pós-descobrimento do Brasil é de 1º de janeiro de 1502, quando colonizadores portugueses avistaram a Baía da Guanabara e, acreditando ser ali a foz de um rio, deram ao lugar o nome de Rio de Janeiro. Entre 1555 e 1567, a Baía foi ocupada por um grupo de franceses, que pretendiam fundar no local uma colônia, a França Antártica. Tentando evitar a colonização francesa, em 1º de março de 1565 é fundada a cidade do Rio de Janeiro e, posteriormente, a Capitania Real do Rio de Janeiro, assegurando a posse do território para a Coroa Portuguesa.

Com o crescimento da exploração de ouro e diamantes em Minas Gerais, em 1763 a cidade do Rio de Janeiro torna-se a capital do Vice-reino do Brasil. Em 1834 o município do Rio de Janeiro foi transformado em Município Neutro, permanecendo como capital do império, enquanto a província passou a ter a mesma organização político-administrativa das demais, com um presidente escolhido pelo imperador e uma Assembleia Legislativa, tendo sua capital na Vila Real da Praia Grande, que no ano seguinte passou a se chamar Niterói.

Em 1891, após a Proclamação da República do Brasil em 1889, o Município Neutro transformou-se no Distrito Federal e a província do Rio de Janeiro transformou-se no estado do Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara, que em 1975 foi fundido com o estado do Rio de Janeiro.


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Ponte Rio Niretói.

A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.

O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel. Entretanto, somente no século XX, em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
sem subcategorias


 ver · editar Você sabia?

...o estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto?

...é representado na bandeira da Federação brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul

...seu lema é "Recte Rem Publicam Gerere", em latim, e significa "Gerir a Coisa Pública com Retidão"?

...a Baixada Fluminense acompanha todo o litoral e ocupa cerca de metade da superfície do estado?

...em 2000 o Rio de Janeiro era o terceiro estado brasileiro por número de pessoas acima de 15 anos alfabetizadas, com apenas 6,6% de sua população nessa faixa etária analfabeta?

...a pujança cultural do estado está espelhada principalmente na capital, a cidade do Rio de Janeiro?


 ver · editar Como colaborar!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Estado do Rio de Janeiro na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Projetos
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página