Portal:Rio de Janeiro (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal da cidade do Rio de Janeiro
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Rio de Janeiro (cidade).
(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo ao Portal da cidade do
Cristo RedentorMaracanãCopacabanaPanorâmica da cidade
Hoje é domingo, 30 de agosto de 2015.
Categoria | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver·editar Rio de Janeiro
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior produto interno bruto do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 127 bilhões de reais (IBGE/2006), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. (leia mais...)


 ver·editar Artigo destacado aleatório
O monumento do Cristo Redentor atualmente.

O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência. A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Categorias
sem subcategorias
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Sabia que...
  • ... o Rio de Janeiro tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental?
 ver·editar Imagem aleatória
Nuvens sobre a estátua do Cristo Redentor: uma das imagens brasileiras mais conhecidas no mundo.


 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Município do Rio de Janeiro na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Portais relacionados
Bandeira do estado do Rio de Janeiro.svg
Brazil Region Sudeste.svg
BRAlogo1.png
LocationAmericas.png
Rio de Janeiro Região Sudeste do Brasil Brasil América
 ver·editar Rio de Janeiro no...
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página