Portal:Rio de Janeiro (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal da cidade do Rio de Janeiro
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Rio de Janeiro (cidade).
(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo ao Portal da cidade do
Cristo RedentorMaracanãCopacabanaPanorâmica da cidade
Hoje é sábado, 20 de abril de 2019.
Categoria | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver·editar Rio de Janeiro
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior produto interno bruto do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 127 bilhões de reais (IBGE/2006), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. (leia mais...)


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Logo do Parque.

O Parque Nacional da Tijuca localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea, o Corcovado, e o Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque, elevando-se 1.022 metros acima do nível do mar. De relevo montanhoso, inclui áreas do Maciço da Tijuca. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Criado em 6 de julho de 1961, compreende uma área de 3.972 hectare na qual se inscreve a Floresta da Tijuca. Exerce papel de fundamental importância para cidade, prevenindo a erosão das encostas, enchentes e desabamentos e reduzindo a poluição atmosférica. Também detém diversas fontes de água que provêem o abastecimento urbano, ao mesmo tempo em que propiciam recreação e qualidade de vida aos habitantes, além de preservar a paisagem e fomentar o turismo. A preservação do parque está diretamente relacionada ao bem-estar, saúde e riqueza da cidade, sendo talvez o seu maior patrimônio.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar Categorias
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Sabia que...
  • ... aquele que nasce no Rio de Janeiro é chamado de carioca?
 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Município do Rio de Janeiro na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Portais relacionados
Bandeira do estado do Rio de Janeiro.svg
Brazil Region Sudeste.svg
BRAlogo1.png
LocationAmericas.png
Rio de Janeiro Região Sudeste do Brasil Brasil América
 ver·editar Rio de Janeiro no...
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página