Portal:Ruanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Rwanda.svg Bem vindo ao
Portal de Ruanda
Rwandan dancers.jpgGisenyiBeach.jpgNyabarongo.jpgI'm sooooo tired.jpg

Ruanda

Bandeira de Ruanda
Brasão de armas de Ruanda
Mapa de Localização

Ruanda, oficialmente República de Ruanda (português brasileiro) ou do Ruanda (português europeu) (Pronúncia inglesa: /ruːˈændə/ ou /rəˈwɑːndə/; pronúncia kinyarwanda: [ɾwanda] ouAFI: [ɾɡwanda]), é um país sem costa marítima localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, encravado entre o Uganda, a norte, a Tanzânia, a leste, o Burundi, a sul e a República Democrática do Congo, a oeste. Sua capital é Kigali.

Ruanda recebeu uma atenção internacional considerável devido ao genocídio ocorrido em 1994, no qual cerca de 800 mil pessoas foram mortas. Desde então, o país viveu uma grande recuperação social e, hoje em dia, apresenta um modelo de desenvolvimento que é considerado exemplar para países em desenvolvimento.

A população é predominantemente jovem e rural, com uma densidade entre as mais altas na África. Os ruandeses são provenientes de apenas um grupo cultural e linguístico, o Banyarwanda, embora dentro deste grupo há três subgrupos: os Hútus, Tútsis e os Twa. Os Twa são pigmeus que habitam a floresta, descendentes dos primeiros habitantes de Ruanda. Estudiosos discordam sobre as origens e as diferenças entre os hútus e tútsis; alguns acreditam que as diferenças são derivadas de antigas castas sociais dentro de um único povo, enquanto outros acreditam que os hútus e tútsis chegaram ao país separadamente e de diferentes locais. O cristianismo é a maior religião do país e a língua principal é o kinyarwanda, falado pela maioria dos ruandeses, com o inglês e francês servindo como línguas oficiais. Ruanda tem um sistema presidencialista de governo.


Artigo em destaque

Rwandan Genocide.jpg

O Genocídio de Ruanda foi o assassinato em massa em 1994 de centenas de milhares de tutsis de Ruanda e políticos hutus moderados por parte do governo Hutu dominado sob a ideologia do Hutu Power. Ao longo de aproximadamente 100 dias, a partir do assassinato de Juvénal Habyarimana em 6 de abril até meados de julho, pelo menos 500.000 pessoas foram mortas. Estimativas do número de mortes têm variado entre 500.000 e 1.000.000, ou tanto como 20% da população total do país.

Em 1990, a Frente Patriótica Ruandesa (RPF), um grupo rebelde, composto principalmente de refugiados tutsis, invadiram o norte de Ruanda a partir de Uganda. A Guerra Civil de Ruanda, travada entre o regime hutu, com o apoio de nações de língua francesa da África e da própria França, e o RPF, com o apoio de Uganda, aumentou enormemente as tensões étnicas no país e levou ao surgimento do Hutu Power, uma ideologia que afirmava que os tutsis pretendiam escravizar os hutus e, portanto, deveriam ser combatidos a todo custo.


Você sabia…

  • ... que o genocídio de Ruanda de 1994 levou a uma crise de refugiados dos Grandes Lagos, que terminou quando quase dois milhões de refugiados retornaram a Ruanda, no início da Primeira Guerra do Congo?


Categorias

Mapa

Map of Rwanda.png


Um mapa de Ruanda.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Darfur-Rally 019.jpg

O tenente-general Roméo Allain Dallaire (Denekamp, Países Baixos, 25 de junho de 1946) é um senador, agente humanitário, escritor e general aposentado canadense.

Dallaire é amplamente reconhecido por servir como Comandante da MINUAR, malfadada força de manutenção de paz das Nações Unidas para Ruanda entre 1993 e 1994. Além disso, também é lembrado por tentar impedir o genocídio promovido por extremistas hutus contra tutsis e hutus moderados.



WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Ruanda no Wikinotícias     Ruanda no Wikiquote     Ruanda no Wikilivros     Ruanda no Wikisource     Ruanda no Wikcionário     Ruanda na Wikiversidade     Ruanda no Wikivoyage     Ruanda no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/RuandaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/RuandaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/RuandaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/RuandaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/RuandaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/RuandaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/RuandaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:RuandaCommons-logo.svg

Recarregar