Portal:Sérvia/Biografia selecionada/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Petkovic Ordem do Rio Branco Cropped.png

Dejan Petković, mais conhecido como Petković, ou simplesmente Pet (em sérvio: Дејан Петковић) (Majdanpek, 10 de setembro de 1972), é um ex-futebolista e atual treinador sérvio que atuava como meia e atacante. No Brasil, destacou-se defendendo o Vitória, depois em três clubes do Rio: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense. Pelo Flamengo, disputou seu último jogo oficial de futebol num empate em 1 a 1 com o Corinthians em 5 de junho de 2011.

Especialista em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos, foi reconhecido como um dos jogadores mais técnicos atuando no Brasil nos últimos anos e um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no país. Um raro exemplo de jogador europeu a vir jogar no Brasil, virou ídolo no Vitória e destacou-se também em três rivais cariocas: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.

Porém, esse sucesso não seria reconhecido pelas diversas comissões técnicas que foram se passando pelas Seleções Iugoslava, Servo-Montenegrina e Sérvia - sucesso este que, todavia, acabaria reconhecido pelo próprio governo da Sérvia em junho de 2010, quando o Ministro das Relações Exteriores de sua terra natal, Vuk Jeremić, anunciou Petković como cônsul honorário da Sérvia no Brasil.