Portal:SIC/Biografia destacada/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ricardo da Silva Tavares Pereira (Lisboa, 14 de setembro de 1979) é um actor e apresentador português. Divide a sua carreira entre a televisão, o teatro e o cinema. Pereira estreou como ator em 2000, na peça Real Caçada ao Sol de Peter Shaffer no Teatro Nacional D. Maria II. Em seguida trabalhou com Maria Emília Correia, encenadora que o dirigiu em Menino ao Colo de Armando Silva Carvalho, no Teatro da Trindade (2002). Também em 2002, alcançou reconhecimento a nível nacional com projetos televisivos como Saber Amar e Bairro da Fonte.

Em 2004, Pereira teve seu primeiro protagonista não-brasileiro numa telenovela da Rede Globo em Como uma Onda. Em 2006 integrou o elenco de Jura, novela da SIC, e Pé na Jaca, da Rede Globo. O seu terceiro trabalho para Rede Globo foi João, em 2008, na novela Negócio da China, ao qual se seguiu o seriado Toma Lá Dá Cá. A partir de 2008, Ricardo começou a apresentar Episódio Especial, um programa semanal na TV portuguesa (SIC). O programa retrata e fala sobre a ficção brasileira, principalmente as novelas da Rede Globo que são transmitidas em Portugal.

Em 2009, protagonizou Perfeito Coração na SIC, retornando a Rede Globo no ano seguinte em Insensato Coração, ao mesmo tempo que interpretava Hélio, em Laços de Sangue, na SIC.

Em 2012 voltou aos palcos de Portugal e do Brasil com a peça Um Sonho para Dois, ao lado de Fernanda Souza. Em 2013, interpretou o militante português Fabrício na novela Joia Rara. Também apresentou o Dança da Galera, do Domingão do Faustão e integrou o elenco do filme francês Cadências Obstinadas.

No cinema, Ricardo teve seu primeiro papel em Um Homem não é um Gato, produzido pela SIC. No seu percurso, salientaram-se os filmes O Milagre Segundo Salomé, O Crime do Padre Amaro, Viúva Rica Solteira Não Fica, Amália, Mistérios de Lisboa, e Cadences Obstinée.

Em 2015, Ricardo Pereira integrou o elenco de vários projetos cinematográficos, como Cosmos, Meu Passado Me Condena 2, Amor Impossível, e Cartas da Guerra. Ainda em 2015, protagonizou Mar Salgado, uma co-produção entre SIC e Rede Globo vencedora do prémio Bronze no International Television and Film Awards, em Nova York, e regressou aos ecrãs brasileiros no final de Agosto com a novela da Globo, A Regra do Jogo, posteriormente nomeada para o Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela.

Em 2016, Pereira atuou na telenovela Liberdade, Liberdade da Rede Globo, que estreou posteriormente também em Portugal. No cinema, foi um dos protagonistas do documentário de Vanessa Rodrigues, Baptismo de Terra, e encontra-se neste momento a rodar o filme Mulheres, de Leonel Vieira. No teatro, esteve em cena no Teatro Tivoli com a peça Meu Deus, encenada por Elias Andreato e onde interpretou o papel de Deus.

Ricardo Pereira foi ainda o narrador do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, uma homenagem da Orquestra XXI a William Shakespeare, nos 400 anos da sua morte. O espetáculo esteve em cena no Theatro Circo de Braga, na Casa da Música do Porto, no Convento de São Francisco de Coimbra e na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Actualmente Ricardo Pereira integra o elenco de Novo Mundo, projecto da Rede Globo que é também transmitido em Portugal, na SIC, e está ainda em cena no Teatro Poeira (Rio de Janeiro) com a peça Hollywood, de David Tamet, encenada por Ricardo Paso.

O ator é representado em Portugal pela L'Agence e no Brasil pela 2Twogether.

Leia mais...