Portal:Saara Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal Saara Ocidental - بـوابـة الـصـحـراء الـغـربـيـة

Coat of arms of the Sahrawi Arab Democratic Republic.svg
Flag of the Sahrawi Arab Democratic Republic.svg
LocationWesternSahara.svg

O Saara Ocidental (Sara Ocidental ou Sahara Ocidental) é um território na África Setentrional, limitado a norte por Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias. A sua capital é El Aaiún. O Saara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não-autônomos desde a década de 1960. O controle do território é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário.

Em 27 de fevereiro de 1976, este movimento proclamou a República Árabe Saaráui Democrática (RASD, em árabe: الجمهورية العربية الصحراوية الديمقراطية; transl.: Al-Jumhūrīyyah Al-`Arabīyyah Aṣ-Ṣaḥrāwīyyah Ad-Dīmuqrāṭīyyah), um governo no exílio. A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 estados e mantém embaixadas em 16 deles, sendo membro da União Africana desde 1984, carecendo no entanto de representação na ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 28 de Fevereiro de 1976.



Artigos selecionados

Soldats sahraouis du Front du Polisario.jpg

Guerra do Saara Ocidental (em árabe: حرب الصحراء الغربية, em francês: Guerre du Sahara, em espanhol: Guerra del Sahara Occidental) foi uma luta armada entre o grupo rebelde saarauí Frente Polisário e as forças armadas do Marrocos e da Mauritânia pela descolonização e independência, sendo a fase mais significativa do conflito do Saara Ocidental. A guerra eclodiu após a retirada da Espanha do Saara Espanhol, em conformidade com os Acordos de Madrid (firmados sob a pressão da Marcha Verde), através do qual transferiu o controle administrativo do território para o Marrocos e a Mauritânia, mas não a soberania. No final de 1975, o governo marroquino organizou a Marcha Verde de cerca de 350.000 cidadãos marroquinos, escoltados por cerca de 20.000 soldados, que entraram no Saara Ocidental, tentando estabelecer uma presença marroquina. Apesar de a princípio encontrar apenas uma pequena resistência pela Frente Polisário, o Marrocos depois entraria em um longo período de guerra de guerrilha com os nacionalistas saarauís. Durante o final dos anos 1970, a Frente Polisário, desejando estabelecer um Estado independente no território, lutaria sucessivamente tanto com a Mauritânia tanto com o Marrocos. Em 1979, a Mauritânia retirou-se do conflito depois de assinar um tratado de paz com a Frente Polisário. A guerra continuaria em baixa intensidade em toda a década de 1980, embora o Marrocos fizesse várias tentativas para assumir vantagem em 1989-1991. Foi finalmente alcançado um acordo de cessar-fogo entre a Frente Polisário e o Marrocos em setembro de 1991.

Você sabia…



Portais relacionados

Categorias

Imagem selecionada

Mezquita en Dajla (Sahara Occidental).jpg

Mesquita em Dajla.

Biografia selecionada

Aminatouhaidar.jpg

Aminatou Ali Ahmed Haidar (24 de julho de 1966), também conhecida como Aminetou, Aminatu ou Aminetu, é uma ativista dos direitos humanos sarauí e uma defensora da independência do Saara Ocidental. Ela é muitas vezes chamada de "Gandhi sarauí" ou "Pasionaria sarauí" por seus protestos não-violentos. Foi presa em 1987-1991 e em 2005-2006 por acusações relacionadas à sua defesa da independência. Em 2009, ela atraiu a atenção internacional quando encenou uma greve de fome no aeroporto de Lanzarote, após ter sido negada a reentrada no Saara Ocidental ocupado pelos marroquinos. Haidar ganhou vários prêmios internacionais de direitos humanos por seu trabalho, incluindo o Robert F. Kennedy Human Rights Award de 2008 e o Civil Courage Prize de 2009.



Coisas que você pode fazer

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com Saara Ocidental.



Mapa


Associados Wikimedia

Saara Ocidental no Wikinotícias     Saara Ocidental no Wikiquote     Saara Ocidental no Wikilivros     Saara Ocidental no Wikisource     Saara Ocidental no Wikcionário     Saara Ocidental na Wikiversidade     Saara Ocidental no Wikivoyage     Saara Ocidental no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Saara_OcidentalWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Saara_OcidentalCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor