Portal:Santos/Santo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Santa Beatriz da Silva (Campo Maior, 1424Toledo, 9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz de Menezes da Silva, foi uma nobre portuguesa e santa católica, e, ainda, irmã do frade franciscano Beato Amadeu da Silva e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

Beatriz era a oitava filha de D. Rui Gomes da Silva, alcaide da vila fronteiriça de Campo Maior, e de D. Isabel de Menezes, Condessa de Portalegre, filha de D. Pedro de Menezes, conde de Vila Real; assim, por via materna, descendia não só dessa casa senhorial, como também das dos condes de Ourém e Barcelos, linhagens antiquíssimas que tinham no Rei D. Sancho I de Portugal o seu remoto antepassado.

Descendente de reis e neta de senhor tão influente, foi desde cedo foi preparada para a vida na Corte, tornando-se dama da Infanta D. Isabel, Rainha de Leão e Castela, filha do Infante D. João, o penúltimo dos filhos do Rei D. João I de Portugal, a qual era quatro anos mais nova que Beatriz.

Num momento de enorme aflição, por haver invocado a Santíssima Virgem Maria esta apareceu-lhe e comunicou que a salvaria se Beatriz fundasse uma ordem religiosa que celebrasse o mistério da Sua Imaculada Conceição. Não lhe foi fácil fundar a Ordem religiosa, mas com o apoio da Rainha Isabel, a Católica, filha da rainha portuguesa D. Isabel, conseguiu enfim estabelecer a Ordem da Imaculada Conceição, usando um hábito azul e branco (as cores das vestes de Nossa Senhora da Conceição), destinada unicamente à contemplação. A bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Monjas Concepcionistas, foi expedida pelo Papa Inocêncio VIII em 1489.

Para ver o artigo completo, clique aqui.