Portal:Sergipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Estado de
Sergipe
 ver · editar Sergipe
Bandeira do Estado de Sergipe
Brasão do Estado de Sergipe
Mapa do estado e localização no Brasil
Sergipe é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Nordeste, tem como limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21.910 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi estimada em 2.068.031 habitantes, o sexto estado menos populoso do país.

A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Outras cidades importantes são Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas messorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.

Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820 através de decreto de Dom João VI. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889. (leia mais...)

 ver · editar Artigos selecionados
 ver · editar Biografias selecionadas
Marcelo Déda em fevereiro de 2011.jpg

Marcelo Déda Chagas (Simão Dias, 11 de março de 1960 - São Paulo, 2 de dezembro de 2013) foi um advogado e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Com carreira política em seu estado natal, Sergipe, ele foi deputado estadual e federal. Em 2000 foi eleito prefeito de Aracaju, cargo que ocupou de 2001 até 2006, quando renunciou para disputar o governo estadual. Elegeu-se governador de Sergipe naquele ano e foi reeleito em 2010, cargo que ocupou até sua morte.

Sua militância política teve início no Movimento Secundarista. O primeiro contato com o DCE da Universidade Federal de Sergipe foi feito na época de existência do grupo político estudantil de esquerda na universidade chamado "Atuação". Déda acompanhou no DCE da UFS a primeira greve universitária e seu interesse pelas causas esquerdistas atraíram a atenção da militância política.

Em 1982, na primeira eleição do PT, Déda é lançado candidato a deputado estadual. Estava com 22 anos e obteve apenas 300 votos. Em 1985, acontecem as eleições para prefeito em Aracaju e o atual governador saiu candidato. A campanha decolou e Marcelo Déda conquistou o segundo lugar nas urnas com aproximadamente 19 mil votos.

Foi eleito, em 1986, deputado estadual com a maior votação de sua legislatura. Seus mais de trinta mil votos foram tão significativos, que elegeram, também, um outro correligionário, o médico Marcelo Ribeiro, que teve pouco mais de mil votos. (leia mais...)

 ver · editar Nas notícias
 ver · editar Imagem selecionada
Brasão-Socorro.jpg
Brasão do município de Nossa Senhora do Socorro
 ver · editar Sabia que?

... que o estado de Sergipe é o menor estado do Brasil (fora o Distrito Federal), com apenas 22.050 km²?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
Brazil Region Nordeste.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Nordeste do Brasil Brasil Geografia
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas a fazer
 ver · editar Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Sergipe no Commons Sergipe no Commons
Imagens e mídia
Sergipe no Wikcionário Sergipe no Wikcionário
Definições
Sergipe no Wikilivros Sergipe no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Sergipe no Wikinotícias Sergipe no Wikinotícias
Notícias
Sergipe no Wikiquote Sergipe no Wikiquote
Citações
Sergipe no Wikisource Sergipe no Wikisource
Biblioteca
Sergipe na Wikiversidade Sergipe na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Purgar cache do servidor