Portal:Sergipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
atualizar conteúdo
Portal do Estado de
Sergipe

Sergipe

Bandeira do Estado de Sergipe
Brasão do Estado de Sergipe
Mapa do estado e localização no Brasil
Sergipe é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Nordeste, tem como limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21.910 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi estimada em 2.068.031 habitantes, o sexto estado menos populoso do país.

A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Outras cidades importantes são Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas messorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.

Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820 através de decreto de Dom João VI. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889. (leia mais...)

Artigos selecionados

Biografias selecionadas

Tobias Barreto.jpg

Tobias Barreto de Meneses (Vila de Campos do Rio Real, 7 de junho de 1839Sergipe, 26 de junho de 1889) foi um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola do Recife (movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu). Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.

Aprendeu as primeiras letras com o professor Manuel Joaquim de Oliveira Campos. Estudou latim com o padre Domingos Quirino, dedicando-se com tal aproveitamento que, em breve, iria ensinar a matéria em Itabaiana, onde também dedicou-se à música, sendo cantor e flautista da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (nome atual).

Em 1861 seguiu para a Bahia com a intenção de freqüentar um seminário mas, sem vocação firme, desistiu de imediato. Sem ter prestado exames preparatórios voltou à sua vila donde sairá com destino a Pernambuco. Em 1854 e 1865 o jovem Tobias, para sobreviver, deu aulas particulares de diversas matérias. Na ocasião prestou concurso para a cadeira de latim no Ginásio Pernambucano, sem conseguir, contudo, a desejada nomeação. (leia mais...)

Nas notícias

Imagem selecionada

Sabia que?

... que o estado de Sergipe é o menor estado do Brasil (fora o Distrito Federal), com apenas 22.050 km²?

Categorias

Portais relacionados

Brazil Region Nordeste.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Nordeste do Brasil Brasil Geografia

WikiProjetos

Coisas a fazer

Wikimedia

Sergipe no Wikinotícias     Sergipe no Wikiquote     Sergipe no Wikilivros     Sergipe no Wikisource     Sergipe no Wikcionário     Sergipe na Wikiversidade     Sergipe no Wikivoyage     Sergipe no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SergipeWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SergipeWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SergipeWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SergipeWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SergipeWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SergipeWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SergipeWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SergipeCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor