Portal:Serra Leoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of Sierra Leone.svg Bem vindo ao
Portal de Serra Leoa
Sierra Leone Road.jpgKamabai Rock Shelter, Sierra Leone.jpgSefadu Palms.jpg

Serra Leoa

Flag of Sierra Leone.svg

Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país na África Ocidental. É delimitada a norte pela Guiné, a Libéria, no sudeste e o Oceano Atlântico no sul e oeste. Serra Leoa abrange uma área total de 71.740 km² e tem uma população estimada em 6.296.803. O país tem um clima tropical, com um ambiente diversificado variando de savana para florestas tropicais. A capital da república é Freetown, sede do governo, e a maior cidade, com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes. A segunda maior cidade é Bo, com 269.000 habitantes. Somente cinco cidades do país contam com população superior à 100.000 habitantes, são elas: Kenema, Koidu e Makeni. O país abriga a universidade mais antiga da África Ocidental, Fourah Bay College, criada em 1827. Possui o terceiro maior porto natural do mundo.

LocationSierraLeone.svg

Serra Leoa é o país com a terceira mais baixa classificação no IDH (0,365), ficando a frente do Afeganistão (0,352) e do Níger (0,340). Segundo dados de 2007, Serra Leoa tem a maior taxa de mortalidade infantil (161 por mil crianças nascidas vivas) do mundo, além do sétimo maior índice de pobreza humana.


Artigos selecionados

Forças de Defesa Civil (Civil Defence Forces, CDF) foi uma organização paramilitar que lutou na Guerra Civil da Serra Leoa (1991-2002). Apoiou o governo eleito de Ahmed Tejan Kabbah contra os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (FRU) e o Conselho Revolucionário das Forças Armadas (CRFA). Grande parte das Forças de Defesa Civil era composta pelos Kamajors, que faz parte do grupo étnico mende.

Três líderes das Forças de Defesa Civil foram indiciados no Tribunal Especial para a Serra Leoa, mais especificamente Samuel Hinga Norman (chefe do grupo), Moinina Fofana (segundo em comando) e Allieu Kondewa (comandante militar).



Você sabia…

  • ... que o inglês é a língua oficial, mas é o krio a língua mais falada pelos serra-leoneses ?
  • ... que a educação em Serra Leoa teve que se recuperar da destruição de 1.270 escolas primárias durante a Guerra Civil...?
  • ... que a Serra Leoa é classificada como um dos países mais tolerantes do mundo quando o assunto é liberdade de religião...?
  • ... que Serra Leoa possui uma das mais altas taxas de mutilação genital feminina do mundo, onde 9 de cada 10 mulheres passaram por esse tipo de violência ?
  • ... que o país possui 16 grupos étnicos, cada um com sua própria língua e dialeto ?
  • ... que Serra Leoa é um dos dez países mais pobres do mundo ?


Categorias

Imagem selecionada

An aerial view of Freetown
Uma vista aérea de Freetown, a capital e a maior cidade de Serra Leoa

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Serra Leoa na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Associados Wikimedia

Serra Leoa no Wikinotícias     Serra Leoa no Wikiquote     Serra Leoa no Wikilivros     Serra Leoa no Wikisource     Serra Leoa no Wikcionário     Serra Leoa na Wikiversidade     Serra Leoa no Wikivoyage     Serra Leoa no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Serra_LeoaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Serra_LeoaCommons-logo.svg

Recarregar