Portal:Somália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of Somalia.svg
Bem-vindo ao
Portal da Somália
Somalia BMNG.png2012 1007 Kismayo Streets Civilians h (8071428358).jpgMerca minaret moonrise.jpgZeila ruins.jpeg

Intro

Bandeira da Somália
Brasão de armas da Somália
Mapa de Localização

A Somália (em somali: Soomaaliya; em árabe: الصومال, transl. aṣ-Ṣūmāl), oficialmente República da Somália (em somali: Jamhuuriyadda Soomaaliya; em árabe: جمهورية الصومال, transl. Jumhūriyyat aṣ-Ṣūmāl) e anteriormente conhecida como República Democrática da Somália, é um país localizado na Corno de África. Faz fronteira com o Djibuti no noroeste, Quênia no sudoeste, o Golfo de Aden com o Iémen a norte, o Oceano Índico a leste e com a Etiópia no oeste.

Devido aos laços de longa data com o Mundo Árabe, a Somália foi aceita em 1974 como membro da Liga Árabe. Para reforçar a sua relação com o resto do continente africano, a Somália se juntou a outras nações fricanas, quando fundou a União Africana e começou a apoiar o ANC na África do Sul contra o regime do apartheid, além dos os separatistas eritreus na Etiópia durante a Guerra de Independência da Eritreia. Um país muçulmano, a Somália é um dos membros fundadores da Organização da Conferência Islâmica e é também um membro da ONU e MNA. Apesar do sofrimento constante de guerras civis e da instabilidade política, a Somália também conseguiu sustentar uma economia de livre mercado que, segundo a ONU, supera as de muitos outros países da África.



Artigos selecionados

Siad Barre Mogadishu poster cropped.jpg

O golpe de Estado na Somália em 1969 foi uma tomada de poder sem derramamento de sangue na Somália em 21 de outubro de 1969 por oficiais militares esquerdistas do Conselho Revolucionário Supremo liderados por Siad Barre. As tropas somalis apoiadas por tanques sob o comando de Barre invadiram Mogadíscio e tomaram os principais edifícios governamentais e ordenaram a abdicação dos líderes do país. O golpe de Estado depôs o presidente Sheikh Mukhtar Mohamed Hussein e o primeiro-ministro Mohammad Egal e conduziu a um governo militar de vinte e um anos por Barre e à imposição de um governo marxista-leninista na Somália até 1991.

Decorrente das eleições parlamentares altamente contestadas de março de 1969 e das tensões políticas, o golpe levou à repressão política na Somália e transformou-a num Estado satélite soviético virtual até 1977, altura em que se tornou um aliado dos Estados Unidos. Foi o primeiro golpe bem sucedido na história da Somália, após duas tentativas anteriores abortadas, uma vez que o país alcançou independência nove anos antes em 1960.


Biografia destaque

Abdullahi Yusuf Ahmed 2.jpg

Abdullahi Yusuf Ahmed (em somali: Cabdulaahi Yuusuf Axmed) é um antigo militar e político da Somália. Ele foi presidente da Somália de 2004 a 2008. Era o presidente de transição da Somália, e foi eleito pelo Parlamento somali "em exílio" em Nairobi em 10 de outubro de 2004 e foi empossado em 14 de outubro de 2004. Desde essa eleição, vive em Nairobi. A eleição foi realizada em Nairobi, pois Mogadíscio, a capital da Somália, então sob o domínio de combates de clãs, era então considerado muito perigoso.


Você sabia...

... que o Estado somali de Ajuuraan se destacou em engenharia hidráulica e construção de fortalezas?

Statue of Mohammed Abdullah Hassan in Mogadishu.

... que Ahmad ibn Ibrihim al-Ghazi, um imame somali e general do Sultanato de Adal, invadiu a Etiópia e derrotou vários imperadores etíopes, causando muitos danos nesse reino?

... que a empresa marítima da Somália remonta à antiguidade?

... que as pinturas rupestres de Laas Gaal, localizadas perto de Hargeisa, possuem 4000-11000 anos de idade?

... que a Mesquita Fakr ad-Din é o mais antigo edifício islâmico no Chifre da África?

... que Mohammed Abdullah Hassan (foto), um líder religioso e nacionalista somali e comandante do Estado Dervish, liderou uma guerra de resistência contra as forças britânicas, italianas e etíopes durante mais de duas décadas?

... que a Somália era e ainda é conhecida como a Nação dos Poetas?


Imagem selecionada

Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Somália na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Portais relacionados

WikiProjetos


Tópicos

Bandeira da Somália Somália
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens


Wikimedia

Somália no Wikinotícias     Somália no Wikiquote     Somália no Wikilivros     Somália no Wikisource     Somália no Wikcionário     Somália na Wikiversidade     Somália no Wikivoyage     Somália no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Som%C3%A1liaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Som%C3%A1liaCommons-logo.svg
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    
Purgar cache do servidor