Portal:Sri Lanka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sri Lanka

Flag of Sri Lanka.svg
Emblem of Sri Lanka.svg


O Sri Lanka (por vezes aportuguesado para Sri Lanca), , oficialmente República Democrática Socialista do Sri Lanka; conhecido pela forma portuguesa equivalente Ceilão, adotada pelo país até 1972; era chamado de Taprobana na Antiguidade e na Idade Média, é um país insular asiático, localizado ao largo da extremidade sul do subcontinente indiano. Tem costas para a baía de Bengala a leste, oceano Índico a sul e a oeste, e o estreito de Palk a noroeste, que o separa da Índia. A sua capital é Sri Jayawardenapura Kotte (ou simplesmente Kotte), subúrbio da antiga capital Colombo, desde a inauguração do novo edifício do parlamento, em 1982.

A história documentada do Sri Lanka se estende por 3000 anos, com evidências de assentamentos humanos pré-históricos que remontam a pelo menos 125 mil anos. A sua localização geográfica e portos profundos tornou de grande importância estratégica desde o tempo da antiga Rota da Seda até a Segunda Guerra Mundial. O Sri Lanka era conhecido desde o início do domínio colonial britânico até 1972 como Ceilão. A história recente do país tem sido marcada por uma guerra civil que durou trinta anos, que decisivamente terminou quando os militares do Sri Lanka derrotaram os Tigres de Liberação do Tamil Eelam (LTTE) em 2009.

LocationSriLanka.png

Um país diversificado e multicultural, o Sri Lanka é o lar de muitas religiões, etnias e línguas. Além da maioria cingalesa, é o lar de grandes grupos de tâmeis indianos, mouros, burgheres, malaios, cafres e o aborígene Vedda. O Sri Lanka tem uma rica herança budista, e os primeiros escritos budistas conhecidos do Sri Lanka, o Cânone Páli, remonta ao Quarto Concílio Budista em 29 a.C.

O governo se caracteriza como uma república e um Estado unitário governado por um sistema semipresidencial. A capital legislativa, Kotte, é um subúrbio da capital comercial e maior cidade, Colombo.


Artigos selecionados

A conquista portuguesa do Reino de Jafanapatão ocorreu após a chegada dos comerciantes portugueses em 1505 ao rival Reino de Cota, no sudoeste do atual Sri Lanca. Muitos dos reis de Jafanapatão, como Cankili I, começaram por entrar em confronto com os portugueses em reação às diversas tentativas de conversão dos locais ao catolicismo, embora posteriormente tivesse sido estabelecida a paz.

Por volta de 1591, os portugueses instalaram no trono o rei Ethirimanna Cinkam. Apesar de se tratar de um cliente, o rei ofereceu resistência à atividade missionária e auxiliou o Reino de Candia na tentativa de obter apoio militar da Índia do Sul. O usurpador Cankili II ofereceu resistência à suserania portuguesa, tendo sido deposto e enforcado por Filipe de Oliveira em 1619. O reino passou a ser governado pelos portugueses, período em que grande parte da população se converteu ao cristianismo. A carga excessiva de impostos levaria a que grande parte dos residentes abandonasse as principais regiões do antigo império, o que provocou a diminuição da população. O reino permaneceu em posse portuguesa até à conquista pelos holandeses em 1658.


Você sabia…

SL06kitulgala.jpg

... que, depois do sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004, as fontes subterrâneas de água no país também foram salinizadas?

... que o filme vencedor do Óscar, "A Ponte do Rio Kwai", foi filmado no Rio Kelani (foto), perto de Kitulgala?


Mapa

Sri Lanka Ethnic Map.png


Mapa dos grupos étnicos do Sri Lanka.

Imagem selecionada

National Museum of Colombo.jpg

Museu Nacional de Colombo, o maior museu no Sri Lanka.


Biografia selecionada

Arthur C. Clarke (1982).jpg

Sir Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke (Minehead, Somerset, Inglaterra, 16 de dezembro de 1917Colombo, Sri Lanka, 19 de março de 2008) foi um escritor e inventor britânico radicado no Sri Lanka, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e o premiado Encontro com Rama.

Clarke emigrou para o Sri Lanka em 1956, em grande visando seu interesse em mergulho, onde até sua morte. Ele foi nomeado Cavaleiro Celibatário pelo Reino Unido em 1998 e foi premiado com a mais alta honra civil do Sri Lanka, Sri Lankabhimanya, em 2005. Foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 1994.


Categorias

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Sri Lanka no Wikinotícias     Sri Lanka no Wikiquote     Sri Lanka no Wikilivros     Sri Lanka no Wikisource     Sri Lanka no Wikcionário     Sri Lanka na Wikiversidade     Sri Lanka no Wikivoyage     Sri Lanka no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Sri_LankaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Sri_LankaCommons-logo.svg

Recarregar