Portal:Studio Ghibli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laurel W.svg Seja bem-vindo(a) ao portal do Studio Ghibli. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
Portal Studio Ghibli.png

Introdução

Fundando em 1985, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o Studio Ghibli (株式会社スタジオジブリ Kabushiki gaisha sutajio Jiburi?) é um estúdio de animação japonês. Entre as suas produções estão longas e curtas-metragens, que são aclamados pela crítica especializada e despertam grande interesse do público. O logótipo da companhia é uma representação de Totoro, personagem de Tonari no Totoro, lançado em 1988.
Leia mais...

 ver · editar Artigo selecionado


Hayao Miyazaki.jpg
Hayao Miyazaki (宮崎 駿 Miyazaki Hayao?, Tóquio, 5 de janeiro de 1941) é um animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. É co-fundador do Studio Ghibli, uma companhia de cinema e animação, tendo conquistado reconhecimento e aclamação internacional pela qualidade de seus vários longas-metragens de animação, os quais ele normalmente escreve e dirige, sendo amplamente considerado como um dos principais nomes da indústria de animação japonesa. Miyazaki desde cedo em sua vida expressou interesse em mangás e animações, indo estudar na Universidade Gakushuin e sendo contratado pela Toei Animation em 1963. Em seus primeiros anos profissionais, trabalhou como animador intermediário e depois colaborou com Isao Takahata. Também contribuiu com a animação de algumas produções da Toei até ir trabalhar para a A Production em 1971, onde co-dirigiu Rupan Sansei junto com Takahata. Miyazaki pouco depois foi trabalhar na Zuiyō Eizō em 1973, atuando como animador de Sekai Meisaku Gekijō e diretor da série televisiva Mirai Shōnen Conan. Mudou de empresa novamente em 1979, desta vez juntando-se à equipe Tokyo Movie Shinsha, estúdio onde dirigiu seus dois primeiros longas-metragem, Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro em 1979 e Kaze no Tani no Naushika em 1984, além da série Meitantei Hōmuzu.
Leia mais...
 ver · editar Lista selecionada


Le vent se lève logo.png
A lista de prêmios e indicações recebidos por Kaze Tachinu, um filme animado japonês de drama lançado em 2013, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, consiste em dezenove vitórias e cinquenta indicações a diversos prêmios, incluindo uma indicação ao Óscar na categoria de "melhor filme de animação", porém perdeu para o clássico da Disney, Frozen. Em outras cerimônias, o longa-metragem recebeu indicação ao prêmio de "melhor filme de animação", como nos Prêmios Satellite, Prêmio Saturno e aos Prêmios Critics' Choice Movie. Além de ser candidato ao Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2013. Ganhou dois prêmios, em que concorria, da Academia do Japão, o de "melhor filme de animação do ano" e "melhor trilha sonora".
Leia mais...
 ver · editar Imagem selecionada


Studio Ghibli 20110726(studio 2nd).jpg

O 2º estúdio do Studio Ghibli, em Tóquio.

 ver · editar Filme selecionado


Neko no ongaeshi logo.jpg
Neko no Ongaeshi (猫の恩返し?) é um filme animado japonês de 2002, do gênero fantasia. O longa-metragem foi escrito Reiko Yoshida — baseado no mangá Baron: Neko no Danshaku, de Nozomu Takahashi. Foi produzido por Toshio Suzuki e Nozomu Takahashi, com direção de Hiroyuki Morita, a animação marca a estreia de Morita na direção dos filmes do Studio Ghibli. O filme conta a história de Haru Yoshioka, que acaba salvando um gato prestes a ser atropelado, e por sua gentileza Haru é levada para o "Reino dos Gatos". Neko no Ongaeshi foi lançado nos cinemas japoneses em 20 de julho de 2002.
Leia mais...
 ver · editar Em dezembro


Outros lançamentos

  • 1998 — Jade Cocoon: Story of the Tamamayu, jogo eletrônico com design de Katsuya Kondō
  • 2010 — Ni no Kuni, série de jogos eletrônicos com produção do Studio Ghibli

Nascimentos

 ver · editar Sabia que...?



 ver · editar Quiz


Qual foi o primeiro longa-metragem de animação a ser produzido pelo o Studio Ghibli?

 ver · editar Categorias