Portal:Studio Ghibli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Atalho:
P:SG
Studio Ghibli Portal logo

Introdução

Logo do Studio Ghibli

Fundado em junho de 1985, o Studio Ghibli é comandado pelos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata e o produtor Toshio Suzuki. Antes da formação do estúdio, Miyazaki e Takahata já tinham trabalho em longas em suas carreiras no cinema de animação e da televisão japonesa e haviam trabalhado juntos nos filmes Taiyō no Ōji: Horusu no Daibōken e As Aventuras de Panda e seus Amigos; e Suzuki era editor da revista Animage publicada pela editora Tokuma Shoten.

O estúdio foi fundado após o sucesso do filme de 1984 Nausicaä do Vale do Vento, escrito e dirigido por Miyazaki no estúdio de anime Topcraft e distribuído pela Toei Company. O filme se originou dos dois primeiros volumes de um mangá serializado escrito por Miyazaki para a revista Animage para gerar interesse em uma versão de anime. Suzuki fazia parte da equipe de produção do filme e fundou o Studio Ghibli junto com Miyazaki, que também convidou Takahata para se juntar ao estúdio.

O estúdio produziu vários filmes, principalmente por Miyazaki, com o segundo diretor mais prolífico sendo Takahata (principalmente com o filme Hotaru no Haka). Outros diretores que trabalharam com o Studio Ghibli foram Yoshifumi Kondo, Hiroyuki Morita, Gorō Miyazaki, e Hiromasa Yonebayashi. O compositor Joe Hisaishi forneceu as trilhas sonoras para a maioria dos filmes de Miyazaki no Studio Ghibli. Em seu livro Anime Classics Zettai!, Brian Camp e Julie Davis fizeram uma nota de Michiyo Yasuda como "um dos pilares da equipe de desenho e produção extraordinários do Studio Ghibli".



Obra selecionada

When Marnie Was There logo.png
Omoide no Marnie (思い出のマーニー, Omoide no Mānii?, lit. "As Memórias de Marnie") é um filme japonês de animação escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, produzido pelo Studio Ghibli, e baseado no romance When Marnie Was There escrito por Joan G. Robinson. Foi o último filme do Studio Ghibli antes do anúncio da divisão cinematográfica após o filme O Conto da Princesa Kaguya, e a aposentadoria de Hayao Miyazaki, um ano antes do lançamento do filme. Provavelmente este "seja" o último filme do Studio Ghibli.



Artigo selecionado

Hayao Miyazaki.jpg
Hayao Miyazaki (宮崎 駿?) (Tóquio, 5 de Janeiro de 1941) é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa. Os filmes do Miyazaki usam temas recorrentes como a relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Nos seus filmes, ele costuma retratar os protagonistas como meninas fortes e independentes ou jovens mulheres. Outra característica comum é que a grande parte da sua obra cinematográfica prende-se com os antagonistas, que são apresentados como seres moralmente ambíguos e com algumas qualidades redentoras.



Ghibli Studio.jpg
Crédito: Zhou Yi

Vista panorâmica do Museu Ghibli.

Mais imagens selecionadas Leia mais...



Obra selecionada

Colabore!
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Studio Ghibli na Wikipédia lusófona! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.




Portais relacionados


Wikimedia


Studio Ghibli no Wikinotícias     Studio Ghibli no Wikiquote     Studio Ghibli no Wikilivros     Studio Ghibli no Wikisource     Studio Ghibli no Wikcionário     Studio Ghibli na Wikiversidade     Studio Ghibli no Wikivoyage     Studio Ghibli no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Studio_GhibliCommons-logo.svg