Saltar para o conteúdo

Portal:Studio Ghibli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seja bem-vindo(a) ao portal do Studio Ghibli. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Introdução

Fundando em 1985, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o Studio Ghibli (株式会社スタジオジブリ Kabushiki gaisha sutajio Jiburi?) é um estúdio de animação japonês. Entre as suas produções estão longas e curtas-metragens, que são aclamados pela crítica especializada e despertam grande interesse do público. O logótipo da companhia é uma representação de Totoro, personagem de Tonari no Totoro, lançado em 1988.
Leia mais...

 ver · editar Artigo selecionado


Hayao Miyazaki (宮崎 駿 Miyazaki Hayao?, Tóquio, 5 de janeiro de 1941) é um animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. É co-fundador do Studio Ghibli, uma companhia de cinema e animação, tendo conquistado reconhecimento e aclamação internacional pela qualidade de seus vários longas-metragens de animação, os quais ele normalmente escreve e dirige, sendo amplamente considerado como um dos principais nomes da indústria de animação japonesa. Miyazaki desde cedo em sua vida expressou interesse em mangás e animações, indo estudar na Universidade Gakushuin e sendo contratado pela Toei Animation em 1963. Em seus primeiros anos profissionais, trabalhou como animador intermediário e depois colaborou com Isao Takahata. Também contribuiu com a animação de algumas produções da Toei até ir trabalhar para a A Production em 1971, onde co-dirigiu Rupan Sansei junto com Takahata. Miyazaki pouco depois foi trabalhar na Zuiyō Eizō em 1973, atuando como animador de Sekai Meisaku Gekijō e diretor da série televisiva Mirai Shōnen Conan. Mudou de empresa novamente em 1979, desta vez juntando-se à equipe Tokyo Movie Shinsha, estúdio onde dirigiu seus dois primeiros longas-metragem, Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro em 1979 e Kaze no Tani no Naushika em 1984, além da série Meitantei Hōmuzu.
Leia mais...
 ver · editar Lista selecionada


A lista de filmes do Studio Ghibli, companhia japonesa fundada em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, consiste em vinte e dois longas-metragens, quinze curtas-metragens e três co-produções. O primeiro filme a ser lançado pelo estúdio em 1986, Tenkū no Shiro Rapyuta, apresentou bons índices em sua bilheteria e foi avaliado positivamente pela crítica e pelo público. Em 1988, houve o lançamento simultâneo de Hotaru no Haka e Tonari no Totoro, onde os diretores (Takahata e Miyazaki) queriam mostrar "os dois lados da questão que tratavam". Enquanto o público-alvo de Tonari no Totoro era o infantil, Hotaru no Haka era direcionado a um público mais velho; o primeiro filme mencionado obteve um enorme êxito comercial graças ao seu marketing, já o segundo não foi tão bem recebido devido à sua natureza adulta e realista sobre a Segunda Guerra Mundial no Japão. No ano seguinte foi lançado o primeiro sucesso comercial do estúdio, dirigido por Miyazaki, Majo no Takkyūbin figurou-se como o mais lucrativo do ano — arrecadando 2,15 bilhões de ienes. Para Suzuki, o sucesso da película marca o "início da segunda fase do Studio Ghibli".
Leia mais...
 ver · editar Imagem selecionada



Cosplay dos personagens Sheeta (à esquerda) e Pazu (à direita) do filme de Miyazaki, Tenkū no Shiro Rapyuta (1986).

 ver · editar Filme selecionado


Kaguya-hime no Monogatari (かぐや姫の物語?) é um filme japonês de animação, drama e fantasia lançado em 2013. O seu roteiro foi escrito por Isao Takahata e Riko Sakaguchi, baseado a partir da clássica fábula japonesa o Cortador de Bambu do século X. A obra contou com a produção de Yoshiaki Nishimura, enquanto a trilha sonora foi composta por Joe Hisaishi. O enredo do longa-metragem começa quando a personagem principal, Kaguya (Aki Asakura), é encontrada ainda como um bebê dentro de um tronco de bambu. E ao passar dos anos, ela se torna uma bela jovem e passa a ser cobiça por cinco nobres, dentre eles o imperador do Japão, mas nenhum dos pretendentes agrada a jovem e a mesma pede presentes quase impossíveis para evitar um matrimônio com um estranho. Ao final, Kaguya enfrentará as consequências por suas escolhas.
Leia mais...
 ver · editar Em dezembro


Outros lançamentos

  • 1998 — Jade Cocoon: Story of the Tamamayu, jogo eletrônico com design de Katsuya Kondō
  • 2010 — Ni no Kuni, série de jogos eletrônicos com produção do Studio Ghibli

Nascimentos

 ver · editar Sabia que...?



 ver · editar Quiz


Qual é o nome do frequente compositor que trabalha nas trilhas sonoras dos filmes do Studio Ghibli?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Conteúdo destacado
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projetos na Wikimedia