Portal:Studio Ghibli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laurel W.svg Seja bem-vindo(a) ao portal do Studio Ghibli. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
Portal Studio Ghibli.png

Introdução

Fundando em 1985, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o Studio Ghibli (株式会社スタジオジブリ Kabushiki gaisha sutajio Jiburi?) é um estúdio de animação japonês. Entre as suas produções estão longas e curtas-metragens, que são aclamados pela crítica especializada e despertam grande interesse do público. O logótipo da companhia é uma representação de Totoro, personagem de Tonari no Totoro, lançado em 1988.
Leia mais...

Artigo selecionado

Hayao Miyazaki.jpg
Hayao Miyazaki (宮崎 駿 Miyazaki Hayao?, Tóquio, 5 de janeiro de 1941) é um animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. É co-fundador do Studio Ghibli, uma companhia de cinema e animação, tendo conquistado reconhecimento e aclamação internacional pela qualidade de seus vários longas-metragens de animação, os quais ele normalmente escreve e dirige, sendo amplamente considerado como um dos principais nomes da indústria de animação japonesa. Miyazaki desde cedo em sua vida expressou interesse em mangás e animações, indo estudar na Universidade Gakushuin e sendo contratado pela Toei Animation em 1963. Em seus primeiros anos profissionais, trabalhou como animador intermediário e depois colaborou com Isao Takahata. Também contribuiu com a animação de algumas produções da Toei até ir trabalhar para a A Production em 1971, onde co-dirigiu Rupan Sansei junto com Takahata. Miyazaki pouco depois foi trabalhar na Zuiyō Eizō em 1973, atuando como animador de Sekai Meisaku Gekijō e diretor da série televisiva Mirai Shōnen Conan. Mudou de empresa novamente em 1979, desta vez juntando-se à equipe Tokyo Movie Shinsha, estúdio onde dirigiu seus dois primeiros longas-metragem, Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro em 1979 e Kaze no Tani no Naushika em 1984, além da série Meitantei Hōmuzu.
Leia mais...

Lista selecionada

Studio Ghibli 20110726(studio 2nd).jpg
A lista de filmes do Studio Ghibli, companhia japonesa fundada em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, consiste em vinte e dois longas-metragens, quinze curtas-metragens e três co-produções. O primeiro filme a ser lançado pelo estúdio em 1986, Tenkū no Shiro Rapyuta, apresentou bons índices em sua bilheteria e foi avaliado positivamente pela crítica e pelo público. Em 1988, houve o lançamento simultâneo de Hotaru no Haka e Tonari no Totoro, onde os diretores (Takahata e Miyazaki) queriam mostrar "os dois lados da questão que tratavam". Enquanto o público-alvo de Tonari no Totoro era o infantil, Hotaru no Haka era direcionado a um público mais velho; o primeiro filme mencionado obteve um enorme êxito comercial graças ao seu marketing, já o segundo não foi tão bem recebido devido à sua natureza adulta e realista sobre a Segunda Guerra Mundial no Japão. No ano seguinte foi lançado o primeiro sucesso comercial do estúdio, dirigido por Miyazaki, Majo no Takkyūbin figurou-se como o mais lucrativo do ano — arrecadando 2,15 bilhões de ienes. Para Suzuki, o sucesso da película marca o "início da segunda fase do Studio Ghibli".
Leia mais...

Imagem selecionada

Wondercon 2016 - Laputa Cosplay (26014545641).jpg

Cosplay dos personagens Sheeta (à esquerda) e Pazu (à direita) do filme de Miyazaki, Tenkū no Shiro Rapyuta (1986).

Filme selecionado

Tenkū no Shiro Rapyuta title.jpg
Tenkū no Shiro Rapyuta (天空の城ラピュタ?) é um filme japonês de animação, aventura, fantasia e ficção científica lançado em 1986. É conhecido por ser o primeiro lançamento do Studio Ghibli, que após o sucesso comercial de Kaze no Tani no Naushika (1984) os roteiristas Hayao Miyazaki e Isao Takahata, juntos a Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki, decidiram fundar o estúdio. A história segue as aventuras de Pazu (voz de Mayumi Tanaka) e Sheeta (voz de Keiko Yokozawa) — no final do século XIX, tentando manter a salvo um cristal mágico de agentes militares, enquanto buscam uma lendária ilha flutuante chamada "Laputa", que está repleta de tesouros. A direção e o roteiro do filme foram conduzidas por Miyazaki e contou com a produção de Takahata.
Leia mais...

Em junho

Nascimentos

  • 1963 — Katsuya Kondō, animador e mangaká
  • 1964 — Hiroyuki Morita, animador e diretor

Outros eventos

  • 1985 — Studio Ghibli é fundado
  • 1985 — Topcraft vai à falência

Sabia que...?


Quiz

Qual é o nome do frequente compositor que trabalha nas trilhas sonoras dos filmes do Studio Ghibli?

Categorias

Conteúdo destacado

Portais relacionados

Outros projetos na Wikimedia

Studio Ghibli no Wikinotícias     Studio Ghibli no Wikiquote     Studio Ghibli no Wikilivros     Studio Ghibli no Wikisource     Studio Ghibli no Wikcionário     Studio Ghibli na Wikiversidade     Studio Ghibli no Wikivoyage     Studio Ghibli no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Studio_GhibliWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Studio_GhibliCommons-logo.svg