Portal:Sudão do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coat of arms of South Sudan.svg Bem vindo ao
Portal do Sudão do Sul
Mt. Lotukei.jpgFishing In Maridi.jpgSudan Juba bridge.jpg
 ver · editar Portal Sudão do Sul
Bandeira do Sudão do Sul
Mapa de Localização

A República do Sudão do Sul (oficialmente, em inglês, Republic of South Sudan) é um país localizado no centro da África, com sua capital na cidade de Juba. O Sudão do Sul faz fronteira com o Sudão ao norte, com a Etiópia no nordeste, Quênia, Uganda e República Democrática do Congo ao sul, e com a República Centro Africana ao oeste.


Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigo em destaque

O referendo sobre a independência do Sudão do Sul realizou-se entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2011, para decidir o destino do Sudão do Sul - tornar-se um estado independente ou continuar a ser parte integrante do Sudão.

O referendo foi decidido quando das negociações para o Tratado de Naivasha (2005), entre o governo central de Cartum e o Exército de Libertação do Povo do Sudão. Um referendo simultâneo estava previsto em Abyei, para decidir se a região ficaria com o norte ou com o sul, mas os líderes não chegaram a um acordo sobre como fazer o pleito e, assim, a votação prevista para 9 de janeiro, não aconteceu.

Os resultados oficiais do referendo foram divulgados no início de fevereiro de 2011, conforme fora programado. A quase totalidade dos eleitores votou pela separação do sul do Sudão. O Sudão do Sul deve tornar-se um estado independente a partir de 9 de julho de 2011.

Ler mais...

 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
A New Dawn South Sudan.jpg
Credito: Steve Evans from Citizen of the World
Independência do Sudão do Sul - 9 de julho de 2011. Juba, Sudão do Sul
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar WikiProjetos