Portal:Surfe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal Surfe

O surfe (aportuguesamento brasileiro do termo inglês surf, mais comum em Portugal devido à pronúncia /sɐɾ.fɨ/, também recorrente sob a forma surfing) é uma prática desportiva efetuada na superfície da água, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes de aventura, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surfe, aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa.

A palavra surf ainda pode ser encontrada como som da arrebentação das ondas.

Artigo selecionado

Surfistas acompanham o macaréu no rio Severn, no Reino Unido.

Pororoca ou mupororoca é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na Amazônia. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.

Conforme o Dicionário de Tupi Antigo (2013), "pororoca" origina-se do tupi pororoka, palavra composta pelo verbo pororok (explodir, rebentar, estrondar) e o sufixo substantivador -a. Deste modo, a palavra significa estrondo, explosão, ato de rebentar.

Luz sobre

Gabriel Medina Pinto Ferreira (São Sebastião, 22 de dezembro de 1993) é um surfista profissional brasileiro. Mais conhecido por ser o tri-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014, 2018 e 2021, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf. Em 2009, assinou contrato com a empresa australiana Rip Curl e se profissionalizou. Em 2013, com 19 anos, ganhou o World Junior Tour. Aos 17 anos ingressou na ASP World Tour (WCT). sendo o mais jovem brasileiro a ingressar no circuito mundial.

Em 2014, aos 20 anos, tornou-se campeão mundial antecipadamente, durante a última etapa do circuito no Havaí, ao ver seus adversários diretos ao título não conseguirem atingir as quartas de final da etapa. Além desta façanha, em 2012, durante um treino, ele foi o segundo surfista do mundo a realizar uma das manobras raras mais difíceis do esporte: o back flip (um mortal de costas). Essa manobra foi repetida na competição Oi Rio Pro 2016 no dia 14 de Maio, sendo assim, o primeiro a realizá-la em uma competição oficial. Em 2015, Medina figurou na lista das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo segundo a revista Time (categoria: Ícones).

Sabias que...

  • ...que o surf a cavalo envolve uma pessoa a surfar enquanto é rebocada por um cavalo?
  • ... que Surf Snowdonia é o primeiro lago de surf artificial comercial do mundo?
  • ... que os assentos no Pipeline: a montanha-russa de Surf mudam para cima e para baixo para imitar a sensação de surf?
  • ... que o surfista judeu americano Doc Paskowitz ajudou a trazer pranchas de surf para Gaza para ajudar a promover a paz no conflito israelo-palestino?
  • ... que Ben Finney, um dos fundadores da Polinésia Voyaging Society que projetou, construiu e navegou o Hokulea em sua primeira viagem do Havaí ao Taiti, escreveu sua tese sobre surf para seu mestrado?
  • ... que as medalhas de ouro e bronze de Mathea Olin nos Jogos Pan-Americanos de Surf de 2017 foram as primeiras medalhas internacionais do Canadá no surf?

Imagem selecionada

Gabriel Medina, campeão do mundo da WSL de 2018

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Artigos selecionados

Categorias relacionadas

Manobras

  • Cutback: Uma das manobras de surfe que são consideradas funcionais. Serve para que o surfista retorne à parte com mais energia na onda, direcionando a prancha de volta para a espuma.

Surfe em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Surfe
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Surf.

Tópicos

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais