Portal:Tanzânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal da Tanzânia
School kids in Tanzania.jpgLake Duluti.jpgMarangu.jpgStone Town-2.jpg
Tanzania Portal
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Tanzania.svg
Coat of arms of Tanzania.svg
LocationTanzania.svg

A Tanzânia ou Tanzania (em suaíli, Tanzania), oficialmente República Unida da Tanzânia (em suaíli, Jamhuri ya Muungano wa Tanzania) é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malaui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burúndi, por Ruanda e pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica). Ademais de sua parte continental, a Tanzânia inclui o arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico.

A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões. O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Kikwete, eleito em 2005. A capital é Dodoma, sede oficial do governo e do parlamento. Entre a independência e 1996, Dar es Salaam, a maior cidade do país, foi a capital, e continua sendo a principal cidade e o local de facto da maioria das instituições governamentais.

O nome Tanzania é um portmanteau de "Tanganica" e "Zanzibar". Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.




 ver · editar Artigo selecionado


Swahili.svg
O suaíli ou suaíle (Kiswahili), também chamado de swahili ou kiswahili, é o idioma banto com o número maior de falantes. É uma das línguas oficiais do Quénia, da Tanzânia e de Uganda, embora os seus falantes nativos, os povos suaílis, sejam originários apenas das regiões costeiras do Oceano Índico. É uma das línguas de trabalho da União Africana.

Essa língua africana pertence ao subgrupo sabaki das línguas banto. É falada por cinquenta milhões pessoas no mundo, incluindo, além dos países que a têm como língua oficial, Uganda e a República Democrática do Congo, como uma Língua franca. É também falado com alguma frequência nas áreas urbanas do Burundi e de Ruanda, no sul da Somália até ao norte de Moçambique (ao longo do litoral de África oriental), na Zâmbia e no sul da Etiópia. Existem também algumas comunidades de falantes de suaíli em Madagascar e nas ilhas Comoros. Contudo, a maior parte dos seus falantes não a usa como língua materna. De fato, crê-se que apenas dois a três milhões, dos cinqüenta milhões estão nesta situação, o que significa que a grande maioria fala como língua materna algum outro idioma níger-congolês (por exemplo, banto) ou cuchítico (somali, por exemplo).

Mais artigos selecionados Leia mais...


 ver · editar Biografia selecionada
 ver · editar Imagem selecionada
Mount Kilimanjaro Dec 2009 edit1.jpg

Monte Kilimanjaro, um estratovulcão no nordeste da Tanzânia. A 5.895 metros (19.341 pés), Kilimanjaro é a montanha mais alta da África e a montanha independente mais alta do mundo. Tem três cones vulcânicos: Kibo, Mawenzi e Shira.

 ver · editar Sabia que?
  • ... que as Cataratas Rusumo adquiriram repercussão internacional durante o genocídio de Ruanda em 1994 visto que milhares de cadáveres fluíram por baixo da ponte, enquanto um fluxo simultâneo de refugiados a atravessavam fugindo para a Tanzânia para escapar dos combates?
  • ... que a Guerra Anglo-Zanzibari, considerada a guerra mais curta da história, durou cerca de quarenta minutos?
  • ... que os membros da comunidade chimpanzé Kasakela foram os primeiros animais não-humanos observados fazendo ferramentas?



 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Tanzânia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Predefinições


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Tanzânia no Commons Tanzânia no Commons
Imagens e mídia
Tanzânia no Wikcionário Tanzânia no Wikcionário
Definições
Tanzânia no Wikilivros Tanzânia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Tanzânia no Wikinotícias Tanzânia no Wikinotícias
Notícias
Tanzânia no Wikiquote Tanzânia no Wikiquote
Citações
Tanzânia no Wikisource Tanzânia no Wikisource
Biblioteca
Tanzânia na Wikiversidade Tanzânia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar