Portal:Tanzânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bem vindo ao
Portal da Tanzânia
School kids in Tanzania.jpgLake Duluti.jpgMarangu.jpgStone Town-2.jpg

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Tanzania Portal
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Tanzania.svg
Coat of arms of Tanzania.svg
LocationTanzania.svg

A Tanzânia ou Tanzania (em suaíli, Tanzania), oficialmente República Unida da Tanzânia (em suaíli, Jamhuri ya Muungano wa Tanzania) é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malaui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burúndi, por Ruanda e pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica). Ademais de sua parte continental, a Tanzânia inclui o arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico.

A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões. O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Kikwete, eleito em 2005. A capital é Dodoma, sede oficial do governo e do parlamento. Entre a independência e 1996, Dar es Salaam, a maior cidade do país, foi a capital, e continua sendo a principal cidade e o local de facto da maioria das instituições governamentais.

O nome Tanzania é um portmanteau de "Tanganica" e "Zanzibar". Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.




Artigo selecionado

Dares 222.jpg
Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas ao largo da costa da Tanzânia, na margem leste-africana, que foram um estado semi-autônomo. As duas ilhas são chamadas Unguja (em swahili) ou Zanzibar e Pemba e estão separadas do continente pelo Canal de Zanzibar.

A capital das ilhas fica em Unguja e tem igualmente o nome de Zanzibar. A parte antiga da cidade chama-se "Cidade de Pedra" (Stone Town ou Mji Mkongwe, em kiSwahili) e é um sítio tombado pelo Patrimônio Mundial.

Mais artigos selecionados Leia mais...


Biografia selecionada

Julius Nyerere 1977.jpg
Julius Kambarage Nyerere (13 de abril de 192214 de outubro de 1999) foi Presidente do Tanganyika, desde a independência deste território em 1962 e, posteriormente, da Tanzania até se retirar da política em 1985. Em (1985-86) foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.

Nyerere nasceu no Tanganyika, filho de um chefe Zanaki, e ficou conhecido pelo cognome Mwalimu (professor, em KiSwahili), da sua anterior profissão antes de se tornar activo na política, mas também pela sua forma de dirigir. Estudou para professor na Universidade Makerere, em Kampala (Uganda) história e economia política na Universidade de Edimburgo. Foi o primeiro tanzaniano a estudar numa universidade britânica e o segundo a completar um grau universitário (“Master of Arts”) fora de África.


Imagem selecionada

Dhow in sunset.jpg

Dhow navegando na costa de Zanzibar no pôr-do-sol. Dhows são barcos árabes tradicionais usados primariamente nas costas da Península Arábica, Índia e África Oriental

Sabia que?

  • ... que as Cataratas Rusumo adquiriram repercussão internacional durante o genocídio de Ruanda em 1994 visto que milhares de cadáveres fluíram por baixo da ponte, enquanto um fluxo simultâneo de refugiados a atravessavam fugindo para a Tanzânia para escapar dos combates?
  • ... que a Guerra Anglo-Zanzibari, considerada a guerra mais curta da história, durou cerca de quarenta minutos?
  • ... que os membros da comunidade chimpanzé Kasakela foram os primeiros animais não-humanos observados fazendo ferramentas?



WikiProjetos

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Tanzânia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Predefinições


Associados Wikimedia

Tanzânia no Wikinotícias     Tanzânia no Wikiquote     Tanzânia no Wikilivros     Tanzânia no Wikisource     Tanzânia no Wikcionário     Tanzânia na Wikiversidade     Tanzânia no Wikivoyage     Tanzânia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tanz%C3%A2niaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Tanz%C3%A2niaCommons-logo.svg

Recarregar