Este portal faz parte do WikiProje(c)to Música.

Portal:Taylor Swift

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laurel W.svg Seja bem-vindo ao portal de Taylor Swift. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

TS1989.png

Taylor Swift 2 - 2019 by Glenn Francis (cropped 2).jpg

Taylor Alison Swift (Reading, 13 de dezembro de 1989) é uma cantora e compositora norte-americana. Uma das mais populares cantoras da atualidade, ela é conhecida por canções narrativas sobre sua vida pessoal, que receberam bastante atenção da mídia.

Seu álbum de estreia autointitulado foi lançado em outubro de 2006 e vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado cinco vezes platina e colocou cinco singles entre os dez mais da parada country e o top 40 da Hot 100 da Billboard. Em 2007, ela recebeu o prêmio revelação Horizon Award no CMA Awards. Em 11 de novembro de 2008, ela lançou seu segundo álbum, Fearless, que ficou em primeiro lugar na Billboard 200 durante onze semanas consecutivas e foi o disco mais vendido nos Estados Unidos em 2009, com seis milhões de cópias. Com singles de sucesso internacional como "Love Story" e "You Belong with Me", marcou a expansão internacional do sucesso de Swift, terminando entre os 20 álbuns mais vendidos no mundo em 2008. Também rendeu diversos prêmios a ela, como melhor videoclipe feminino no VMA, 4 CMA Awards, incluindo Entertainer do Ano, 5 American Music Awards, incluindo Artista do Ano, e 4 Grammy Awards, incluindo o de Álbum do Ano.

Taylor compôs e co-produziu todas as canções de seu terceiro álbum, Speak Now, lançado em outubro de 2010. Ele estreou na primeira posição da parada de álbuns Billboard 200, vendendo pouco mais de um milhão de cópias na primeira semana nos Estados Unidos. Pela canção "Mean", Swift ganhou mais dois Grammys. O quarto álbum, Red, lançado em outubro de 2012, teve a melhor semana de vendas no ano e rendeu a Swift seu primeiro single a liderar a tabela de singles Billboard Hot 100, "We Are Never Ever Getting Back Together". Seu quinto álbum de estúdio, o pop-focado 1989, vendeu 1,2 milhão de cópias apenas na semana de lançamento e tornou-se o álbum que mais vendeu em sua semana de estreia desde 2002. Foi o disco mais vendido do ano nos Estados Unidos e o segundo mundialmente. O disco produziu sete singles, sendo que três deles culminaram a tabela Hot 100, da Billboard: "Shake It Off", "Blank Space" e "Bad Blood". O disco ainda lhe rendeu mais três Grammys, incluindo seu segundo na categoria Álbum do Ano. A turnê do álbum 1989 foi a mais lucrativa de 2015. Durante sua carreira, Swift ganhou apelidos honorários como "princesa do country" e "America's Sweetheart".

Picto infobox music.pngArtigo destacado

ReputationTour.png

Reputation Stadium Tour foi a quinta turnê da cantora estadunidense Taylor Swift, feita para promover o seu sexto álbum de estúdio Reputation (2017). A excursão foi oficialmente anunciada em 13 de novembro de 2017 e percorreu estádios na América do Norte, Europa, Oceania e Ásia, começando em 8 de maio de 2018 no University of Phoenix Stadium em Glendale, Arizona, Estados Unidos, e terminando em 21 de novembro seguinte no Tokyo Dome em Tóquio, Japão, totalizando 53 concertos. A turnê foi promovida pela Messina Touring Group e AEG Presents na América do Norte e pela Live Nation Entertainment internacionalmente. As cantoras Charli XCX e Camila Cabello e a dupla Broods serviram como atos de abertura.

Um filme homônimo da turnê foi lançado na Netflix em 31 de dezembro de 2018. A produção foi filmada no último show da etapa norte-americana, realizado em 6 de outubro de 2018 no AT&T Stadium em Arlington, Texas, Estados Unidos.

Leia mais...

Picto infobox music.pngÁlbum destacado

Reputation Logo.svg

Reputation (estilizado como reputation) é o sexto álbum de estúdio da cantora estadunidense Taylor Swift, lançado em 10 de novembro de 2017, através da Big Machine Records. Com a produção executiva de Swift, o projeto foi gravado entre 2016 e 2017 em estúdios situados nos Estados Unidos e na Suécia, sendo produzido pela própria artista em conjunto com Max Martin, Shellback, Ali Payami, Ilya, Jack Antonoff, Oscar Görres e Oscar Holter. Musicalmente, o disco é derivado dos gêneros pop, synthpop e electropop, e incorpora elementos de gêneros como hip hop, trap e EDM, com letras que tocam em temas introspectivos, emotivos, e amorosos, com canções como "I Did Something Bad" tendo um tom de vingança e percebidas referências à mídia. Ed Sheeran e Future são os dois artistas convidados do projeto, participando da faixa "End Game".

Leia mais...

Picto infobox music.pngImagem destacada

Swift e Brendon Urie da banda Panic! At the Disco em foto promocional do single Me! (2019).


Mais conteúdo...

Picto infobox music.pngCanção destacada

"Me!" (estilizado em letras maiúsculas) é uma canção da cantora estadunidense Taylor Swift com a participação de Brendon Urie, da banda Panic! at the Disco, lançada pela Republic Records em 26 de abril de 2019 como o primeiro single de seu futuro sétimo álbum de estúdio.

Leia mais...

Picto infobox music.pngSabia que...

Picto infobox music.pngAnexo

A discografia de Taylor Swift, uma cantora norte-americana de pop (atualmente) e country (anteriormente), consiste em três álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, dois extended plays (EPs), dezessete singles, oito singles promocionais, um álbum de vídeo, e dezessete vídeos musicais. Swift assinou um contrato com a gravadora Big Machine Records em 2005 e lançou seu álbum de estreia no ano seguinte. Swift já vendeu mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo e é atualmente a quinta artista que mais vendeu na história da música digital, com mais de 41 milhões de faixas digitais comercializadas, desde abril de 2011.

Leia mais...

20pxTarefas

Crystal Clear app kedit green-pencil.svg Artigos para expansão

Tópicos

Portais relacionados

Outros projetos na Wikimedia

Taylor Swift no Wikinotícias     Taylor Swift no Wikiquote     Taylor Swift no Wikilivros     Taylor Swift no Wikisource     Taylor Swift no Wikcionário     Taylor Swift na Wikiversidade     Taylor Swift no Wikivoyage     Taylor Swift no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Taylor_SwiftWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Taylor_SwiftCommons-logo.svg