Portal:Texas/Artigo em destaque/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Revolução do Texas ou Guerra de Independência do Texas foi um confronto militar entre o México e colonos na porção texana do estado mexicano de Coahuila y Tejas. A guerra ocorreu de 2 de outubro de 1835 a 21 de abril de 1836, embora as hostilidades no mar tenham se prolongando até 1840.

Descontentes com a política cada vez mais centralizadora do presidente Antonio López de Santa Anna, vários estados mexicanos se revoltaram. No Texas, os colonos de língua inglesa (chamados de texians) iniciaram uma pequena revolta que culminou com a batalha de Gonzales, marco inicial da revolução. A vitória dos texanos neste primeiro combate teve importante significado político, motivando outros insurgentes da região na criação do Exército Texano.

Após os sucessos iniciais dos revoltosos em La Bahía e no cerco de Béxar, os texanos se depararam com uma esmagadora ofensiva mexicana nas mesmas posições, alguns meses depois, comandada pessoalmente pelo presidente Antonio López. Mas o êxito do exército mexicano foi interrompido por uma inesperada derrota na decisiva batalha de San Jacinto, na qual, em apenas 18 minutos, o Exército Texano liderado pelo General Sam Houston venceu os mexicanos e capturou Antonio López. (leia mais...)