Saltar para o conteúdo

Portal:Tina Fey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Tina Fey
Elizabeth Stamatina "Tina" Fey (Upper Darby, 18 de Maio de 1970) é uma multi-premiada argumentista, comediante e actriz norte-americana, mais conhecida por seu trabalho no programa de televisão humorístico Saturday Night Live (SNL), na série cómica transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) 30 Rock, e em filmes como Mean Girls (2004) e Baby Mama (2008).

Fey começou a trabalhar com humor como uma artista convidada no The Second City, um grupo de comédia de improvisação baseado em Chicago. Ela, então, juntou-se ao SNL como argumentista, tornando-se mais tarde na argumentista-chefe e numa artista conhecida por sua posição como co-apresentadora do segmento Weekend Update. Em 2004, ela adaptou o argumento de Mean Girls, no qual também co-estrelou. Depois de deixar o SNL em 2006, criou a sua própria série de televisão, 30 Rock, uma comédia de situação vagamente baseada em suas experiências como guionista-chefe do SNL. Na série, Fey interpreta a guionista principal de uma série fictícia de comédia, intitulada The Girlie Show with Tracy Jordan (TGS). Em 2008, a actriz estrelou a comédia Baby Mama ao lado da ex-co-estrela do SNL Amy Poehler. De seguida, apareceu nos filmes de comédia de 2010 Date Night e Megamind.

Durante a sua carreira, Fey recebeu sete Emmy Awards, três Globos de Ouro, quatro Screen Actors Guild Awards e quatro Writers Guild of America Awards. Além disso, recebeu uma nomeação para um Grammy Award em 2012 pelo livro Bossypants. Ela foi apontada como a artista que teve o maior impacto na cultura e no entretenimento em 2008 pela Associated Press, que a atribuiu o prémio "Animadora do Ano" por seu retrato satírico da candidata vice-presidencial republicana Sarah Palin em várias aparições no SNL. Em 2010, Fey foi a vencedora do Prémio Mark Twain para Humor Americano, sendo a mais jovem vencedora do prémio até então. Em Janeiro de 2013, juntamente com Poehler, Fey apresentou a cerimónia dos Globos de Ouro, marcando assim a primeira vez que a entrega de prémios foi apresentada por pessoas do sexo feminino. O desempenho da dupla foi bastante aclamado pela crítica, ao ponto de elas terem sido convidadas novamente a apresentar as cerimónias dos dois anos seguintes.

Mais informações sobre Tina Fey...
 ver · editar Trabalho em destaque
"The C Word" é o décimo quarto episódio da primeira temporada da sitcom americana 30 Rock. Escrito pela criadora da série e produtora executiva, Tina Fey, o episódio foi dirigido por Adam Bernstein e exibido originalmente pela National Broadcasting Company (NBC) nos Estados Unidos em 15 de Fevereiro de 2007. Estrelas convidadas neste episódio incluem Kevin Brown, Grizz Chapman, Rachel Dratch, John Lutz, Keith Powell, Lonny Ross, Rip Torn, Paul Doherty, Tamara Fay, Rachel Hamilton, Sam Kitchin, Kevin Miller, Tom Treadwell, Teresa Yenque e Charlyne Yi.

No episódio, depois de ser criticada por seus hábitos de trabalho por seus colegas, a escritora-chefe do The Girlie Show, Liz Lemon (Tina Fey), decide ser mais tolerante com sua equipa de roteiristas. Enquanto isso, Jack Donaghy (Alec Baldwin) leva Tracy Jordan (Tracy Morgan) para um evento importante de golfe para se aproximar de Don Geiss (Torn), o CEO da General Electric (GE), mas o seu plano dá errado quando Tracy decide largar as suas "bombas da verdade".

Mais informações sobre "The C Word"...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem em destaque
Tina Fey no lançamento de Bossypants.
Tina Fey no lançamento de Bossypants.
Tina Fey no lançamento de seu livro, Bossypants, em 2011.
 ver · editar Sabia que...?
 ver · editar Lista em destaque
A seguir se apresenta a lista de prémios e nomeações recebidos por Tina Fey, uma actriz, comediante e argumentista nascida nos Estados Unidos. Tina já venceu e foi nomeada para uma variedade de prémios diferentes. Por entre estes, se destacam as nomeações para "Melhor Actriz em Série de Comedia" nos Globos de Ouro, nos Screen Actors Guild Awards e nos Emmy Awards. Ela venceu o Screen Actors Guild para "Melhor Actriz em Série de Comédia" por três anos consecutivos (2008, 2009 e 2010). Também foi nomeada cinco vezes ao prémio Emmy na categoria "Emmy Award para Melhor Actriz em Série de Comédia", vencendo somente em 2008.

Fey também foi nomeada para os prémios por nove vezes por sua performance como argumentista, vencendo o Emmy em 2008 pelo episódio "Cooter" da série de televisão 30 Rock e os The Comedy Awards em 2011. Em 2005, Tina recebeu uma nomeação aos Teen Choice Awards por suas performances como comediante. A actriz também venceu o prémio de "Melhor Série de Comédia" pela sua performance como produtora executiva e guionista por várias vezes pela série 30 Rock e pelo programa Saturday Night Live (SNL), incluindo nos Writers Guild of America Awards, nos prémios Emmy, nos Globos de Ouro, entre outros.

Mais informações sobre os prémios recebidos por Tina Fey...
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar WikiProjectos
 ver · editar Coisas a fazer
Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Wikimedia
Tina Fey no Commons Tina Fey no Commons
Imagens e mídia
Tina Fey no Wikcionário Tina Fey no Wikcionário
Definições
Tina Fey no Wikilivros Tina Fey no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Tina Fey no Wikinotícias Tina Fey no Wikinotícias
Notícias
Tina Fey no Wikiquote Tina Fey no Wikiquote
Citações
Tina Fey no Wikisource Tina Fey no Wikisource
Biblioteca
Tina Fey na Wikiversidade Tina Fey na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Purgar cache do servidor