Portal:Tocantins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Estado do
Tocantins
 ver · editar Tocantins
Bandeira do Estado do Tocantins
Brasão do Estado do Tocantins
Mapa do estado e localização no Brasil
Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da região Norte e tem como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. Ocupa uma área de 277.620 km², pouco menor que o Equador, e ligeiramente maior que Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara (ε Canis Majoris).

As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. O relevo apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra Traíras (ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste. São importantes o rio Tocantins, o rio Araguaia, o rio Javaés, o rio do Sono, o rio das Balsas e o rio Paranã. O clima é tropical.

A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada. A economia se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja, melancia), na pecuária e em criações.

O Estado foi criado por determinação da Constituição Brasileira de 05 de outubro de 1988, a partir da divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Mas a ideia de se constituir uma unidade autônoma na região data do século 19.

 ver · editar Capital
Palmas
Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país.

Somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins. Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país. O município caracteriza-se também por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro.O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990.

 ver · editar Artigo em destaque

Araguaína é um município brasileiro localizado no norte do Estado do Tocantins. Com 115.759 habitantes, se configura com a segunda maior população do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 07º11'28" sul e a uma longitude 48º12'26" oeste.

A localização geográfica de Araguaína possibilitou sua integração com todas as regiões do país para circulação de pessoas e mercadorias através de transporte aéreo e terrestre, contando com estradas federais, estaduais e municipais. Com referência a via aérea, a cidade dispõe de um aeroporto com capacidade para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.

 ver · editar Geografia
Ilha do Bananal Rio Tocantins
Localização da Ilha do Bananal no Tocantins.
Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Fica próxima à divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Localiza-se entre as latitudes 9°44'S e 12°49'S e entre as longitudes 49°52'O e 50°44'O. Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.
O Rio Tocantins em Palmas.
Rio Tocantins (Bico de Papagaio em dialeto Tupi) é um rio brasileiro que nasce no estado de Goiás, passando logo após pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, até chegar na foz do Rio Amazonas, aonde este desemboca as suas águas. É o segundo maior rio totalmente brasileiro (perde apenas para o Rio São Francisco), e também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, após juntar-se ao Araguaia na região do "Bico do Papagaio", que fica localizada entre o Tocantins, o Maranhão e o Pará. É no vale do médio e baixo Rio Tocantins que se encontrava a maior concentração de castanheiras da Amazônia.
 ver · editar Vegetação
O cerrado tocantinense no Jalapão.
Vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada. Em área, o cerrado ocupa o primeiro lugar no estado do Tocantins. As árvores do cerrado estão adaptadas à escassez de água durante uma estação do ano. Caracterizam-se por uma vegetação campestre, com árvores e arbustos esparsos, útil à criação extensiva do gado, por ser uma vegetação de campos naturais, em espécie vegetal dos diferentes tipos de cerrado.
 ver · editar Unidade de Conservação
Parque Estadual do Jalapão
Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001, abrange uma área de quase 150 mil hectares, sendo o maior parque estadual do estado do Tocantins.

A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. A região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins. Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

 ver · editar Você sabia?
Rio Araguaia
...que Tocantins é o nome de um grupo indígena que teria habitado a região junto à foz do rio Tocantins. É palavra tupi que significa bico de tucano?

...que aproximadamente 9,5% do território brasileiro é drenado pela bacia do Tocantins-Araguaia?

...que o rio Araguaia serviu de entrada para os pioneiros, de palco para os garimpeiros e de cenário para a Guerrilha do Araguaia?

...que o estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil?

...que a população tocantinense é composta por imigrantes de várias partes do Brasil, o índio também compõe o contingente populacional do estado?

...que em Palmas há cerca de 40 metros quadrados de área verde por habitante?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Feriados
Data
Feriado
5 de outubro Criação do estado
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Tocantins dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre o estado do Tocantins.
 ver · editar Imagens
 ver · editar Portais
Brazil Region Norte.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Norte brasileiro Brasil Geografia