Portal:Três Pontas/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista de parte da cidade de Três Pontas, com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda à direita e a Serra de Três Pontas à esquerda.
Vista de parte da cidade de Três Pontas, com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda à direita e a Serra de Três Pontas à esquerda.

Três Pontas é um município brasileiro localizado na região sul de Minas Gerais. O município não possui relevo muito acidentado, com altitude média em torno de novecentos metros em relação ao nível do mar. Contudo algumas formações se destacam na topografia, como a Serra de Três Pontas, lugar muito conhecido tanto pelo seu formato peculiar que deu nome à cidade quanto pela sua beleza natural. O clima ameno o ano todo propicia o cultivo do café, que é a maior riqueza econômica do município (conhecido por ser um dos maiores produtores nacionais), visto que no solo trespontano não são encontrados recursos minerais de importância. No município também se encontram o distrito do Pontalete, que é banhado pela represa de Furnas, muito procurado por turistas devido a suas belezas naturais, e o povoado do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (antigamente chamado de Martinho Campos). A cidade faz parte do circuito turístico Vale Verde e Quedas D'Água.

Desde a emancipação política, em 1857, o município sempre mostrou um períodos de intenso desenvolvimento urbano e social. Nesse contexto a atuação de algumas pessoas foi fundamental. Dentre as mais notáveis, destaca-se a de Padre Victor, pároco na segunda metade do século XIX, que realizou diversas benfeitorias pela cidade. Atualmente existe o processo de beatificação do padre, e no dia de sua morte (23 de setembro) milhares de romeiros visitam a cidade para agradecer por graças alcançadas. Leia mais...