Portal:Ucrânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lesser Coat of Arms of Ukraine.svg Bem vindo ao
Portal da Ucrânia
Odessa oblast' field.jpgЦерква Миколи Чудотворця (на воді).jpgAi-Petri.jpgKyjiw stmichael.jpgBasil of Caesarea.jpg

Introdução

Flag of Ukraine
The small coat of arms of Ukraine, the Tryzub.
Localização da Ucrânia.

A Ucrânia é um país da Europa Oriental. Faz fronteira a norte com a Bielorrússia, a norte e a leste com a Rússia, a sul com o Mar de Azov e o Mar Negro, e a oeste com a Roménia, a Moldova, a Hungria, a Eslováquia e a Polónia. Sua capital é Kiev, maior cidade do país em população.

O atual território da Ucrânia foi, pelo menos desde o século IX, o centro da civilização eslava oriental que veio a formar o Principado de Kiev, antecessor da Ucrânia, da Bielorrússia e da Rússia. A longo dos séculos seguintes, a região foi partilhada entre as potências regionais. Após um período de independência (1917-1921) em seguida à Revolução Russa, a Ucrânia tornou-se em 1922 uma das Repúblicas Soviéticas fundadoras da URSS. O território da República Socialista Soviética da Ucrânia foi ampliado na direção oeste após a Segunda Guerra Mundial e, novamente, em 1954, com a transferência da Crimeia.

A Ucrânia ganhou sua independência após o colapso da União Soviética em 1991, tornando-se um Estado soberano.




Artigos selecionados

Крещение Руси.jpg

A cristianização dos rus' de Kiev é o nome pelo qual é conhecido o processo de conversão dos rus' do Principado de Kiev ao cristianismo ortodoxo e ocorreu em vários estágios. No início de 867, o patriarca de Constantinopla Fócio anunciou aos outros patriarcas que os rus', batizados por um bispo de sua diocese, aceitaram o cristianismo com bastante entusiasmo. Porém, essas tentativas de Fócio de cristianizar o país parecem não ter tido resultados duradouros, pois a Crônica Primária e outras fontes eslavônicas descrevem os rus' do século X como ainda fortemente pagãos. A cristianização definitiva só ocorreria no final da década de 980 (o ano é disputado), quando Vladimir, o Grande, foi batizado em Quersoneso Táurica e, em seguida, batizou sua família e toda a população de Kiev num evento que ficou conhecido como Batismo de Kiev.


Biografia selecionada

Wladimir-Klitschko.jpg

Wladimir Vladimirovich Klitschko (em ucraniano: Володи́мир Володи́мирович Кличко́ Volodymyr Volodymyrovych Klychko; Semipalatinsk, 25 de março de 1976) é um pugilista profissional ucraniano, campeão mundial dos pesos-pesados pela Federação Internacional de Boxe (FIB), Organização Mundial de Boxe (OMB), Organização Internacional de Boxe (OIB) e Associação Mundial de Boxe (AMB).

Seu irmão mais velho, Vitali Klitschko (n. 1971) é um político ucraniano, que anteriormente foi boxeador e campeão dos pesos pesados.


Imagem selecionada

2009K4760 - Жовква (Львівська).jpg
Igreja da Natividade de Theotokos em Zhovkva, Ucrânia.

Sabia que?

Mykola Leontovych

... que compositor ucraniano Mykola Leontovych (foto), conhecido por o "Carol of the Bells", foi apelidado de "Bach ucraniano" na França?

... que os clérigos casados ​​ucranianos ocidentais tornaram-se uma casta hereditária que dominou a sociedade ucraniana ocidental?

... que a relações entre a Polônia e a Ucrânia têm vindo a melhorar desde a queda do comunismo, e ambos os países agora têm uma relação estratégica forte?

... que a arquitetura barroca ucraniana é diferente da arquitetura barroca da Europa Ocidental que em seus desenhos eram mais construtivistas, possuindo ornamentação mais moderada, e foram mais simples em formato?

... que em 1956, o Castelo Pidhirtsi no Oblast de Lviv, Ucrânia, queimado por três semanas custou US$12 milhões em danos?

... que a Igreja da Santíssima Trindade foi a igreja mais antiga de Kamianets-Podilskyi, Ucrânia, até que foi destruída pelos soviéticos em 1935?


Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Ucrânia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Portais relacionados

Associados Wikimedia

Ucrânia no Wikinotícias     Ucrânia no Wikiquote     Ucrânia no Wikilivros     Ucrânia no Wikisource     Ucrânia no Wikcionário     Ucrânia na Wikiversidade     Ucrânia no Wikivoyage     Ucrânia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ucr%C3%A2niaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Ucr%C3%A2niaCommons-logo.svg

Recarregar