Portal:Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of Uruguay.svg Bem-vindos ao
Portal do Uruguai
Pradera y bosque de ribera Uruguay.JPGPuente de las Américas, Uruguay.jpgPalacio Salvo, Montevideo, Plaza Independencia.JPGIsla de Lobos vista desde su cara N, frente a Punta del Este, en Uruguay.jpgCapilla Tapes.jpg


Introdução

Uruguay in its region.svg
Flag of Uruguay.svg

O Uruguai (oficialmente: República Oriental do Uruguai) é um país localizado na parte centro-sul da América do Sul e que é limitado a norte pelo estado do Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. Sua capital e maior cidade é Montevidéu.

Com uma renda per capita anual de 7.090 dólares americanos, o Uruguai ostenta uma das maiores rendas per capita e uma das menores taxas de pobreza da América Latina, aliando a isso um índice de analfabetismo dos mais baixos da região.

Com uma população de 3,3 milhões, o país é pioneiro na América do Sul na adoção de políticas sociais e foi o primeiro da região a criar um sistema de previdência. Além de seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano frente aos demais países do continente, o Uruguai também é um modelo no setor de assistência aos idosos, que formam parte significativa da população.


Artigo selecionado

A fortaleza da cidade de Paysandú após o cerco em 1865.

Guerra do Uruguai, por vezes mais conhecida como Guerra contra Aguirre, ocorreu de 10 de agosto de 1864 até 20 de fevereiro de 1865 e foi travada entre o governante Partido Blanco do Uruguai e uma aliança que consistia no Império do Brasil e o Partido Colorado uruguaio, secretamente apoiado pela Argentina. Desde a sua independência, o Uruguai tinha sido devastado por lutas intermitentes entre as facções colorada e blanca, cada uma tentando conquistar e manter o poder por sua vez. O líder colorado Venancio Flores lançou a Cruzada Libertadora em 1863, uma insurreição que visava derrubar Bernardo Berro, que presidia um governo de coalizão fusionista Colorado–Blanco. Flores foi ajudado pela Argentina, cujo presidente Bartolomé Mitre forneceu-lhe suprimentos, voluntários argentinos e transporte fluvial para as tropas.

O movimento fusionista ruiu quanto os colorados abandonaram a coalizão para se juntar aos soldados de Flores. A guerra civil uruguaia rapidamente se transformou, tornando-se uma crise de âmbito internacional que desestabilizou toda a região. Mesmo antes da rebelião colorada, os blancos dentro do fusionismo buscaram uma aliança com o ditador paraguaio Francisco Solano López. O governo blanco agora exclusivamente de Berro também recebeu apoio de federalistas argentinos, que se opunham a Mitre e seus unitários. A situação deteriorou-se quando o Império do Brasil foi arrastado para o conflito. Quase um quinto da população uruguaia era considerada brasileira. Alguns se juntaram à rebelião de Flores, estimulados pelo descontentamento com as políticas governamentais dos blancos que consideravam nocivas aos seus interesses. O Brasil finalmente decidiu intervir no caso uruguaio para restabelecer a segurança das suas fronteiras no sul e sua ascendência regional. (leia mais...)


Você sabia

  • ... que o Uruguai é um grande importador/exportador de Software na América do Sul?
  • ... que a consultoria Human Resources consulting declarou Montevidéu uma das cidades com maior qualidade de vida?
  • ... que a Colonia del Sacramento, foi designada como um Património Mundial da Humanidade?


Categorias

Imagem selecionada

Castillo Piria.jpg
Castillo Piria em Piriápolis, Departamento de Maldonado, Uruguai.


Biografia selecionada

Andrade urug.jpg

José Leandro Andrade (Salto, 1 de outubro de 1901Montevidéu, 5 de outubro de 1957) foi um futebolista uruguaio que jogava como lateral-direito. É considerado a primeira estrela negra a nível mundial da história do esporte, sendo apelidado em Paris de Le Merveille Noire ("A Maravilha Negra"), fez parte da chamada Celeste Olímpica, conquistando, entre outros títulos, o bicampeonato olímpico em 1924 e 1928, assim como a Copa do Mundo FIFA em 1930.

Andrade chegou a ganhar de alguns historiadores o apelido de "O Pelé dos anos 20", pelo tamanho da idolatria que despertou. Foi eleito o 20º melhor jogador sul-americano e o 29º melhor jogador do mundo em eleições promovidas em 2006 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, alusivas ao século XX. Também já ocupou o sexto lugar de uma lista de melhores da história promovida pela revista France Football. Sua figura estampa o Hall da Fama da FIFA. Quem pesquisa relatos de época de seu estilo, posicionamento e desempenho também o compara ao francês Zinédine Zidane. (leia mais...)


Colabore

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Uruguai na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Wikimedia

Uruguai no Wikinotícias     Uruguai no Wikiquote     Uruguai no Wikilivros     Uruguai no Wikisource     Uruguai no Wikcionário     Uruguai na Wikiversidade     Uruguai no Wikivoyage     Uruguai no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/UruguaiWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/UruguaiWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:UruguaiCommons-logo.svg


Recarregar