Portal:Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag and map of Uzbekistan.svg Bem vindo ao
Portal do Uzbequistão
Registan Ensemble in Samarkand (February 2020).jpgTashkent, varios 2.jpgIMG 6842-Buchara.JPG


 ver · editar Uzbequistão
Bandeira de Uzbequistão
Brasão de armas de Uzbequistão
Mapa de Localização

O Uzbequistão ou Usbequistão, oficialmente República do Uzbequistão ou República do Usbequistão é uma ex-república soviética da Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tajiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Sua capital e cidade mais populosa é Tasquente.

A maioria da população do Uzbequistão atualmente pertence ao grupo étnico usbeque e falam a língua uzbeque, parte da família das línguas turcas. O Uzbequistão foi incorporado ao Império Russo no século XIX e em 1924 tornou-se uma república constituinte da União Soviética, conhecida como República Socialista Soviética do Uzbequistão. É uma república independente desde dezembro de 1991.


 ver · editar Artigo destacado
Emblem of Tashkent.svg

Tasquente (em usbeque: Тошкент, translit. para o inglês: Toshkent; em russo: Ташкент AFI: [tɐʂˈkʲent], translit. para o inglês: Tashkent; literalmente: "Cidade de Pedra") é a capital e a maior cidade do Uzbequistão. Tem cerca de 2,6 milhões de habitantes (estimativa 2020) sendo a principal cidade da Ásia Central. É um centro comercial e agrícola. Tem várias universidades.

Tasquente começou como um oásis no rio Chirchique, próximo ao sopé das montanhas de Golestão. Nos tempos antigos, esta área contida Beitian, provavelmente a "capital" estiva da confederação Kangju. Foi conquistada pelos árabes no século VII. Passou para domínio turco no século XII. Capturada pelos mongóis nos séculos XIII e XIV, passou para o canato de cocande. Em 1865 foi conquistada pelos russos que a fizeram em 1867 capital do então Turquestão Russo. Tornou-se capital do Uzbequistão em 1930.

Flag and map of Uzbekistan.svg Ler Mais ...



 ver · editar Biografia
Tamerlan.jpg

Tamerlão, do turcomano, Timur-i-Lenk (em persa: تیمور لنگ), ou "Timur, o Coxo" (Quis, atual Xacrisabez, Uzbequistão, 8 de abril de 1336 – Otrar, perto da atual Shymkent, Cazaquistão, 18 de fevereiro de 1405), foi o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central de origem turco-mongol.

Nascido nos domínios do Canato Chagatai, de uma família de pastores, agregou em torno de si diversas tribos, graças à sua competência como guerreiro, à sua astúcia como político e ao seu carisma como entusiasta da religião e das artes. Com a ajuda de um vasto exército, construiu um poderoso e agressivo império, conhecido como Império Timúrida, que não resistiria à sua morte.

Flag and map of Uzbekistan.svg Ler Mais ...


 ver · editar Mapa

Uzbekistan regions map.png


Mapa das regiões do Uzbequistão.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada

Mausoléu Samânida, no centro histórico de Bucara.


 ver · editar Você sabia?

... que as primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram as Sogdiana, Báctria e Corásmia?

... que o Mausoléu de Bakhautdin Naqsband em Bucara no Uzbequistão é o local Sufi mais importante de toda a Ásia Central?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Uzbequistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor