Portal:Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Uzbekistan.svg Bem vindo ao
Portal do Uzbequistão
Vue de l'Aqua-Park - Tachkent.jpgKalta Minor.jpgChorvoq Staumauer.JPGIMG 6842-Buchara.JPG


Uzbequistão

Bandeira de Uzbequistão
Brasão de armas de Uzbequistão
Mapa de Localização

O Uzbequistão ou Usbequistão é uma ex-república soviética da Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tadjiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Sua capital é Tashkent.

A maioria da população do Uzbequistão atualmente pertence ao grupo étnico usbeque e falam a língua usbeque, parte da família das línguas turcas. O Uzbequistão foi incorporado ao Império Russo no século XIX e em 1924 tornou-se uma república constituinte da União Soviética, conhecida como República Socialista Soviética do Uzbequistão. É uma república independente desde Dezembro de 1991.


Artigo destacado

Vista de Tashkent.

Tashkent ou Tasquente (em usbeque: Тошкент, translit. para o inglês: Toshkent; em russo: Ташкент AFI: [tɐʂˈkʲent], translit. para o inglês: Tashkent; literalmente: "Cidade de Pedra") é a capital e a maior cidade do Uzbequistão. Tem cerca de 2,2 milhões de habitantes (estimativa 2009) e é a principal cidade da Ásia Central. É um centro comercial e agrícola. Tem várias universidades.

Tachkent começou como um oásis no rio Tchirtchik, próximo ao sopé das montanhas de Golestão. Nos tempos antigos, esta área contida Beitian, provavelmente a "capital" estiva da confederação Kangju. Foi conquistada pelos árabes no século VII. Passou para domínio turco no século XII. Capturada pelos mongóis nos séculos XIII e XIV, passou para o canato de Kokand. Em 1865 foi conquistada pelos russos que a fizeram em 1867 capital do então Turquestão Russo. Tornou-se capital do Uzbequistão em 1930.



Biografia

Tamerlan.jpg

Tamerlão, do turcomano, Timur-i-Lenk (em persa: تیمور لنگ), ou "Timur, o Coxo" (Kesh, atual Shahrisabz, Uzbequistão, 8 de abril de 1336 – Otrar, perto da atual Shymkent, Cazaquistão, 18 de fevereiro de 1405), foi o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central de origem turco-mongol.

Nascido nos domínios do Canato Chagatai, de uma família de pastores, agregou em torno de si diversas tribos, graças à sua competência como guerreiro, à sua astúcia como político e ao seu carisma como entusiasta da religião e das artes. Com a ajuda de um vasto exército, construiu um poderoso e agressivo império, conhecido como Império Timúrida, que não resistiria à sua morte.


Mapa

Uzbekistan regions map.png


Mapa das regiões do Uzbequistão.

WikiProjetos

Imagem selecionada

Nukus Art Museum.jpg

Museu de Arte em Nukus.


Sabia que?

... Que as primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram as Sogdiana, Báctria e Corásmia?

... O Mausoléu de Bakhautdin Naqsband em Bukhara no Uzbequistão é o local Sufi mais importante de toda a Ásia Central?


Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Uzbequistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Wikimedia

Uzbequistão no Wikinotícias     Uzbequistão no Wikiquote     Uzbequistão no Wikilivros     Uzbequistão no Wikisource     Uzbequistão no Wikcionário     Uzbequistão na Wikiversidade     Uzbequistão no Wikivoyage     Uzbequistão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Uzbequist%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Uzbequist%C3%A3oCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor