Portal:Vírus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal dos Vírus


A cápside de SV40, um vírus icosaédrico

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucleicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.

As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, submicroscópicas. A maioria dos vírus apresentam tamanhos diminutos, que estão além dos limites de resolução dos microscópios ópticos, sendo comum para a sua visualização o uso de microscópios eletrônicos. Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismos, pois não possuem organelas ou ribossomos, e não apresentam todo o potencial bioquímico (enzimas) necessário à produção de sua própria energia metabólica. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios (característica que os impede de ser considerado seres vivos), pois dependem de células para se multiplicarem. Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucleotídeos; maquinaria de síntese de proteínas (ribossomos) e energia metabólica (ATP).

Fora do ambiente intracelular, os vírus são inertes. Porém, uma vez dentro da célula, a capacidade de replicação dos vírus é surpreendente: um único vírus é capaz de multiplicar, em poucas horas, milhares de novos vírus. Os vírus são capazes de infectar seres vivos de todos os domínios (Eukarya, Archaea e Bactéria). Desta maneira, os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos.

 ver · editar Artigo selecionado


Síndrome da imunodeficiência adquirida

Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA — em inglês: acquired immunodeficiency syndrome - AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH — em inglês: human immunodeficiency virus - HIV). Durante a infecção inicial, uma pessoa pode passar por um breve período doente, com sintomas semelhantes aos da gripe. Normalmente isto é seguido por um período prolongado sem qualquer outro sintoma. À medida que a doença progride, ela interfere mais e mais no sistema imunológico, tornando a pessoa muito mais propensa a ter outros tipos de doenças, como infecções oportunistas e câncer, que geralmente não afetam as pessoas com um sistema imunológico saudável.

Leia mais...
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Você sabia?


Semper Augustus Tulip 17th century.jpg
  • ... que as listras em tulipas (imagem) que causaram mania das tulipas foram provavelmente causadas por um vírus, mas isso era desconhecido para a ciência na época?


 ver · editar Colabore!


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com ao vírus na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia


Wikimedia-logo.svg
Vírus no Commons Vírus no Commons
Imagens e mídia
Vírus no Wikcionário Vírus no Wikcionário
Definições
Vírus no Wikilivros Vírus no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Vírus no Wikinotícias Vírus no Wikinotícias
Notícias
Vírus no Wikiquote Vírus no Wikiquote
Citações
Vírus no Wikisource Vírus no Wikisource
Biblioteca
Vírus na Wikiversidade Vírus na Wikiversidade
Recursos de aprendizado