Portal:Venezuela/Biografia destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugo Cháves, Presidente da Venezuela.

Hugo Rafael Chávez Frías (Sabaneta, 28 de Julho de 1954)-(5 de março de 2013) foi um político e militar venezuelano. foi o 53º presidente da Venezuela. Como líder da Revolução Bolivariana, Chávez promoveu a doutrina política da democracia partidária, socialismo, e a cooperação entre a América Latina e o Caribe. Ele é também um crítico do neoliberalismo, globalização, e da relações exteriores dos Estados Unidos.

Um oficial militar de carreira, Cháves fundou o Movimento Quinta República de esquerda política depois de orquestrar e falhar no golpe de estado de 1992 contra o antigo presidente Carlos Andrés Pérez. Cháves foi eleito presidente em 1998 com uma campanha centrada em promessas de ajudar a maioria pobre da Venezuela, e foi reeleito em 2000 e em 2006. Na Venezuela, Cháves manteve as missões bolivarianas, cujo objetivo eram combater as doenças, analfabetismo, má-nutrição, pobreza, e outros problemas sociais. No exterior, Cháves agiu contra o Consenso de Washington suportando modelos alternativos de desenvolvimento da economia, e advogou cooperação entre as nações pobres do mundo, especialmente aquelas da América Latina.

As políticas de Cháves tem evocado controvérsias na Venezuela e no exterior, recebendo tanto críticas como suporte entusiasmado. O governo dos Estados Unidos afirma que Cháves é uma ameaça à democracia na América Latina. Por outro lado, muitos outros governos simpatizam com sua ideologia e/ou agradecem as trocas bilaterais e os acordos de ajuda mútua. Em 2005 e 2006 ele foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.