Portal:Vexilologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anonymous globe of flags 2.svg
EU flags.JPG
Portal da Vexilologia



Introdução

A vexilologia é o estudo das bandeiras, estandartes e insígnias e das suas simbologias, usos, convenções etc. Dedica-se principalmente a história, as características, as cores, aos significados, ao uso das várias bandeiras dos estados, das regiões, dos grupos políticos, étnicos ou desportivos de todas as partes do mundo. Este termo foi criado por Whitney Smith, dos Estados Unidos, com vasta obra publicada sobre o assunto. O seu nome provém de vexilo, nome dos estandartes utilizados no exército romano.

Uma pessoa que estuda as bandeiras é chamada "vexilologista". Por extensão, uma pessoa que desenha bandeiras é chamado "vexilógrafo".

A Federação Internacional das Associações Vexilológicas (FIAV) coordena várias associações de entusiastas deste campo do conhecimento. A cada dois anos esta organização promove congressos de vexilologia.




Mostrar novas seleções

Artigos selecionados

Bandeira do estado de São Paulo.svg

A bandeira do estado de São Paulo, juntamente com o brasão e o hino, constituem os símbolos do estado de São Paulo, no Brasil.

Idealizada pelo filólogo e escritor Júlio Ribeiro em 1888, tinha como objetivo servir de bandeira ao regime republicano, que fora efetivamente proclamado em 15 de novembro do ano seguinte. Para materializar graficamente sua ideia, Júlio Ribeiro convidou seu cunhado Amador Amaral, gráfico e artista plástico que desenvolveu o layout da bandeira paulista.

A bandeira possui treze listras variando entre branco e preto que representam os dias e as noites em que os bandeirantes exploraram o interior do país. O pavilhão possui um retângulo vermelho na horizontal, que representa o sangue derramado pelos bandeirantes, alinhado no topo à esquerda, tendo dentro um círculo de fundo branco e o mapa do Brasil em azul, sendo o azul a cor da pujança. Há também quatro estrelas amarelas na parte interna dos quatro cantos do retângulo. (ler mais...)


Você sabia…

... que a bandeira da Líbia sob o governo de Gaddafi constituía num simples fundo verde e que foi a única bandeira nacional do mundo com apenas uma cor, e sem nenhum motivo?

... que a bandeira do Nepal é a única bandeira nacional que não é retangular?

... que Lesoto adotou uma nova bandeira para comemorar o 40ª aniversário de sua independência?

... que a Dannebrog é considerada a mais antiga bandeira nacional em uso contínuo?


Bandeira selecionada

Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Vexilologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Imagem selecionada

Banderas formula 1.jpg


Bandeiras usadas na Fórmula 1 (ver Regulamento da Fórmula 1#Bandeiras).

Portais relacionados

Inverted Jenny.jpg InternationalCoins.JPG Heraldry Society Arms.JPG
Filatelia Numismática Heráldica


Wikimedia

Vexilologia no Wikinotícias     Vexilologia no Wikiquote     Vexilologia no Wikilivros     Vexilologia no Wikisource     Vexilologia no Wikcionário     Vexilologia na Wikiversidade     Vexilologia no Wikivoyage     Vexilologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/VexilologiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:VexilologiaCommons-logo.svg
Purgar cache do servidor